Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 26 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q656041

O gerente do programa de assistência farmacêutica de um determinado município brasileiro, desejando iniciar o planejamento de medicamentos para o programa de saúde mental, levantou os seguintes dados:

• a população do município, segundo dados do DATASUS relativos a 2003, é de 97.948 habitantes;

• há 1,5% de prevalência das doenças mentais na área;

• o município conta com 4 unidades de saúde responsáveis pelo acompanhamento dos doentes de saúde mental, sendo que o número total de pacientes cadastrados no programa até o momento é de 1300 pessoas;

• 20% dos pacientes cadastrados utilizam o medicamento fenobarbital 100mg, 2 vezes ao dia;

• 40% utilizam o medicamento fenitoína 100mg, 3 vezes ao dia, associado à carbamazepina 200mg, 2 vezes ao dia;

• 20% utilizam o medicamento clonazepam 0,5 mg, 3 vezes ao dia;

• o restante utiliza o medicamento ácido valpróico 500mg, 2 vezes ao dia.

Numa proposta de programação dos medicamentos para um período de 12 meses, quais as quantidades de comprimidos dos medicamentos deste programa a serem adquiridas?

Carregando...
Q656046

A água é o mais importante dos solventes farmacêuticos. Para ser utilizada nas formulações injetáveis, podem ser adotados diferentes métodos de purificação e produção, a partir dos quais se obtém água com diferentes graus de pureza. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.

I - A água deionizada é obtida por troca iônica, não sendo estéril, e, portanto, não devendo ser utilizada na preparação de injetáveis.

II - A água destilada é estéril e pode ser utilizada na manipulação de medicamentos injetáveis.

III - A água estéril para injeção é isenta de pirogênios e não pode conter nenhum agente antimicrobiano.

IV - A água bacteriostática para injeção é estéril e pode conter um ou mais agentes antimicrobianos.

Estão corretas apenas as afirmações

Carregando...
Q656039

O tratamento do complexo Teníase-Cisticercose em que são observados casos graves de neurocisticercose, caracterizados por hidrocefalia, meningite e demência, entre outros, pode ser feito com praziquantel

PORQUE

o praziquantel é um fármaco de amplo espectro que aumenta a permeabilidade da membrana celular do helminto ao cálcio, o que ocasiona contração da musculatura, paralisia e morte do verme.

A esse respeito, pode-se concluir que

Carregando...
Q656034

Assinale a opção que apresenta a classificação das substâncias abaixo, de acordo com o Ministério da Saúde, quanto às indicações na desinfecção e ou esterilização de artigos ou superfícies.

Carregando...
Q656027

O DNA é formado por quatro bases distintas − T, A, C, G − havendo o pareamento dessas quatro bases na parte central do biopolímero. Considerando que a seqüência de cada três bases forma um códon que pode resultar em um aminoácido, quantos aminoácidos diferentes poderiam ser codificados por essas quatro bases?

Carregando...
Q656045

A senhora M., 65 anos, procurou um estabelecimento farmacêutico reclamando de dor de cabeça e solicitando um medicamento para aliviar a dor. Ao ser questionada pelo farmacêutico, ela relatou que “suas veias pulsavam na cabeça", e informou que seu médico orientou-a a evitar bebidas alcoólicas, já que ela fazia uso de medicamentos para o tratamento de depressão. Na investigação realizada pelo farmacêutico constatou-se que, ao participar de uma reunião social, a senhora M. ingeriu cerveja sem álcool e sentiu-se mal. A pressão arterial da senhora M. foi aferida na ocasião e encontrava-se no valor de 190/100 mmHg. Para o tratamento da depressão foi-lhe prescrito pelo médico tranilcipromida, em substituição aos medicamentos de primeira escolha.

Tendo em vista as informações acima, o farmacêutico deve

Carregando...
Q656040

Como divulgado recentemente pela mídia (O Globo, 28/09/2004), o governo britânico informou que alguns países, entre eles o Brasil, importaram hemoderivados na década de 90 que poderiam ter sido contaminados com componentes obtidos de doadores diagnosticados com a nova variante da Doença de Creutzfeldt-Jakob. Essa doença infecciosa é um grande problema de saúde no Reino Unido e parece ter sido originada pelo consumo de carne bovina de animais diagnosticados com encefalopatia espongiforme bovina (mal da vaca louca). Qual o agente infeccioso responsável por encefalopatias espongiformes transmíssiveis, como a Doença de Creutzfeldt-Jakob?

