Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 40 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q228287

Embora os transgênicos sejam muito discutidos na perspectiva das políticas de produção agrícola, as aplicações biotecnológicas de organismos geneticamente modificados (OGM) são inúmeras e vêm sendo utilizadas há cerca de duas décadas na produção industrial.



Um exemplo do uso da tecnologia associada aos OGMs é a quimosina, uma enzima importante na coagulação de lacticínios, pioneira entre os produtos gerados por OGM e que está no mercado desde os anos 1990. Essa enzima era tradicionalmente extraída do estômago de mamíferos. Nos anos 1990, foram criadas bactérias geneticamente modificadas contendo DNA de células estomacais de animais. Essas bactérias passaram a ser utilizadas, em larga escala, em um processo de fermentação para a síntese da referida enzima. A quimosina produzida desse modo tem estrutura molecular idêntica àquela que era obtida da forma tradicional.
Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2013 (adaptado).



Com base no texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.



I. A produção de queijos com uso da quimosina sintetizada por bactérias geneticamente modificadas é considerada segura para o consumidor do alimento, e os queijos assim produzidos não podem ser classificados como alimentos transgênicos.



PORQUE



II. A quimosina utilizada na fabricação de queijos, embora seja um OGM, é eliminada no final do processo produtivo.



Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q228307

A detecção precoce do câncer de colo uterino é feita por um exame tecnicamente simples e de baixo custo, a partir do esfregaço cérvico-vaginal. Esse exame também é conhecido como exame citológico, de lâmina, citopatológico ou citologia cérvico-vaginal. Embora o principal propósito da citologia cérvico-vaginal seja a detecção das lesões precursoras do câncer cervical, o achado de condições infecciosas/reativas também pode contribuir para a saúde da mulher. Um dos fatores de risco para o câncer de colo uterino é o histórico de infecções sexualmente transmissíveis, sendo comprovada essa relação por vários estudos epidemiológicos realizados no Brasil. Dessa forma, tem crescido o interesse na utilização do exame preventivo do câncer de colo uterino para o reconhecimento de infecções cérvico-vaginais, como uma importante alternativa diagnóstica.
Disponível em: . Acesso em: 21 jul. 2013 (adaptado).



Considerando o texto e as figuras acima, é correto afirmar que

Carregando...
Q228302

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a anemia é caracterizada pela redução nos níveis de hemoglobina abaixo do valor de referência. Além disso, as anemias são classificadas conforme sua fisiopatologia em hemolíticas e não-hemolíticas. Diferentes alterações bioquímicas e hematológicas são observadas nessas duas condições.



Com base no gráfico abaixo, analise os parâmetros bioquímicos e hematológicos observados em um quadro de anemia no momento do seu diagnóstico.





Os dados apresentados no gráfico indicam

Carregando...
Q228299

A hepatite é uma doença inflamatória do fígado que pode ser desencadeada por vírus, uso de medicamentos, doenças autoimunes, entre outros, constituindo um grave problema de saúde pública. Na fase aguda, os pacientes podem apresentar manifestações clínicas como icterícia, colúria e acolia fecal. As hepatites virais mais comuns são as dos tipos A, B e C. O diagnóstico laboratorial é realizado por meio de pesquisas de marcadores virais e marcadores bioquímicos hepáticos.



O quadro a seguir, demonstra alterações nos marcadores virais e bioquímicos no plasma sanguíneo de três indivíduos.





Considerando o contexto e os resultados apresentados, conclui-se que

Carregando...
Q228294

Algumas das maiores causas de lesão no sistema nervoso central (SNC) são as doenças neurodegenerativas, que interrompem funções fisiológicas importantes. Por isso, as lesões e a reparação do SNC têm sido a chave da pesquisa neurobiológica. A maioria das doenças neurodegenerativas desenvolvem-se em idades mais avançadas, são de progressão lenta, de difícil diagnóstico e não possuem terapia efetiva. Recentemente, as células-tronco têm se mostrado eficazes no tratamento de modelos animais com doenças neurodegenerativas.



