O projeto de transformação da epistemologia geográfica envolve assimilação da lógica formal positivista, enaltecendo assim o rigor do modelo científico das ciências físicas e a expressão da linguagem matemática, erigida como linguagem universal da ciência.
HAESBAERT.R. (Org) Territórios Alternativos. São Paulo: Contexto ,2011)
O método hipotético – dedutivo, que sobrepõe a hipótese ao empirismo, considerando como ponto de partida e de chegada no processo de conhecimento, é característica da
É uma das expressões relacionadas ao aspecto espacial do processo de urbanização da sociedade, sendo esta caracterizada como um sistema integrado e articulado de cidades em um determinado território. Esta é a definição de
Durante o período da pré-industrialização, momento em que a economia nacional era baseada nas atividades agrícolas de exploração, a organização do território era do tipo
Os PCN´s de Geografia buscam nortear os professores sobre práticas pedagógicas que permitam colocar aos alunos as diferentes situações de vivências com os lugares, para que estes possam construir compreensões novas e mais complexas do espaço geográfico. De acordo com esses documentos, uma aula não deve estar voltada somente para a transmissão de conteúdos, mas para um espaço capaz de garantir uma aprendizagem que envolva um todo.
A partir dos PCN´s e da participação do corpo docente nos processos educativos e formativos, uma proposta que assume a prática do papel do profissional de Geografia deve propor
Sobre a gestão dos recursos hídricos, é um fundamento da Política Nacional de Recursos Hídricos, prevista na Lei n° 9.433/1997:
A Ciência Geográfica corresponde à necessidade de descrição e explicação do mundo: da natureza que nos envolve e cujas leis de funcionamento nos interessam, bem como da sociedade, cujas leis, mais complexas e mutáveis, igualmente fazem parte dos interesses dos homens. Sobre as concepções do pensamento geográfico, assinale a alternativa correta.
A Geografia, como disciplina escolar e enquanto ciência do espaço, deve ser encarada como parte do conhecimento científico a ser adquirido pelos alunos, através de operações espaciais.
Cruz, Maria Tereza Sousa. A aprendizagem da Geografia e a formação de conceitos geográficos, Rio Claro-SP, 1982, p. 48.
Considerando os conhecimentos e habilidades dessa ciência, os saberes do profissional estão voltados para
Nos últimos anos desenvolveram-se discussões acerca da formação de professores e os avanços do planejamento pedagógico. Nesse sentido, têm sido produzidos conhecimentos sobre o planejamento da ação docente, como espaço para adequar o ambiente escolar aos objetivos do desenvolvimento social. Assim, o ato de planejar constitui-se em uma ação pedagógica com o objetivo de aproximar a escola das atividades da sociedade. Considerando a questão do planejamento pedagógico, sua ação envolve aspectos como
Os processos de conservação dos solos estão ligados ao controle dos agentes erosivos que atuam no desprendimento e arraste de partículas causados pela ação da água e dos ventos. Sobre o assunto, o termo correto para definir a forma de erosão caracterizada pela remoção de camadas superficiais finas de solo, com desgaste uniforme e suave de suas partículas em toda a extensão sujeita ao agente erosivo, retirando também a matéria orgânica, prejudicando assim suas características físicas, é
O processo de produção do espaço urbano sob a lógica capitalista tem como resultado uma cidade segregada. De um lado, encontram-se localidades atendidas com todas as benesses urbanas e, de outro, existem áreas completamente abandonadas pelo poder público. Nesse sentido, o capitalismo veio transformar as condições socioambientais apresentando uma vulnerabilidade socioambiental, que se relaciona com
Sobre a corrente do pensamento geográfico que surgiu no século XIX, na Alemanha, considera-se que nesse mesmo período existiram teorias que procuravam explicar, a partir dos fatores naturais, principalmente do clima, as desigualdades sociais e econômicas entre os povos. Essa escola do pensamento geográfico era caracterizada como
A produção do espaço urbano sofreu grandes transformações, sendo um processo histórico e social caracterizado pela apropriação dos recursos naturais pela população e pelo progresso técnico científico. Nesse contexto, com o desenvolvimento técnico-científico-informacional que marcou o mundo atual, o espaço geográfico