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Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


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Um ortodontista encaminhou uma paciente de 10 anos de idade, que faz uso de aparelho ortodôntico há 1 ano para correção de mordida aberta anterior, para avaliação fonoaudiológica, pois percebera incorreta movimentação da língua durante a fala, mesmo com a redução da mordida aberta. A paciente é respiradora oral, com constantes episódios de rinite alérgica, e realiza acompanhamento com otorrinolaringologista. Na avaliação, o fonoaudiólogo identificou as seguintes alterações: flacidez de bochechas, lábios e língua; mobilidade reduzida de lábios; projeção anterior da língua durante a fala e a deglutição; distorção dos fonemas /s/, /z/ e /r/; ausência de selamento labial e respiração ruidosa.



A partir dos achados na avaliação, o fonoaudiólogo concluiu que a paciente apresenta

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Os estudos sobre o processo de aquisição de linguagem tiveram grande impulso no século XX. Entre as principais teorias que surgiram, podemos destacar a Inatista, a Behaviorista, o Cognitivismo Construtivista e a Sociointeracionista. Considerando as diferentes implicações dessas teorias nas propostas de atuação fonoaudiológica, a aquisição da linguagem,

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Um fonoaudiólogo foi convidado a assessorar um grupo de canto coral durante a turnê de apresentações. Nesse período, além do trabalho de condicionamento vocal, ele deveria ministrar pequenas palestras, com orientações ao grupo. Nessa situação, o trabalho de condicionamento vocal e os temas das palestras deveriam abranger, respectivamente,



I. exercícios vocais com empuxo e orientações sobre tipo respiratório.



II. exercícios vocais com sons vibrantes em escalas ascendentes e descendentes e orientações sobre saúde vocal.



III. exercícios vocais de ressonância e de projeção da voz e orientações sobre relação corpo-voz.



IV. exercícios de trato vocal semiocluído e orientações sobre higiene vocal.



É correto apenas o que se afirma em

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Com o envelhecimento da população mundial, o número de pessoas com doenças neurodegenerativas incuráveis, incluindo as demências, tem crescido. A disfagia é encontrada com frequência no estágio avançado da doença, levando à desnutrição, desidratação, perda de peso e aumento do risco de pneumonia aspirativa.



Considerando a atuação do fonoaudiólogo na equipe responsável pelo cuidado do paciente disfágico no estágio avançado da demência, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.



I. Quanto à alimentação do paciente, a gastrostomia é indicada para garantir o aumento do tempo de sobrevida, maior conforto ao paciente e redução do risco de pneumonia aspirativa.



PORQUE



II. Na definição da conduta quanto à alimentação do paciente, devem ser contemplados fatores como a manutenção da qualidade de vida, o posicionamento da família e, quando conhecido, o posicionamento prévio do paciente quanto a esse aspecto quando sua autonomia ainda não estava limitada.



A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

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O Déficit do Processamento Auditivo Central (DPAC) é um conjunto de processos e mecanismos que ocorrem dentro do sistema auditivo em resposta a um estímulo acústico. É um problema que atinge 7% das crianças em idade escolar.
American Speech-Language-Hearing Association. (Central) Auditory Processing Disorders, 2005 (adaptado).



Considerando os conceitos sobre DPAC e a sua relação com as questões escolares, infere-se que

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Em função da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, os profissionais de educação e saúde estão diretamente implicados na criação de alternativas para a superação das dificuldades enfrentadas no processo de consolidação do sistema educacional inclusivo. No caso específico da surdez, faz parte das atribuições do fonoaudiólogo, na área educacional, o desenvolvimento de ações para a educação bilíngue.



Para a superação das dificuldades enfrentadas pelo sistema educacional inclusivo no contexto da educação bilingue de surdos, é indicado que o fonoaudiólogo participe



I. da formação de professores, visando favorecer o processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos em sala de aula. Para tanto, é fundamental o conhecimento do papel da língua de sinais na aprendizagem e na aquisição da modalidade escrita da língua portuguesa, entre outros aspectos.



