Os excertos a seguir constituem texto adaptado do artigo “No Brasil, ler é coisa que se faz por obrigação”, de Ruy Castro, publicado no jornal Folha de S. Paulo. Tais excertos, no entanto, encontram-se desordenados. Numero-os de modo que seja estabelecida a coesão e a coerência do texto. Em seguida, assinale a opção correspondente à ordem correta dos excertos. Porque, diz a pesquisa, os professores também leem pouco e mal. Embora 84% tenham dito que leram um livro nos três meses anteriores à pesquisa, a maioria não se lembra do título ou não respondeu, e, quando se lembra, o mais citado é a Bíblia. Apenas 33% dos brasileiros tiveram a influência de alguém para adquirir o gosto pela leitura, quase sempre a mãe - o que não é um mal, mas por que não citar igualmente um professor? Não no Brasil. Segundo a pesquisa, 75% dos entrevistados associam a biblioteca a um lugar para estudar ou pesquisar (naturalmente, por obrigação), não como um espaço de lazer, para ler por prazer, trocar livros ou fazer amigos. Em 2015, apenas 53% das escolas brasileiras tinham biblioteca ou sala de leitura. Sim, não podemos nos esquecer dos seus baixos salários, que os impedem de comprar livros. Mas não é para isto que existem as bibliotecas? Uma pesquisa recente do Instituto Pró-Livro e do Ibope, "Retratos da Leitura no Brasil", traz dados alarmantes: 44% da população brasileira não têm o hábito de ler livros, e esse número não se alterou nos últimos 12 anos.
Meios de cultura são preparações químicas contendo soluções e substâncias nutritivas necessárias ao desenvolvimento de microrganismos. É exemplo de meio de cultura utilizado com muita frequência em laboratórios de Fitossanidade:
As doenças de plantas resultam da interação de alguns fatores que são determinantes para o desenvolvimento e estabelecimento das epidemias. O agente causador de uma certa doença vegetal é chamado de:
Procedimento Operacional Padrão (POP) (em inglês: Standard Operating Procedur descrição detalhada de uma atividade no laboratório, em que se listam todos os materiais utilizados, o local, a hora realizada, as condições necessárias, os procedimentos de segurança e o resultado esperado. Assim, a(s) característica(s) de um POP pode ser:
Nas preparações microscópicas de fungos fitopatogênicos, no preparo das lâminas empregamse líquidos de montagem e estes, geralmente, contem em sua composição, elementos ou substâncias que conferem as propriedades de colorir esporos e outras estruturas do patógeno e/ou células e estruturas do tecido do hospedeiro e também possui a função de permitir:
De acordo com a Constituição Federal de 1988 são princípios que regem o ensino, exceto:
O suporte para as recomendações de segurança da
informação pode ser encontrado em controles
físicos e controles lógicos. Existem mecanismos de
segurança que apoiam os controles físicos assim
como os controles lógicos.
Das alternativas abaixo qual não é um mecanismo
de segurança que apoia os controles lógicos?
Assinale a opção cuja ideia indicada entre parênteses está em desacordo com o valor do conectivo destacado nos excertos retirados do texto I.
O teste ELISA, muito utilizado na identificação de tipos de vírus, em função do seu baixo custo e eficiência, tem como princípio o uso de:
Os insetos possuem uma estrutura dura que além de modelar o corpo serve com “armadura”, sendo chamada de:
São ordens da classe Insecta e alguns de seus representantes são pragas agrícolas:
O conhecimento da biodiversidade de uma determinada região para se formar uma coleção biológica passa por alguns estágios específicos. Assinale a alternativa que indica estes estágios específicos.
Existem hoje várias modalidades de Coleções Zoológicas e, de acordo com as propostas oferecidas, podemos distinguir dois eixos principais: o científico, que se destina à produção de pesquisas taxonômicas como revisão de nomenclatura, registros de novas espécies e análises evolutivas, e o didático que é destinado ao ensino de Ciências e Biologia. Assim, dentre as propriedades que diferem essas coleções pode se construir as afirmações abaixo, onde: I.Existem normas estabelecidas para a criação de um acervo de Coleções Zoológicas. Por exemplo, nem todo material zoológico é próprio para coleção científica, por eventualmente, não apresentar informações obrigatórias, como data e local de coleta, nome do coletor, entre outros. II.As Coleções Didáticas podem ser mais facilmente formadas, uma vez que as amostras não precisam ser arquivadas com todas as informações a seu respeito. III.A durabilidade do material é menor no acervo didático em relação ao acervo científico, devido ao constante manuseio, falta de alocação adequada e pouca informação a respeito dos métodos de conservação. IV.As Coleções Zoológicas não só mantêm a história das espécies, como também podem ser utilizadas como fonte de pesquisa para especialistas e museus e alternativa de aprendizado. V.Uma coleção zoológica apresenta uma pequena parte de nossa Biodiversidade que pode ser entendida como a diversidade dos seres vivos. Assim, dentre as propriedades expostas acima, pode se afirmar que a alternativa que representa adequadamente as modalidades de Coleções Zoológicas são:
Considerando o Decreto n.° 1.171/1994 (Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal), em especial quanto à “Comissão de Ética”, assinale a alternativa incorreta.