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Saber conviver tornou-se mundialmente conhecido como um dos pilares da educação para o século XXI, apresentado no Relatório Delors (UNESCO). No âmbito da atuação do profissional de educação física, valorizar o saber conviver como uma expressão de respeito ao multiculturalismo representa desconstruir verdades corporalizadas, integrar saberes da cultura corporal, questionar a hierarquização das diferenças de habilidade, amar e respeitar o ser humano e a vida. Nessa perspectiva, assinale a opção em que é apresentada a atitude adequada do profissional de educação física no trabalho com um grupo de ginástica que envolva pessoas de diferentes gerações.

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Uma organização não-governamental que atua junto a uma comunidade em estado de vulnerabilidade social e econômica recebeu doações para a criação de projeto de iniciação esportiva de crianças e jovens como forma de desenvolvimento social, de melhoria da qualidade de vida e de diminuição dos índices de violência física e simbólica. Essa educação pelo esporte, que visa à formação cidadã de seus participantes, implicou a instituição de um grupo multidisciplinar de atuação, formado por profissionais de educação física, nutrição, fisioterapia, psicologia e serviço social.

Nessa situação, qual deve ser a ação principal do profissional de educação física que desempenhe o papel de coordenador desse projeto?

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Analise as asserções a seguir, relativas a postura corporal.

A avaliação da postura corporal deve levar em consideração a influência dos padrões estéticos determinados pela cultura

porque

os critérios utilizados para definição de uma boa postura corporal são padronizados de acordo com os princípios cinesiológicos e devem ser aplicados a todos indistintamente.

Assinale a opção correta acerca dessas afirmações.

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A competição esportiva implica contradições. Por um lado, representa um estímulo à superação, favorece o esforço contínuo, a perseverança, a melhora da satisfação pessoal e o controle emocional, beneficia a motivação dos praticantes e as relações pessoais. Por outro lado, pode provocar rivalidade, hierarquia, seleção e exclusão, gerar estereótipos e favorecer o individualismo entre os participantes. Acerca do dilema do profissional de educação física em sua intervenção, no que tange à competição, julgue os itens que se seguem.

I - Para se promover a transformação social, devem ser potencializados o trabalho cooperativo, a corresponsabilidade nas tomadas de decisões coletivas e a reflexão em grupo acerca do sentido do fair play.

II - Para se adotar uma postura crítica no que se refere à competição, é necessário substituí-la nos programas educacionais pela cooperação.

III - Para dar uma ressignificação à competição, aproximando-a da cooperação, há que se favorecer o diálogo entre os participantes e estimular a tolerância e a solidariedade.

IV - Para o reconhecimento da competição como meio de educar-se, e não como finalidade em si mesma, deve-se respeitar as regras e aceitar o êxito dos outros e as próprias derrotas.

Estão certos apenas os itens

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Um profissional de educação física está interessado em pesquisar variáveis relacionadas com a adesão a um programa orientado de atividades corporais, que foi oferecido uma única vez e que visava contribuir para a modificação do estilo de vida das pessoas, de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao refletir acerca das variáveis a serem consideradas em um projeto de pesquisa científica de natureza exploratória acerca do que motivou a adesão ao programa, esse profissional verifica a necessidade de entrar em contato com as pessoas que fazem parte de uma amostra dos que se evadiram do programa e de incluir na avaliação variáveis psicossociais que estejam relacionadas com a otimização dos resultados obtidos.

Considerando as orientações técnicas e metodológicas para a realização desse estudo científico hipotético, qual seria o procedimento adequado desse profissional?

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Estudos recentes mostraram que o declínio do desempenho humano durante o envelhecimento é determinado, de forma seletiva, pelo desuso das funções sensório-motoras e que esse desempenho mantém-se relativamente estável quando essas funções são estimuladas, com o avançar da idade, por meio da continuidade da prática de determinadas tarefas. Outros estudos demonstraram que, após um programa orientado de atividades corporais, indivíduos idosos apresentaram melhora no desempenho de tarefas praticadas com regularidade. Considerando esses estudos, o que um profissional de educação física deveria propor no atendimento a uma clientela de idosos?

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Considerando o fragmento de reportagem apresentado acima e a intervenção adequada do profissional de educação física, em termos éticos, é correto afirmar que, para promover um estilo de vida saudável entre os jovens na instituição em que trabalha, o profissional de educação física deve

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São princípios norteadores da Política Nacional de Esporte e Lazer: reversão do quadro atual de injustiça, exclusão e vulnerabilidade social; esporte e lazer como direitos de cada um e dever do Estado; universalização e inclusão social; democratização da gestão e da participação. Supondo-se que um profissional de educação física tenha sido convidado para apresentar um projeto de lazer com base nesses princípios norteadores, julgue os itens a seguir quanto aos objetivos que devem ser formulados nesse projeto para atender a esses princípios.

I - Fomentar a ressignificação dos espaços de lazer para atender aos mais diversos interesses dos participantes, respeitando a identidade da cultura local e regional.

II - Promover atividades recreativas, artísticas e esportivas entre gerações, visando desenvolver uma cultura de solidariedade humana por meio das vivências de lazer.

III - Privilegiar o talento esportivo individual com premiações que contribuam para a participação dos atletas em competições nacionais e internacionais.

IV - Incentivar a realização de torneios, festivais e competições esportivas, estimulando a participação dos atletas federados, organizados por faixa etária.

V - Articular ações culturais para públicos diferenciados, utilizando metodologias participativas e inclusivas de planejamento e de gestão do lazer.