Esse tipo celular é considerado um modelo ideal para o estudo da geração embrionária, da diferenciação celular, da expressão e regulação gênicas. A terapia de reparação tecidual utilizando células-tronco será um novo caminho para o tratamento de defeitos genéticos ou de doenças degenerativas.
LIMA, S. R. GOMES, K. B. Esclerose lateral amiotrófica e o tratamento com células-tronco. Revista Brasileira de Clínica Médica. São Paulo, v. 8, n. 6, p. 531-537, 2010.



Considerando o contexto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.



I. A diferenciação das células-tronco em células especializadas é controlada pela regulação da expressão gênica, a fim de obter as propriedades dos tecidos em diferentes estágios do desenvolvimento. A interferência adequada na expressão gênica das células-tronco embrionárias possibilita seu uso em terapias de reparação tecidual para o tratamento de diversas condições patológicas.



PORQUE



II. Células-tronco embrionárias são células totipotentes, e podem se diferenciar nas três camadas germinativas: ectoderme, mesoderme e endoderme.



A respeito das asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q227621

A Organização Mundial de Saúde (OMS) menciona o saneamento básico precário como uma grave ameaça à saúde humana. Apesar de disseminada no mundo, a falta de saneamento básico ainda é muito associada à pobreza, afetando, principalmente, a população de baixa renda, que é mais vulnerável devido à subnutrição e, muitas vezes, à higiene precária. Doenças relacionadas a sistemas de água e esgoto inadequados e a deficiências na higiene causam a morte de milhões de pessoas todos os anos, com prevalência nos países de baixa renda (PIB per capita inferior a US$ 825,00).

Dados da OMS (2009) apontam que 88% das mortes por diarreia no mundo são causadas pela falta de saneamento básico. Dessas mortes, aproximadamente 84% são de crianças. Estima-se que 1,5 milhão de crianças morra a cada ano, sobretudo em países em desenvolvimento, em decorrência de doenças diarreicas.

No Brasil, as doenças de transmissão feco-oral, especialmente as diarreias, representam, em média, mais de 80% das doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado (IBGE, 2012).
Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2013 (adaptado).

Com base nas informações e nos dados apresentados, redija um texto dissertativo acerca da abrangência, no Brasil, dos serviços de saneamento básico e seus impactos na saúde da população. Em seu texto, mencione as políticas públicas já implementadas e apresente uma proposta para a solução do problema apresentado no texto acima.

Carregando...
Q227633

Texto I

Muito me surpreendeu o artigo publicado na edição de 14 de outubro, de autoria de um estudante de Jornalismo, que compara a legislação antifumo ao nazismo, considerando-a um ataque à privacidade humana.

Ao contrário do que afirma o artigo, os fumantes têm, sim, sua privacidade preservada. (...) Para isso, só precisam respeitar o mesmo direito à privacidade dos não fumantes, não impondo a eles que respirem as mesmas substâncias que optam por inalar e que, em alguns casos, saem da ponta do cigarro em concentrações ainda maiores.
FITERMAN, J. Disponível em: . Acesso em: 24 jul. 2013 (adaptado).

Texto II

Seguindo o mau exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro, o estado do Paraná, ao que tudo indica, também adotará a famigerada lei antifumo, que, entre outras coisas, proíbe a existência de fumódromos nos espaços coletivos e estabelece punições ao proprietário que não coibir o fumo em seu estabelecimento. É preciso, pois, perguntar: tem o Estado o direito de decidir a política tabagista que o dono de um bar, por exemplo, deve adotar? Com base em que princípio pode uma tal interferência ser justificada?

A lei somente se justificaria caso seu escopo se restringisse a locais cuja propriedade é estatal, como as repartições públicas. Não se pode confundir um recinto coletivo com um espaço estatal. Um recinto coletivo, como um bar, continua sendo uma propriedade privada. A lei representa uma clara agressão ao direito à propriedade.
PAVÃO, A. Disponível em: .
Acesso em: 24 jul. 2013 (adaptado).

Os textos I e II discutem a legitimidade da lei antifumo no Brasil, sob pontos de vista diferentes.