II. de classes especiais, como uma possibilidade de intervenção junto a alunos com deficiência auditiva.



III. do atendimento educacional especializado voltado para o ensino da língua portuguesa, na modalidade oral, como sendo a primeira língua do surdo e da Lígua Brasileira de Sinais como a segunda.



IV. de ações realizadas com familiares para sensibilizá-los quanto ao papel da língua de sinais na comunicação e na aprendizagem do aluno.



É correto apenas o que se afirma em

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Uma mulher, com 39 anos de idade, há 5 anos está apresentando dificuldades para entender a fala das pessoas, especialmente em situações ruidosas. Alega ter mais facilidade para ouvir na orelha direita. Nunca trabalhou em ambientes ruidosos. Não se recorda de ter feito tratamentos com medicações ototóxicas. Submetida a audiometria, obtiveram-se os seguintes resultados:





A partir das informações acima, avalie as afirmações a seguir.



I. Foi necessário utilizar mascaramento auditivo, entre 20 dB e 50 dB (orelha direita: orelha não testada), para obtenção dos limiares de via óssea.



II. Foi desnecessário utilizar mascaramento auditivo para a obtenção dos limiares de via aérea.



III. O IPRF da orelha direita foi de 100% para monossílabos; o da esquerda foi de 80% para monossílabos e 92% para dissílabos.



IV. Foram registradas curvas timpanométricas do tipo B, bilateralmente.



É correto apenas o que se afirma em

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Um fonoaudiólogo que trabalha em um Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), em uma de suas visitas domiciliares, foi questionado sobre a normalidade ou não da voz de um dos membros da casa: uma rapaz de 23 anos de idade. Nesse caso, o fonoaudiólogo, em primeiro lugar, deveria

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O implante coclear (IC) representa o mais importante avanço no tratamento de deficientes auditivos que não apresentam aproveitamento com o aparelho de amplificação sonora individual (AASI). Para seleção e encaminhamento de pacientes que podem se beneficiar dessa tecnologia, deve-se conhecer exatamente seu funcionamento e sua dimensão no processo de reabilitação, assim como os critérios de seleção de candidatos. Essa tecnologia

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Um paciente com 2 anos de idade, portador de múltipla deficiência sensorial (surdo-cego) é atendido por um fonoaudiólogo desde os 6 meses com estimulação específica e individualizada. Ele apresenta perda auditiva neurossensorial moderada à esquerda e perda auditiva neurossensorial profunda à direita. Possui dificuldade em acompanhar e fixar a visão, dificuldade de ordem neurológica, apresentando melhor percepção no olho esquerdo (visão periférica). Por orientação do fonoaudiólogo, o paciente frequenta um espaço com Atendimento Educacional Especializado (AEE) há 8 meses.



Considerando os avanços conquistados pelos fonoaudiólogos junto ao contexto educacional e o papel do educador no processo do desenvolvimento global desse paciente, o fonoaudiólogo deve

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O Brasil apresenta uma taxa de envelhecimento populacional ascendente. Segundo o IBGE, em 2010, a população brasileira era de 190 755 799 habitantes, dos quais 20 590 599 eram considerados idosos (idade = 60 anos), correspondendo a 10,8% da população brasileira. Estima-se que, em 2025, o Brasil ocupará o sexto lugar quanto ao contingente de idosos, alcançando cerca de 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Em 2050, as crianças de 0 a 14 anos representarão 13,15%, ao passo que a população idosa alcançará os 22,71% da população total.





Considerando a prospecção apresentada no texto e no gráfico acima, infere-se que o fonoaudiólogo que atue nos serviços públicos deve



I. ter sua atuação marcada por um enfoque clínico-terapêutico, em um modelo de atenção à saúde de forma individual, restringindo suas ações a atendimentos nos níveis secundário e terciário de assistência à saúde.