Estão certos apenas os itens

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Em artigo científico em que divulgou os resultados de um programa nacional de avaliação do desenvolvimento de crianças e jovens, o coordenador de uma equipe de profissionais de educação física fez uma análise das implicações dos resultados da pesquisa para a prática profissional.

Com base nessa situação hipotética, julgue se os itens a seguir, que correspondem a possíveis ações dos membros da equipe de profissionais citada, estão de acordo com os princípios gerais do desenvolvimento motor.

I - Ampliar o acesso das crianças e dos jovens às atividades corporais, já que parte dos déficits no desenvolvimento está relacionada com a insuficiência de estímulos oferecidos pelo ambiente.

II - Oferecer atividades corporais diversificadas e variadas, uma vez que crianças que apresentam déficits em algumas habilidades podem não apresentá-los em outras.

III - Evitar intervenções especializadas, pois, nas fases iniciais, as crianças apresentam pequenas diferenças entre si e suas habilidades motoras básicas seguem um padrão maturacional definido.

IV - Concentrar a atuação nas atividades já aprendidas, haja vista que o ritmo das aquisições motoras diminui após os 18 anos, e que as pessoas, após certa idade, perdem a capacidade de desenvolver novas habilidades corporais.

Estão certos apenas os itens

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Em uma competição de judô, o profissional de educação física surpreendeu-se com os resultados de sua equipe, pois praticantes bem-sucedidos nos treinamentos técnicos apresentaram baixo rendimento nas lutas e alguns foram eliminados precocemente. Pouco adiantou o incentivo da torcida com seus gritos e palavras de ordem.

Nessa situação, para aumentar o rendimento da equipe, qual é a forma adequada de intervenção desse profissional?

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Um profissional de educação física, tendo sido designado para atuar em uma instituição, verificou que, no bairro em que esta se localiza, viviam pessoas de diferentes culturas e orientações religiosas. Ao desenvolver um conteúdo de atividade corporal em que posições invertidas e rolamentos eram auxiliados pelo contato físico de companheiros, alguns participantes se negaram a aderir à atividade por não admitirem tocar ou serem tocados pelos parceiros.

Diante dessa situação hipotética, que procedimento deveria ser adotado pelo referido profissional?

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Uma secretaria de esporte e lazer pretende realizar, em caráter experimental, em uma cidade do interior próxima a uma reserva indígena, os I Jogos da Juventude e da Cidadania. Para conceber esse evento, com uma perspectiva ética de valorização do ser humano, do multiculturalismo e do exercício de cidadania, foi constituída uma comissão multidisciplinar.

Com base nessa situação hipotética, a fim de concretizar essa perspectiva sociofilosófica para o esporte, seria correto que essa comissão

I - apoiasse a produção de vídeos das equipes participantes que divulgassem as trajetórias de construção da cultura corporal esportiva que vivenciam.

II - premiasse a participação de torcidas organizadas que se apresentem originalmente caracterizadas, tematizando a cultura local com fair play.

III - promovesse uma grande festa na abertura do evento esportivo com a apresentação de uma banda internacional como principal espetáculo artístico.

IV - realizasse uma competição esportiva paralela com a tribo indígena que vive próxima à cidade, para atender ao princípio de inclusão social e de identidade cultural.

Estão certos apenas os itens

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Analise as asserções a seguir.

Ao ensinar um novo passo do frevo, um profissional de educação física capaz de gerir situações didáticas eficazes deve excluir a utilização dos praticantes mais habilidosos como modelo a ser observado

porque

o uso do modelo pode tanto implicar a imposição de um padrão técnico de movimento como oferecer uma noção geral a partir da qual se constrói um projeto pessoal de movimento.

Assinale a opção correta acerca dessas afirmações.

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Um profissional de educação física, no ambiente em que trabalha, diagnostica o grande interesse dos jovens pelas práticas corporais divulgadas na mídia impressa e nos programas de televisão que indicam dietas, medicamentos, cremes, peças de vestuário, calçados e aparelhos de musculação de última geração, que prometem que a pessoa atinja, em tempo reduzido, um corpo nos padrões divulgados como ideais pela mídia. O profissional, então, sente-se desafiado a satisfazer essa demanda e, ao mesmo tempo, promover a capacidade crítica desses jovens.

Considerando-se as alternativas do fazer pedagógico diante do desafio dessa situação hipotética, como o profissional de educação física pode favorecer o desenvolvimento da crítica dos jovens às relações ideológicas entre corpo, subjetividade e cultura de consumo?

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Recentes estudos de educação ambiental evidenciam a necessidade de experiência humana direta com a natureza para que ocorra uma efetiva mudança de atitude ambiental. Nesse sentido, o Programa Nacional de Educação Ambiental (PNEA) sugere a intervenção, de forma equilibrada, das múltiplas dimensões da sustentabilidade ambiental para a proteção, recuperação e melhoria das condições ambientais e da qualidade de vida no país. Nesse contexto, qual das opções abaixo deveria ser privilegiada por um profissional da educação física ao atuar em equipes multidisciplinares de educação ambiental, em sua especificidade de ação a respeito do corpo e por meio dele?

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GABARITO:

  • 1) D
  • 2) D
  • 3) C
  • 4) D
  • 5) A
  • 6) C
  • 7) D
  • 8) A
  • 9) A
  • 10) D
  • 11) E
  • 12) A
  • 13) C
  • 14) E
  • 15) E
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