A comparação entre os textos permite concluir que, nos textos I e II, a é tratada, respectivamente, dos pontos de vista

Carregando...
Q228301

A flebite e a infiltração são complicações comumente identificadas na terapia intravenosa periférica. A flebite pode ser classificada como química, mecânica ou infecciosa. No caso da flebite química, sua causa pode advir, entre outros fatores, dos extremos de potencial hidrogeniônico (pH), ocasionando, assim, resposta inflamatória na camada íntima da veia, que pode levar à infiltração, edema, trombose e morte celular. A faixa de pH de risco para as complicações da terapia corresponde aos valores de pH inferiores a 5,5 e superiores a 8,0.
Os gráficos abaixo mostram a variação do pH de antimicrobianos diluídos em NaCl 0,9% , na presença ou ausência de luz.





Com base no texto e nos gráficos apresentados e considerando as soluções testadas, tanto na ausência quanto na presença de luz, assinale a opção correta.

Carregando...
Q228298

A Toxicologia compreende várias áreas, entre elas a ambiental, a analítica, a ocupacional e a forense. As análises toxicológicas forenses, utilizadas especialmente pelas Polícias Técnicas, têm como finalidade a detecção e identificação de agentes químicos que possam ter causado dano ao ser humano, animal ou meio ambiente. No início do ano de 2013, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, ocorreu uma tragédia em uma casa noturna onde mais de duzentas pessoas morreram devido a um incêndio.



A perícia tenta resolver algumas questões, a fim de compreender melhor os casos forenses. Algumas das perguntas que podem ser feitas, nesse contexto, são:



Qual é o marcador toxicológico indicado para avaliar vítimas de incêndio com suspeita de asfixia? No caso da espuma usada para isolamento acústico, qual substância predominante nesse material deve ser identificada nas vítimas?



Considerando o contexto apresentado, escolha a opção que responde, de forma correta, cada uma das perguntas acima, respectivamente.

Carregando...
Q228306

As sequências não codificantes e altamente polimórficas no DNA funcionam como impressões digitais e permitem identificar o indivíduo, bem como sua origem. Nessa característica de individualidade e hereditariedade baseiam-se as provas científicas de paternidade utilizadas no cotidiano forense brasileiro.





Com base na interpretação da eletroforese acima, avalie as afirmações seguintes.



I. Nessa corrida de eletroforese, é possível observar a variabilidade na sequência de DNA entre os indivíduos.



II. O indivíduo F3 não possui parentesco com nenhum dos indivíduos testados.



III. A investigação genética pode excluir a possibilidade de paternidade, como observado em relação ao indivíduo F1.



IV. É excluída a paternidade do suposto pai em relação ao indivíduo F2.



É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q228286

Os mecanismos envolvidos na expressão e interação dos genes, assim como a compreensão das redes funcionais estabelecidas pelas proteínas, fazem com que, no cenário científico atual, a genômica e a proteômica estejam cada vez mais em evidência. Quatro são os principais bancos de dados utilizados para as diferentes análises de nucleotídeos. Um deles é o INSDC (INTERNATIONAL NUCLEOTIDE SEQUENCE DATABASE), que disponibiliza um repertório de sequências e é resultado da associação de três bancos de dados parceiros, o DDBJ (DATA BANK OF JAPAN), o EMBL (EMBL NUCLEOTIDE SEQUENCE DATABASE) e o GenBank. Devido à sua designação como provedor de dados primários, EMBL/DDBJ/GenBak é fonte inicial de muitos bancos de dados em biologia molecular.



Como exemplos de bancos de dados de sequências genômicas secundárias, pode-se citar o Ensembl, o RefSeq e o Genome Review, que representa uma versão da sequência original de um cromossomo ou plasmídeo, com informações importadas de fontes que incluem o UniProt (UNIVERSAL PROTEIN RESOURCE), o Gene Ontology (GO), o projeto GOA (GO ANNOTATION), o InterPro e o HoGenom, além de serem disponibilizadas referências cruzadas com 18 bancos de dados.
ESPINDOLA, F. S. et al. Recursos de bioinformática aplicados às ciências ômicas como genômica, transcriptômica, proteômica, interatômica e metabolômica. Bioscience Journal, Uberlândia, v. 26, n. 3, p. 463-477, Maio/Junho 2010 (adaptado).



Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.



I. As informações disponíveis nos bancos de dados de sequências possibilitam o desenvolvimento de pesquisas in silico, dependendo dos métodos interpretativos e programas de análises envolvidos, sendo que os bancos de dados de sequências fornecem informações sobre diversos genes, que podem ser utilizadas de forma rápida, independentemente do tipo de processamento.



