Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 25 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Paciente do sexo feminino, 20 anos, chega a consultório odontológico da Rede Pública de Saúde requerendo restauração do elemento 22 que apresenta cavidade do tipo Classe III de profundidade média, com terminação cervical em dentina e comprometimento estético. O cirurgião-dentista dispõe de adesivo dentinário de IV geração, resinas compostas microhíbridas, cimento de ionômero de vidro convencional e ácidos fosfórico e poliacrílico. Quais os passos da técnica restauradora recomendada?

Carregando...


Um indivíduo de 30 anos, sexo masculino, teve a condição bucal avaliada em exame odontológico periódico em junho de 2006. Nessa data, os exames radiográficos panorâmico e periapical apresentaram imagens radiolúcidas arredondadas em torno dos ápices dos dois incisivos inferiores. Não existia queixa de dor, nem história de trauma ou de procedimento cirúrgico nessa região. Ao exame clínico, os incisivos inferiores se apresentavam íntegros e sem restaurações.

Nas análises de percussão, profundidade de sondagem e palpação na área do vestíbulo, não foram identificados sinais de anormalidades. Em 12/12/2006, novos exames clínicos e radiográficos foram realizados, nos quais foi observada redução das imagens radiolúcidas no ápice dos dois incisivos. Um ano após (06/06/2007), a radiografia periapical da região de incisivos inferiores apresentou imagem radiográfica dentro dos limites da normalidade. Diante do caso acima relatado, qual o diagnóstico provável?

Carregando...

O Código de Ética Odontológica regula os direitos e deveres dos profissionais, das entidades e das operadoras de planos de saúde. Considere os seguintes deveres:

I – promover a saúde coletiva no desempenho de suas funções, cargos e cidadania, independente de exercer a profissão no setor público ou privado;

II – garantir ao paciente ou ao seu responsável legal, acesso ao seu prontuário;

III – zelar pela saúde e pela dignidade do paciente;

IV – manter atualizados os conhecimentos profissionais, técnico-científicos e culturais necessários ao pleno desempenho do exercício profissional.

Segundo a regulamentação citada, são deveres fundamentais dos profissionais que atuam em Odontologia:

Carregando...

Paciente do sexo feminino, 9 anos de idade, portadora de boa condição de higiene oral e sem sangramento gengival à sondagem, apresenta uma lesão de 1,0 cm no tecido gengival do arco inferior esquerdo, correspondendo a uma massa exofítica indolor, bem delimitada, firme à palpação, não invasiva, com base séssil e superfície lisa. Essa lesão possui a mesma cor da mucosa circunjacente. Após biópsia, o exame histopatológico revelou a presença de tecido fibroso com feixes densos de fibras colágenas associadas a células fusiformes, coberto por um epitélio pavimentoso estratificado. Com base nos dados apresentados, qual o diagnóstico da lesão?

Carregando...

Ao exame clínico, paciente apresenta extensa lesão cariosa e presença de bolsa de 12 milímetros apenas no sítio mesiovestibular do elemento 11. Os elementos adjacentes apresentam periodonto normal, e o elemento 11 respondeu negativamente ao teste de vitalidade pulpar. Quais são o diagnóstico e o plano de tratamento indicado, respectivamente?

Carregando...

No quadro abaixo é feita uma comparação entre as metas propostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS)/Federação Dentária Internacional (FDI) para o ano 2000 com relação à cárie dentária e os resultados do mais recente levantamento epidemiológico realizado na população brasileira – Projeto SB Brasil 2003.

Com base nos dados apresentados, qual a conclusão correta?

Carregando...

As necessidades básicas sociais, psicológicas e educacionais das crianças portadoras de necessidades especiais são idênticas às de todas as crianças e podem ser satisfeitas praticamente da mesma maneira. Pacientes com limitações motoras, com deficiência visual, com deficiência auditiva ou de fala, diabéticos, cardiopatas, HIV positivos, pacientes com disfunção renal, defeitos congênitos ambientais ou transplantados, sem outras limitações, deverão ser atendidos nas unidades básicas de saúde. Qual conduta determina o atendimento a essas crianças com necessidades especiais, dentro dos princípios bioéticos?

Carregando...

Os critérios para uma oclusão funcional ideal são importantes quando se objetiva tratar as patologias oclusais. Dentre as características abaixo, qual representa uma condição oclusal ideal?

Carregando...

Nos últimos 10 anos, diversos estudos têm investigado a temática associação entre doença periodontal materna e baixo peso do recém-nascido. Observe, abaixo, os resultados da análise da condição periodontal em 302 mulheres e o desfecho gestacional.

Qual o percentual de prevalência de periodontite entre as mães de filhos com baixo peso?

Carregando...

Os bifosfonatos são fármacos sintéticos utilizados no tratamento de neoplasia maligna óssea, Doença de Paget, osteoporose pós-menopausa e osteopenia. A forma mais comumente utilizada para osteoporose/osteopenia é o alendronato de sódio via oral. Recentemente, a classe odontológica foi alertada sobre a possibilidade de que pacientes que fazem uso de bifosfonatos e são submetidos à cirurgia dentoalveolar apresentem risco de adquirir uma complicação, com manifestação bucal.