II. participar da criação de espaços de convivência, concentrando-se na estimulação das funções cognitivas, linguísticas, funcionais e sociais como ferramentas de qualidade de vida para a sociedade.



III. ampliar a sua participação em estudos epidemiológicos das alterações fonoaudiológicas associadas às doenças crônicas e degenerativas, em razão do perfil demográfico mais envelhecido da população brasileira.



É correto o que se afirma em

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Um fonoaudiólogo atua em uma clínica interdisciplinar, especializada em tratamento ortodôntico. Em sua prática diária, observou, na anamnese, que a maioria dos clientes atendidos apresentavam as seguintes queixas:



dificuldade ou dor ao abrir a boca;
dificuldade para movimentar a mandíbula para os lados;
cansaço ou dor muscular ao mastigar;
dores de cabeça com frequência;
dor na nuca ou torcicolo;
dores de ouvido ou na região próxima a ele;
ruídos na região das articulações temporomandibulares (ATMs) ao mastigar ou abrir a boca.



Diante disso, o profissional elaborou um plano de ação terapêutica para esses clientes. Nessa situação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.



I. O plano deve incluir massagens miorrelaxantes nos músculos levantadores da mandíbula e exercícios de abertura e fechamento de boca com guia de língua.



PORQUE



II. Os sintomas referidos pelos clientes são característicos de quadros de disfunção temporomandibular (DTM) e envolvem a hiperfunção dos músculos levantadores da mandíbula (masseteres, pterigoideos mediais e temporais).



A lubrificação das ATMs é importante nesses casos, porém deve ser feita sob o maior controle possível para evitar o deslocamento do disco articular.



A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

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Nas tabelas a seguir, apresentam-se dados de uma pesquisa realizada em um centro de educação infantil, com pais de crianças de 5 a 7 anos de idade, em relação ao comportamento vocal de seus filhos.



Tabela 1. Respostas assinaladas pelos pais, relacionadas aos hábitos vocais das crianças.





Considerando o trabalho fonoaudiológico nesse centro de educação infantil (creche), analise as ações listadas a seguir.



I. Atividades educacionais voltadas à conscientização do uso da voz no canto e dos prejuízos do grito para a saúde vocal.



II. Terapias em grupo e(ou) individuais no ambiente do centro educacional com as crianças que apresentam alterações vocais após situações de abuso.



III. Atividades em grupo com uso de voz em intensidade controlada, em diferentes situações comuns às atividades desenvolvidas no centro de educação.



São pertinentes à prevenção de disfonia infantil, nessa população específica, as ações

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As doenças vasculares encefálicas estão entre as principais causas de mortalidade e morbidade, com incidência e prevalência elevadas na população idosa. Tais quadros podem levar ao comprometimento das funções orofaciais, com impactos diversos sobre as atividades desenvolvidas e participação social desses indivíduos. Em relação ao processo de avaliação e diagnóstico fonoaudiológicos, essa condição impõe desafios ao profissional, que precisa distinguir, entre as modificações naturais da senescência, aquelas relacionadas ao processo patológico.



O fonoaudiólogo, ao avaliar um idoso com sequela neurológica, deve considerar que

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A gagueira é um distúrbio da fluência e da temporalização da fala. A fluência refere-se à suavidade, facilidade, falta de esforço com que sons, sílabas, palavras e frases são ligados durante a fala. Para uma pessoa que gagueja, a produção da fala é uma atividade trabalhosa, não sendo automática tal como ocorre para uma pessoa considerada fluente. A temporalização refere-se ao tempo de execução dos sons, sílabas, palavras e frases. Cada som da fala possui um tempo usual para ser dito. Na fala gaguejada, alguns sons são pronunciados em tempo maior que o habitual.



