Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 26 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q651870

A figura abaixo mostra resultados obtidos em 1987 por Picard e Yamamoto. Células de mamífero em cultura foram transfectadas com vetor de expressão contendo as proteínas indicadas: (a) β-galactosidase; (b) proteína de fusão contendo receptor de glicocorticóide e β-galactosidase. Adicionou-se às células transfectadas um anticorpo contra β-galactosidase (marcado com indicador fluorescente) e dexametasona foi adicionada às células “+Dex".

Os resultados permitem concluir que

Carregando...
Q651851

O progresso dos conhecimentos humanos, notadamente os referentes à biologia e à medicina, tiveram um grande impulso por meio de estudos utilizando-se animais de experimentação. Analise as proposições abaixo.

I - Os animais criados em biotérios são selecionados previamente pela comunidade e o pesquisador não tem escolha sobre o modelo a ser utilizado.

II - Os animais selecionados para um experimento devem ser de espécie e qualidade apropriadas e apresentar boas condições de saúde, usando-se o número mínimo necessário para se obterem resultados válidos.

III - Nenhum procedimento com animais silvestres poderá ser aprovado pelas comissões de ética em experimentação animal, sem autorização prévia fornecida pelo IBAMA.

Está correto o que se afirma em

Carregando...
Q651875

Analise as afirmações abaixo.

I - Os sintomas de imunodeficiência da AIDS ocorrem quando a carga viral é muito alta, o que corresponde às fases A e C da figura.

II - Após a redução do sistema imunológico, fase C, pode ocorrer infecção por agentes biológicos oportunistas.

III - O vírus HIV permanece com alta taxa de replicação todo o tempo após a infecção, mas é controlado pelo sistema imune, exceto na fase C.

Estão corretas

Carregando...
Q651868

I - O genoma humano foi inteiramente sequenciado, o que permitiu identificar entre 25000 e 30000 genes, sendo que se conhecem as funções de menos da metade deles

PORQUE

II - não foram encontradas, nos bancos de dados genéticos, proteínas ou domínios protéicos homólogos, com funções conhecidas.

Pode-se afirmar que

Carregando...
Q651856

Em relação à quantidade de O2 transportada pela Hb em uma mesma pO2 , pode-se afirmar que a Hb transporta

Carregando...
Q651863

Carregando...
Q651855

Considere o gráfico para responder à questão.

O gráfico resulta de um experimento realizado para verificar a eficácia de uma nova droga hipotensora em reduzir a pressão arterial média (PA média) de um grupo de pacientes hipertensos (Experimental). O resultado obtido (média ± erro padrão da média) foi comparado à PA média de um grupo de pacientes hipertensos que não receberam a droga em questão (Controle).

Utilizando-se o tratamento estatístico adequado e adotando-se um nível de significância de 5% (α = 0,05), verificou-se que a probabilidade de a diferença observada entre os dois grupos ser devida ao acaso é de 9% (P = 0,09).

A conclusão desses resultados é que

Carregando...
Q651874

Um teste normalmente empregado para o diagnóstico do indivíduo soropositivo é realizado pelo imunoensaio qualitativo conhecido como ELISA. Tendo em vista a progressão da doença apresentada no gráfico,

Carregando...
Q651867

I - No sistema nervoso autônomo, as vias conhecidas como simpáticas induzem reações orgânicas maciças, mediadas principalmente pela noradrenalina, enquanto as vias parassimpáticas têm ações mais pontuais, mediadas geralmente pela acetilcolina

PORQUE

II - nos circuitos simpáticos há um elevado grau de convergência nas sinapses entre os neurônios.

Pode-se afirmar que

Carregando...
Q651862

A proteína Ey de Drosophila regula a expressão gênica e desencadeia a diferenciação de todos os tipos celulares necessários à formação do olho da mosca. Em 1995, Halder et all inseriram um vetor contendo o gene ey em um grupo de células que dá origem à perna do embrião de Drosophila e surgiu um olho na perna.

Este resultado sugere que

Carregando...
Q651873

Testes de DNA para determinação de paternidade são hoje em dia realizados por meio da tecnologia de PCR (polymerase chain reaction, ou reação de polimerase em cadeia). Estes testes distinguem loci conhecidos como microssatélites. Em um desses testes foram observados os resultados ilustrados no esquema abaixo, que representa a migração eletroforética de uma análise de paternidade de uma criança ( F ), sua mãe ( M ) e o suposto pai (SP).

Analise as afirmações abaixo.

I - PCR pode ser feito a partir de amostras com pouco DNA dos indivíduos, já que a técnica possibilita a amplificação de sequências específicas de DNA.

II - O resultado revela que SP não deve ser o pai da criança, já que uma das bandas de DNA deste não é encontrada no DNA da criança.

III - Microssatélites são regiões do genoma nas quais ocorrem repetições de sequências nucleotídicas e por isso cada locus pode resultar em variações de tamanho nos indivíduos testados.

Está correto o que se afirma em

Carregando...
Q651859

As pressões intrapulmonar e intrapleural são fundamentais, respectivamente, para garantir a entrada de ar nos alvéolos e a adesão da parede pulmonar à caixa torácica, de modo que as ações musculares que ampliam a caixa torácica resultem em mudanças correspondentes nos pulmões. Em comparação com a expiração, as pressões intrapulmonar e intrapleural durante a inspiração são, respectivamente,

Carregando...
Q651866

A figura mostra uma micrografia eletrônica de transmissão de uma mitocôndria, e as setas indicam diferentes estruturas da organela.

Analise as afirmações que seguem.

I - O ciclo dos ácidos tricarboxílicos (ciclo de Krebs) ocorre na matriz mitocondrial.

II - Os complexos do sistema de transporte de elétrons localizam-se na membrana mitocondrial interna.

III - Esta organela contém material genético próprio e codifica todas as suas proteínas e RNAs.

Está correto o que se afirma em

Carregando...
Q651854

O radionuclídeo Iodo-131, comumente utilizado em medicina nuclear, emite radiação gama e beta. Para manipulação desse radioisótopo há necessidade de proteção, sendo para isso empregadas barreiras de chumbo. Por que há necessidade dessas barreiras?

Carregando...
Q651861

A pressão arterial é regulada por diversos mecanismos, sendo um dos mais importantes o que inclui os pressorreceptores arteriais e suas conexões com os circuitos que regulam a atividade cardíaca e vascular. Na hemorragia aguda, os pressorreceptores desencadeiam uma resposta que se caracteriza por

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) D
  • 3) B
  • 4) A
  • 5) C
  • 6) A
  • 7) E
  • 8) E
  • 9) C
  • 10) D
  • 11) C
  • 12) B
  • 13) D
  • 14) A
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282