Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 5 de 5 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 5
Questões por página:
Q651875

Analise as afirmações abaixo.

I - Os sintomas de imunodeficiência da AIDS ocorrem quando a carga viral é muito alta, o que corresponde às fases A e C da figura.

II - Após a redução do sistema imunológico, fase C, pode ocorrer infecção por agentes biológicos oportunistas.

III - O vírus HIV permanece com alta taxa de replicação todo o tempo após a infecção, mas é controlado pelo sistema imune, exceto na fase C.

Estão corretas

Carregando...
Q651874

Um teste normalmente empregado para o diagnóstico do indivíduo soropositivo é realizado pelo imunoensaio qualitativo conhecido como ELISA. Tendo em vista a progressão da doença apresentada no gráfico,

Carregando...
Q651872

A gripe aviária, provocada pelo vírus influenza do tipo H5N1, tem sido alvo de preocupação mundial. Apesar de infectar principalmente aves, já foi detectada, em alguns países da Ásia, infecção em humanos, levando a uma alta taxa de mortalidade. Sabe-se que os vírus influenza são envelopados e têm o genoma composto por moléculas de RNA simples fita, negativa, segmentado, sendo que esse tipo de genoma pode contribuir para o estabelecimento de uma pandemia em seres humanos, além de dificultar o desenvolvimento de uma vacina.

Analise as afirmações abaixo.

I - A coinfecção em um mesmo paciente por um vírus da gripe comum (H1N1) e o vírus da gripe aviária possibilita a troca de segmentos dos dois genomas, ampliando as chances de surgir uma cepa altamente patogênica no homem.

II - Vacinas para vírus da gripe comum (H1N1) não devem ser eficientes para proteger contra o vírus da gripe aviária.

III - Os vírus com genomas de RNA são conhecidos como retrovírus e, por se integrarem ao genoma da célula hospedeira, não há como controlá-los.

Está correto o que se afirma em

Carregando...
Q651876

Um laboratório de controle de qualidade recebeu duas amostras de soro, do mesmo paciente, porém de diferentes fases da doença com um intervalo de 6 meses entre as coletas.

As amostras foram submetidas a dois ensaios imunoenzimáticos (ELISA) para captura de antígeno viral circulante. Ambos os kits estão dentro da validade, com todos os reagentes em perfeita ordem e a única diferença entre eles é que o teste ELISA 1 utiliza anticorpos monoclonais para a captura de antígeno, enquanto o ELISA 2 utiliza anticorpos policlonais.

Na tabela abaixo encontram-se os resultados obtidos.

O ensaio de ELISA 1 não detectou o antígeno viral na 2a amostra porque anticorpos monoclonais

Carregando...
Q651869

I - Os anticorpos IgG patógeno-específicos constituem uma importante resposta de defesa do organismo humano, graças a uma enorme diversidade de reconhecimento antigênico

PORQUE

II - ocorrem rearranjos nos genes das imunoglobinas em linfócitos B, que garantem essa diversidade.

Pode-se afirmar que

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) E
  • 3) B
  • 4) C
  • 5) A
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282