Com relação à gagueira, infere-se que

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GABARITO:

  • 1) B
  • 2) B
  • 3) E
  • 4) D
  • 5) B
  • 6) B
  • 7) C
  • 8) A
  • 9) E
  • 10) B
  • 11) D
  • 12) A
  • 13) C
  • 14) E
  • 15) B
  •  

Questões de concurso

Nesse texto você vai saber tudo sobre nosso site de questões de concurso, verá também questões de concurso por assunto, questões de concurso público com gabarito e muito mais! Com toda a certeza se você utilizar uma plataforma online, como a do aprova questões para responder questões de concurso, sua preparação ficará ainda melhor.

Responder questões de concurso

Em resumo é muito importante que ao se preparar para concursos, você comece pela leitura do edital para identificar dentro da bibliografia recomendada quais são os assuntos e temas que deverá estudar para conquistar sua vaga no serviço público. Feito isto, você pode optar por estudar com um curso online, de preferência que possua videoaulas e não apostilas, que expliquem e exemplifiquem todo o conteúdo. Optando por aprender o conteúdo de maneira online e com videoaulas, você poderá se preparar em qualquer lugar, e no horário que achar melhor conforme a sua rotina de trabalho ou de atividades que precisa realizar no dia a dia.

E depois que você já tiver lido e revisado todo o conteúdo, a melhor maneira de fixar tudo, testar e saber quais pontos você precisará dar mais atenção, é responder questões de concurso. Busque por concurso, assunto ou disciplina ou até mesmo pela última prova aplicada pelo órgão que você deseja ingressar. É possível também utilizar o filtro para selecionar tudo que já foi aplicado para o cargo que você deseja conquistar, selecionando ainda pelas bancas, também chamadas de organizadoras dos concursos públicos ou ainda pelo ano de aplicação das provas.

Da mesma maneira, você pode selecionar questões por instituição ou órgão público (por exemplo: Prefeituras, Secretarias Estaduais, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, entre outros); ano de aplicação (desde 1996 até o ano atual); disciplina (Administração, Língua Portuguesa, Matemática, Economia, Antropologia, Artes, Direito do Trabalho, Filosofia, Biologia, e muitas outras); nível de escolaridade (fundamental, médio ou superior); modalidade (múltipla escolha, discursiva e certo/errado) e ainda área de formação (Agronomia, Engenharia Civil, Jornalismo, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Medicina e muitas outras opções).

E ainda, se você deseja ver questões de concursos públicos com vídeo resposta fique sabendo que isso também é possível. Além de você ter acesso ao texto das questões, poderá ver uma explicação sobre o tema tratado, gravada especialmente para a nossa plataforma, por um professor especialista no assunto, tema ou disciplina descrito na pergunta que você selecionou para responder. Com certeza essa ferramenta auxiliará muito no entendimento do tema e contribuirá para você conquistar a tão sonhada vaga de servidor público em qualquer órgão, seja na esfera municipal, estadual ou até mesmo federal.

Questões de concurso por assunto

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Por exemplo, se você estuda para concursos de nível fundamental poderá filtrar apenas questões de concurso por assunto que tratem sobre equações de primeiro grau, regra três, conjuntos numéricos e operações, regras de acentuação, pontuação, entre outros temas de matemática e língua portuguesa. Por outro lado, se o seu objetivo são os certames de nível médio, poderá selecionar questões sobre conhecimentos gerais, atualidades, sistemas operacionais, planilhas de cálculos, hardware e software, probabilidade, porcentagem, regência verbal, gêneros textuais, entre outros. E se o seu sonho é uma vaga de nível superior é importante treinar com questões de direito constitucional e administrativo, segurança da informação e da internet, política, economia, estatística, geometria, sintaxe, semântica e muitos outros assuntos.

Por fim, existe ainda a possibilidade de você inserir uma anotação, referente a questão de concurso público que você está respondendo. Isso facilita muito seu aprendizado, você conseguirá gravar com mais facilidade aquele assunto complicado que precisa de atenção. Essa ferramenta foi criada para que você consiga destacar e comentar tudo o que acha importante referente ao tema estudado. E não se preocupe, a anotação é pessoal e sigilosa, somente você terá acesso e poderá visualizar o que escreveu.

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