Sobre este assunto afirma-se que

I – se trata da complicação denominada Osteonecrose dos Maxilares;

II – se trata da complicação denominada Anquilose Dentária Generalizada;

III – igualmente aos medicamentos à base de Ácido Acetilsalicílico, os bifosfonatos devem ser suspensos por, pelo menos, sete dias antes da realização da cirurgia, por interferir na coagulação;

IV – cabe ao cirurgião-dentista a realização de anamnese criteriosa e investigativa quanto ao uso de bifosfonatos por seus pacientes.

Estão corretas, apenas, as afirmativas

Carregando...

As células são capazes de produzir substâncias que irão influenciar outra célula ou tecido no desempenho de uma função na dinâmica inflamatória e/ou imunológica. Isto é evidente nos casos de periodontite.

Sobre esse assunto, considere as afirmativas a seguir.

I – A IL-1 aumenta a permeabilidade vascular e participa de processos de reabsorção óssea.

II – A IL-8 ativa funções de atrair neutrófilos.

III – A IL-1 é uma metaloproteínase que ativa o sistema imunológico.

IV – A IL-8 é uma enzima que participa do processo de regeneração tecidual.

Estão corretas as afirmativas

Carregando...

Quanto à ocorrência de anormalidades dentofaciais, os dados obtidos no levantamento epidemiológico realizado na população brasileira – Projeto SB Brasil 2003 – mostraram: prevalência de 14,5% de problemas oclusais moderados ou severos na idade de 5 anos e prevalência de 21% da condição oclusal muito severa ou incapacitante nas crianças de 12 anos. Com base no exposto e considerando os possíveis fatores etiológicos das más-oclusões, a abordagem coletiva das anormalidades dentofaciais, mediante ações de promoção à saúde na atenção básica, deve incluir as seguintes medidas:

I – atenção e identificação dos principais fatores de risco, salientando-se que as más-oclusões não são afetadas diretamente pela condição socioeconômica;

II – identificação dos indivíduos ou comunidades com más-oclusões severas ou incapacitantes, por meio de ações epidemiológicas periódicas;

III – aconselhamento e acompanhamento de gestantes a respeito dos cuidados durante o parto e período puerperal, estimulando a amamentação no peito por período mínimo de 6 meses;

IV – prevenção da cárie dentária, já que a perda precoce de dentes decíduos é um dos principais fatores etiológicos das más-oclusões.

Estão corretas as medidas

Carregando...

A estratégia Saúde da Família visa à reorganização da Atenção Básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde. Considere as afirmações a seguir, sobre a organização da saúde bucal na atenção básica.

I – É necessário conhecer o perfil da distribuição das principais doenças bucais, monitorar riscos e tendências e avaliar o impacto das medidas adotadas.

II – Um dos principais indicadores de saúde bucal, no pacto da atenção básica, é a proporção de procedimentos odontológicos especializados em relação às ações odontológicas individuais.

III – O atendimento das urgências e pequenas cirurgias ambulatoriais é uma das competências do cirurgião-dentista que atua na atenção básica por meio da estratégia Saúde da Família.

IV – As ações intersetoriais, por envolverem estabelecimento de parcerias com setores e atores fora da área da saúde, não integram a prática da equipe de saúde bucal.

Estão corretas as afirmativas

Carregando...

Nas restaurações metálicas fundidas em liga de prata, qual das terminações apresentadas abaixo permite uma espessura adequada para prover rigidez estrutural ao metal e facilitar a adaptação da peça fundida e o escoamento do agente cimentante?

Carregando...

As condições de trabalho são de importância significativa para as estruturas bucais, sendo possível ocorrer patologias decorrentes de exposições de natureza ocupacional. É de especial interesse para a Odontologia o estudo sobre a exposição a névoas ácidas, não só pela gravidade e diversidade dos efeitos potenciais, mas também pela sua presença frequente em inúmeros processos industriais, incluindo a extração, fabricação e acabamento de metais, a produção de fertilizantes e de detergentes, a manufatura de baterias, bem como em vários segmentos das indústrias química e petroquímica.

Observe os resultados de estudos sobre os efeitos bucais em conseqüência de exposições ocupacionais a névoas ácidas, apresentados a seguir.

Em relação aos dados apresentados acima, e considerando a etiologia das doenças bucais, analise as afirmativas a seguir.

I – A erosão dentária (perda mineral de origem não bacteriana) não está associada à exposição a névoas ácidas.

II – Exposição a ácidos se associa positivamente com alterações da mucosa bucal, em conseqüência da sua ação irritante sobre os tecidos.

III – Existe associação positiva entre a exposição a névoas ácidas e os sintomas ardor e gosto metálico.

IV – Alguns problemas de saúde bucal podem ser causados por fatores ocupacionais.

Estão corretas as afirmativas

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) C
  • 3) E
  • 4) A
  • 5) D
  • 6) D
  • 7) C
  • 8) D
  • 9) C
  • 10) B
  • 11) A
  • 12) D
  • 13) B
  • 14) E
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282