Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 3 de 3 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 3
Questões por página:
Q782631

De acordo com Tiryakian, há indicações suficientes para se sugerir que o projeto intelectual ambicioso de Durkheim era constituído por três metas interligadas, as quais representam o pensamento de Durkheim. Sobre essas, analise as afirmativas abaixo:

1. Estabelecer a Sociologia como uma disciplina científica e rigorosa.
2. Proporcionar a base da unidade e unificação das Ciências Sociais.
3. Proporcionar a base empírica, racional e sistemática da religião civil da sociedade moderna.
4. Proporcionar uma base eminentemente política para a Sociologia.

Assinale 

Carregando...
Q782630

No texto clássico “Da Divisão do Trabalho Social”, Durkheim analisou os modos de consenso e coesão entre os indivíduos nas sociedades “arcaicas” e modernas e sua relação com a divisão do trabalho. Assinale, dentre as afirmativas abaixo, a que corretamente apresenta o modo pelo qual Durkheim compreendeu esses mecanismos de solidariedades social. 

Carregando...
Q782633

Leia atentamente as assertivas abaixo e identifique os seus respectivos autores - se Weber, Durkheim ou Marx.

I. “O concreto é concreto porque é a síntese de múltiplas determinações, isto é, unidade do diverso. Aparece no pensamento como processo de síntese, como resultado, não como ponto de partida, ainda que seja o efetivo ponto de partida e, em consequência, o ponto de partida também da intuição e da representação”
II. “No campo das ciências sociais, [...] o que nos interessa é o aspecto qualitativo dos fatos. [...] Nas ciências sociais, se trata da intervenção de fenômenos espirituais, cuja compreensão por revivência constitui uma tarefa especificamente diferente da que poderiam, ou quereriam, resolver as fórmulas do conhecimento exato da natureza.”
III. “Muitas vezes se pensou que tais fenômenos [sociais], por causa de sua extrema complexidade, ou eram refratários à ciência, ou só poderiam entrar nela reduzidos a suas condições elementares, sejam psíquicas, sejam orgânicas, isto é, despojados de sua natureza própria. Procuramos estabelecer, ao contrário, que era possível tratá-los cientificamente sem nada retirar-lhes de seus caracteres específicos.” 

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) D
  • 3) B
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282