Carregando...
Q656033

A assistência farmacêutica, dentre outras atribuições, visa à seleção das opções farmacêuticas mais eficientes, considerando a relação custo/benefício e o uso racional dos medicamentos, ao vincular este custo com segurança, eficácia e qualidade das diferentes terapias medicamentosas aplicadas na prática clínica. Tais objetivos, que se referem à política de medicamentos a ser adotada no sistema público de saúde, caracterizam a

Carregando...
Q656038

O uso do ácido acetilsalicílico é contra-indicado no tratamento da dengue

PORQUE

o AAS pode ocasionar dengue hemorrágica em indivíduo já infectado anteriormente.

A esse respeito, pode-se concluir que

Carregando...
Q656026

Estão representadas abaixo as estruturas químicas do paracetamol e do ácido acetilsalicílico, fármacos utilizados como analgésicos.

Quando estas substâncias são submetidas às condições de hidrólise, espera-se que

Carregando...
Q656049

A toxina botulínica é um dos mais potentes venenos conhecidos. Um de seus sorotipos (tipo A) vem sendo utilizado com sucesso no tratamento de certos espasmos musculares e de hiperidrose, além de ter uso cosmético, segundo a mídia. Alguns dos efeitos indesejados da aplicação local da toxina botulínica são: dificuldade em falar e engolir (disfagia), secura na boca e garganta, ptose e visão alterada. Esses sintomas podem ser observados também no botulismo devido à ingestão de alimentos contaminados com toxina botulínica. No botulismo, os sintomas acima são acrescidos de fraqueza muscular generalizada, podendo ocorrer paralisia muscular do tipo flácida, além de retenção urinária e hipotensão sem taquicardia reflexa.

Em relação aos sintomas acima, a toxina botulínica

Carregando...
Q656044

O farmacêutico hospitalar recebeu a prescrição contendo os seguintes medicamentos: espironolactona, captopril e penicilina, para a administração de 8 em 8 horas. No aviamento da prescrição, o farmacêutico observou algumas possíveis interações medicamentosas, que poderiam ocasionar reações adversas graves no paciente. De forma a otimizar a farmacoterapia, o farmacêutico deve alertar o médico de que

Carregando...
Q656032

Constituem responsabilidades e atribuições do farmacêutico, de acordo com a legislação vigente:

I - substituir o medicamento prescrito pelo medicamento genérico correspondente, em qualquer situação, desde que solicitado pelo consumidor;

II - fracionar medicamentos no estabelecimento farmacêutico, quando solicitado pelos consumidores, preservando a qualidade e eficácia originais dos produtos;

III - supervisionar a dispensação e assegurar as condições adequadas de conservação dos medicamentos;

IV - informar de forma clara e compreensiva ao paciente o benefício do tratamento e o modo correto de administração dos medicamentos, alertando para possíveis reações adversas.

Estão corretas apenas as responsabilidades

Carregando...
Q656037

Analise as afirmativas sobre Terapia Nutricional Parenteral abaixo.

I - A nutrição parenteral pode ser administrada por via venosa central utilizando-se as veias subclávia, cava superior e jugular interna.

II - Incompatibilidades químicas podem ser observadas na nutrição parenteral quando são aditivadas na mesma seringa o fosfato de potássio com o gluconato de cálcio para formar sal insolúvel.

III - A nutrição parenteral é recomendada aos pacientes hospitalizados por ser de fácil acesso quando administrada por sonda nasogástrica.

IV - A adição de solução de aminoácidos na nutrição parenteral altera o pH da mistura e diminui a estabilidade da emulsão lipídica.

Estão corretas apenas as afirmativas

Carregando...
Q656025

A vitamina K, representada acima, é um importante cofator para enzimas que carboxilam resíduos glutamatos em proteínas. Os resíduos γ-carboxiglutamatos gerados em estruturas proteicas são potenciais quelantes para Ca2+ e estão envolvidos no processo de coagulação sanguínea.

Diante do exposto, a que categoria pertence a vitamina K2 ?

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) C
  • 3) A
  • 4) B
  • 5) C
  • 6) B
  • 7) D
  • 8) B
  • 9) D
  • 10) C
  • 11) E
  • 12) A
  • 13) E
  • 14) A
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282