PORQUE



II. As informações contidas nos bancos de dados de sequências são validadas quando analisadas juntamente com as informações provenientes dos bancos INSDC, Ensembl, RefSeq e Genome Review, sendo que as informações dos bancos de dados secundários são independentes das informações presentes nos bancos primários.



Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q228293

Os equipamentos de fluxo unidirecional são desenvolvidos com o propósito de propiciar a manipulação segura de materiais biológicos, conforme se observa nas figuras a seguir.





Com relação à utilização correta desse tipo de equipamento e levando em consideração as figuras acima, avalie as asserções que se seguem e a relação proposta entre elas.



I. Os equipamentos de fluxo unidirecional horizontal são câmaras que apresentam um fluxo de ar filtrado e laminar no sentido horizontal, oferecendo proteção ao material manipulado, ao operador e ao meio ambiente.



PORQUE



II. A direção do fluxo de ar que circula no interior das câmaras de fluxo unidirecional horizontal não permite que o ar do meio ambiente contamine o material e, também, que possíveis aerossóis formados a partir da manipulação entrem em contato com o operador.



Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q227632

Uma sociedade sustentável é aquela em que o desenvolvimento está integrado à natureza, com respeito à diversidade biológica e sociocultural, exercício responsável e consequente da cidadania, com a distribuição equitativa das riquezas e em condições dignas de desenvolvimento.

Em linhas gerais, o projeto de uma sociedade sustentável aponta para uma justiça com equidade, distribuição das riquezas, eliminando-se as desigualdades sociais; para o fim da exploração dos seres humanos; para a eliminação das discriminações de gênero, raça, geração ou de qualquer outra; para garantir a todos e a todas os direitos à vida e à felicidade, à saúde, à educação, à moradia, à cultura, ao emprego e a envelhecer com dignidade; para o fim da exclusão social; para a democracia plena.
TAVARES, E. M. F. Disponível em: .
Acesso em: 25 jul. 2013 (adaptado).

Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os princípios que fundamentam uma sociedade sustentável exigem a adoção de políticas públicas que entram em choque com velhos pressupostos capitalistas.

PORQUE

II. O crescimento econômico e a industrialização, na visão tradicional, são entendidos como sinônimos de desenvolvimento, desconsiderando-se o caráter finito dos recursos naturais e privilegiando-se a exploração da força de trabalho na acumulação de capital.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q228317

Micro-organismos multirresistentes são aqueles que apresentam resistência a diferentes classes de antimicrobianos testados em exames microbiológicos. Nos últimos anos tem ocorrido um aumento no número de casos de infecção por enterobactérias resistentes aos carbapenêmicos em vários estados brasileiros. Essas bactérias produzem uma enzima (carbapenemase) que inativa todos os antibióticos betalactamicos, incluindo os carbapenêmicos. A Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) é uma enzima que foi identificada pela primeira vez em 2001 na bactéria Klebsiella pneumoniae, nos Estados Unidos, e passou a ser conhecida como “superbactéria”. A KPC pode ser produzida por enterobactérias portadoras do gene KPC, tornando-as multirresistentes. Esses micro-organismos multirresistentes são encontrados principalmente em ambientes hospitalares e são transmitidos por meio do contato com secreções do paciente infectado, quando não são respeitadas normas básicas de desinfecção e higiene.
ANVISA. Nota Técnica nº 1, de 2010. Medidas para identificação, prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde por microrganismos multirresistentes. p. 3, 2010.

Supondo que, na Unidade de Saúde onde você atua como biomédico, exista a suspeita de infecção por enterobactérias portadoras do gene KPC, responda as questões a seguir.

a) Como seria realizado o diagnóstico microbiológico dessa infecção?

b) Em caso de diagnóstico positivo para presença de enterobactérias portadoras do gene KPC, quais medidas de controle devem ser rigorosamente executadas nessa Unidade de Saúde?

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) E
  • 3) B
  • 4) D
  • 5) A
  • 7) A
  • 8) C
  • 9) D
  • 10) C
  • 11) D
  • 12) C
  • 13) E
  • 14) A
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282