A anáfora é um recurso muito usado em Línguas de Sinais. É um exemplo de anáfora na Libras.
Há basicamente três formas de aquisição de L2: (a )
a aquisição simultânea da L1 e L2; (b ) a aquisição
espontânea da L2 não simultânea e (c ) a
aprendizagem de L2 de forma sistemática.
Considerando os surdos e os filhos de surdos
aprendendo como L2 a língua majoritária do seu
país, qual seria a forma ou combinação de formas
para o aprendizado dessa L2?
Os verbos em Línguas de Sinais se dividem em, pelo menos, duas classes: os verbos sem concordância e os com concordância. Qual dos verbos abaixo é um verbo com concordância?
Variação linguística remete ao movimento natural de uma língua, que varia de acordo com o contexto geográfico, histórico e sociocultural em que os falantes dessa língua se manifestam. Considerando as variações linguísticas, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação falsa.
O letramento literário pode ser definido como “[...] o processo de apropriação da literatura enquanto construção literária de sentidos” (PAULINO; COSSON, 2009, p. 67), configurando-se, assim, em uma experiência de conferir sentido ao mundo através da literatura, para além dos limites de tempo e espaço. Todas as assertivas a seguir discutem o letramento literário na escola, exceto.
Desde 2009 a Comunidade Surda acirrou a luta pela educação bilíngue. Um dos reflexos dessa luta pode ser visto na Lei 13.146/15, a chamada Lei da Inclusão. O capítulo IV dessa lei fala do direito à educação. Em relação à Educação de Surdos, a lei cita que o poder público deve assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:
Qual desses parâmetros, obrigatoriamente, aparece em qualquer sinal produzido?
Segundo Quadros e Karnopp (2004, p. 47), “A fonologia das línguas de sinais é o ramo da linguística que objetiva identificar a estrutura e a organização dos constituintes fonológicos, propondo modelos descritivos e explanatórios”. Para as autoras, essa ciência teria duas tarefas principais para as línguas de sinais. São elas:
Ensinar língua materna com foco no ensino da
gramática demanda atentar-se ao fato de que há
diferentes tipos de gramática. Assim, cada tipo
específico de gramática que é trabalhado em sala de
aula resulta em atividades distintas e atendem a
objetivos diferentes de ensino. Sobre os diferentes
tipos de gramática, relacione as colunas a seguir e
assinale a alternativa que representa a sequência
correta.
(1) Gramática histórica
(2) Gramática gerativa
(3) Gramática cognitivo-funcional
(4) Gramática tradicional
( ) Surge a partir dos estudos de Chomsky na década de 50 . Ela analisa a estrutura gramatical das
línguas, percebendo a linguagem como reflexo de
um conjunto de princípios inatos.
( ) Amplia o escopo dos estudos linguísticos para
além da estrutura, incluindo também o evento de
fala. Ela analisa a estrutura gramatical e também a
situação de comunicação.
( ) Também chamada de gramática normativa, é
comumente utilizada nas escolas e dedica-se ao
estudo da norma culta de uma língua.
( ) Volta-se para o estudo da sequência de fases
evolutivas de uma língua, portanto acompanha as
fases de desenvolvimento de uma língua desde sua
origem.
Estudiosos mundo afora têm se dedicado a responder questões inerentes à aquisição das línguas. Dentre as hipóteses existentes para explicar a aquisição da linguagem, assinale a alternativa que apresenta afirmações relacionadas à hipótese do inatismo.
Leia o poema Pronminais de Oswald de Andrade.
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da nação brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro
Esse texto poderia ser utilizado em uma aula de
português para fomentar discussões e reflexões
sobre:
Marque a alternativa falsa em relação ao objetivo do uso dos exemplos de comportamentos de pais e filhos no texto.
Marque a alternativa correta quanto ao uso ou não
da crase nos três enunciados abaixo,
respectivamente.
As Coordenações do IFTO se propõem bastante
___ construir uma educação de qualidade.
Nós, alunos do IFTO, aspiramos ___ pesquisa
voltada para melhoria da vida das pessoas.
As queimadas em Palmas ultrapassam ___
capacidade de se suportar as fumaças constantes.
Segundo Luckesi (2011:263), “a Avaliação da aprendizagem é um recurso disponível ao educador para que auxilie o educando na busca de sua autoconstrução e de seu modo de estar na vida mediante aprendizagens bem sucedidas”. Nesse sentido, no que concerne à avaliação numa ótica operacional, é correto afirmar:
Alguns processos administrativos geram relatórios que devem ser auditados pelos órgãos de controle internos ou externos. É comum a necessidade de digitalizar tais documentos para facilitar seu compartilhamento. Considerando esta situação, analise as seguintes afirmações e assinale a opção incorreta.