“A informação transformada em mercadoria com todos os seus apelos estéticos, emocionais e sensacionais; e que para isso a informação sofre tratamento que a adapta às normas mercadológicas de generalização, padronização, simplificação e negação do subjetivismo”. A definição de notícia acima é de Ciro Marcondes Filho, O Capital da notícia: jornalismo como produção social da segunda natureza (1998, p. 19) e remete à impossibilidade de uma notícia...
As redes sociais tornaram-se o ambiente propício para os interlocutores deste século comunicarem-se com seus pares. Dentre as diversas ferramentas disponíveis atualmente, uma delas se destaca por ser a rede social que melhor utiliza a possibilidade de postagens de scraps, ideal para informação breve e concisa. Essa rede social é denominada:
O jornalismo científico pode ser desenvolvido de várias maneiras: editoriais, reportagens e entrevistas. Entretanto, a difusão desse conhecimento precisa ser feita com critérios bem determinados. O artigo Jornalismo Científico: Tarefa para jornalistas ou cientistas?, de Ronaldo Santa’Anna, aponta alguns critérios, EXCETO:
Você atua na assessoria de comunicação e precisa exportar um folder a ser enviado à gráfica para impressão. O programa de edição utilizado é o Corel Draw X5 e é preciso escolher um formato de arquivo universal que preserve as fontes, as imagens e layout do documento, qual seria?
O jornalismo veicula três categorias específicas de opinião: a do editor, a do
jornalista e a do leitor, que, juntas, irão oferecer à comunidade a manifestação
corporativa do discutido fenômeno social da opinião pública. Relacione cada uma
das três categorias de acordo com a sua descrição correta.
A seqüência correta é:
Você trabalha em uma Rádio Web e o seu editor-chefe lhe passou duas pautas a serem desenvolvidas durante o dia. Boas entrevistas são as que revelam novos conhecimentos, esclarecem fatos e marcam opiniões. É papel do repórter nas entrevistas, EXCETO:
A comunicação integrada é uma filosofia que direciona a convergência das diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica. O composto de comunicação organizacional é a junção da ...
Diariamente, jornalistas são bombardeados com informações sobre ações empresariais. Mas a maioria desses documentos preparados para a mídia, os press releases, não atinge o alvo e vai parar no lixo — eletrônico ou real. (Extraído de http://revistapegn.globo.com) São ferramentas necessárias para tornar o press release eficiente, EXCETO:
Erison, Baranek e Chan – citação em Gêneros Jornalísticos: Teoria e Práxis (2005, p.41/42) – sistematizam três competências como os saberes principais da atividade jornalística, quais são esses saberes?
O texto jornalístico segue normas universais. Em qualquer veículo impresso ou eletrônico o redator deve ser conciso, claro, direto, preciso, simples e objetivo. No rádio a mensagem é instantânea e precisa ser compreendida pelo ouvinte assim que é lida. As seguintes alternativas trazem recomendações para a redação de texto no rádio, EXCETO:
A empresa britânica EasyGroup, responsável pela linha aérea EasyJet Airline Company Limited, conseguiu provar que não é necessário criar uma tipografia própria para ter uma identidade visual única. A família tipográfica usada pela easyJet é a Cooper Black. Projetada em 1920 por Oswald Bruce Cooper, ele conseguiu algo espetacular: uma fonte com serifa que parece sem serifa. Segundo o escritor Simon Garfield “A tipografia da lateral de aviões raramente havia sugerido qualquer ideia de diversão antes de a easyJet experimentar esse conceito, e o logotipo da empresa se tornou tão forte que ninguém conseguiu imitá-lo com sucesso”. (Adaptado de http://design.blog.br/design-grafico) Diante do exposto, podemos afirmar que uma boa tipografia pode fazer a diferença, desde que ela esteja bem utilizada no processo de...
Sinalize qual a denominação correta dada ao veículo de comunicação de uma empresa ou entidade, geralmente confeccionado para divulgar os fatos e as realizações dessa empresa ou entidade de forma interna ou externa, e que pode assumir diferentes configurações, dependendo do público a que se destina.
Analise abaixo as restrições que se aplicam à linguagem jornalística. I. Registros de linguagem - Dentro da língua nacional se abrigam usos regionais, discursos especializados e pelo menos dois registros de linguagem: o formal, próprio da modalidade escrita e das situações tensas, e o coloquial, que compreende as expressões correntes na modalidade falada, na conversa familiar, entre amigos. II. Processo de comunicação – A comunicação jornalística é, por definição, referencial, isto é, fala de algo no mundo, exterior, ao emissor, ao receptor e ao processo de comunicação em si. Isto impõe o uso quase obrigatório da primeira pessoa. III. Compromissos ideológicos – As grandes e pequenas questões da ideologia estão presentes na linguagem jornalística, porque não se faz jornalismo fora da sociedade e do tempo histórico.
Considere as alternativas abaixo: I. Informar claramente à sociedade quando suas matérias tiverem caráter publicitário ou decorrerem de patrocínios ou promoções. II. Combater e denunciar todas as formas de corrupção, em especial quando exercidas com o objetivo de controlar a informação. III. Denunciar as práticas de assédio moral no trabalho às autoridades e, quando for o caso, à comissão de ética competente. IV. Preservar a língua e a cultura do Brasil, respeitando a diversidade e as identidades culturais. V. Opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão, bem como defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Em relação ao artigo 6° do Código de Ética dos Jorn alistas Brasileiros, está correto o que consta em:
A assessoria de comunicação deve preparar um texto informativo descrevendo um fato ocorrido e enfatizando as providências da empresa. O texto deve ter, no máximo, duas páginas e ser entregue aos repórteres. Essa ação jornalística deve ser desenvolvida em: