Para a formulação do II Plano Distrital de Políticas para Mulheres do Distrito Federal (II PDPM-DF), foram realizadas oficinas de escuta pela equipe da SMDF - Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal. Sobre essas oficinas de escuta, assinale a alternativa incorreta.
Brasília é muito mais que o centro político do Brasil, é um polo econômico em uma cidade atípica e diversificada. Possui um expressivo mercado consumidor, com 2,9 milhões de pessoas com renda média até três vezes maior que a nacional, o que evidencia um grande potencial de desenvolvimento. Sobre a economia da capital Federal, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Desde antes da sua criação, Brasília já começava a desenvolver uma economia local. Ainda em 1960, já existiam mais de 2 mil estabelecimentos comerciais. Por volta de 1965, no Plano Piloto moravam quase 90 mil pessoas e mais 130 mil nas chamadas cidades satélites.
( ) Na época da construção da cidade de Brasília, as redes ferroviárias e rodoviárias estavam em pleno funcionamento e, ao longo dos anos, foram se expandindo, o que estimulou uma maior ocupação do Centro-Oeste do Brasil. Esse processo, inclusive, continua até hoje.
( ) A partir dos anos 80, a construção civil perdeu força e não era mais a grande propulsora da economia local, ao passo que o turismo está em expansão desde o final dos anos 90, quando passou a receber visitantes para lazer e cultura.
( ) O setor de serviços, que já em 1980 empregava 75% da população economicamente ativa do Distrito Federal, atualmente é responsável por 71% de toda a atividade econômica
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo
Com relação aos subcolegiados do Conselho Administrativo da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – COARIDE, assinale a alternativa correta.
A Portaria MS/GM nº 529/2013 institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), que tem por objetivo geral contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. Considerando os conceitos de cultura de segurança do paciente descritos nesta portaria, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Cultura na qual todos os trabalhadores, incluindo profissionais envolvidos no cuidado e gestores, assumem responsabilidade pela sua própria segurança, pela segurança de seus colegas, pacientes e familiares.
( ) Cultura que encoraja e recompensa a unidade que não possui nenhuma notificação de falhas.
( ) Cultura que prioriza a segurança acima de metas financeiras e operacionais.
( ) Cultura que, a partir da ocorrência de incidentes, promove a punição com a finalidade de evitar novos eventos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
O Planejamento Estratégico Situacional é um método que trabalha no processamento de problemas atuais, problemas potenciais (ameaças e oportunidades) e macroproblemas. Considerando o triângulo de governo, a (o) ______ refere-se ao quanto de controle o ator tem sobre a situação que pretende governar.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Uma das doenças oculares é a Ceratocone, sendo uma enfermidade não inflamatória, que afeta a estrutura da (o) ______.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
O sistema de informação no setor de saúde representa um grande impacto na melhoria da gestão, da qualidade da assistência e satisfação dos pacientes. Considerando a Portaria nº 1.412 de julho de 2013, que institui o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), analise as afirmativas.
I. A operacionalização do SISAB será feita por meio da estratégia do Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS/MS) denominada e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB).
II. Os Municípios deverão adquirir os sistemas de "software", com recursos próprios necessários à implementação da estratégia e-SUS AB.
III. Será disponibilizado, no âmbito do SISAB, módulo de Atenção Domiciliar (AD) para os Serviços de Atenção Domiciliar, compostos por Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP).
IV. O SISAB passa a ser o sistema de informação vigente para fins de financiamento dos Serviços de Atenção Básica, exceto para a Atenção Domiciliar
Estão corretas as afirmativas:
Sobre a Tuberculose, analise as afirmativas abaixo.
I. A Tuberculose é uma doença de transmissão aérea e ocorre a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, expelidos pela tosse, pelo espirro ou pela fala de pessoas com tuberculose pulmonar ou laríngea.
II. Somente a pessoa portadora de tuberculose laríngea ativa transmite a doença.
III. Os bacilos que se depositam em roupas, lençóis, copos e outros objetos dificilmente se dispersam em aerossóis e, por isso, não desempenham papel importante na transmissão da doença.
IV. O principal reservatório é o ser humano. Outros possíveis reservatórios são gado bovino, primatas e outros mamíferos.
Estão corretas as afirmativas:
Sobre a doença da Raiva, assinale a alternativa correta.
Sobre a investigação epidemiológica e notificação dos casos de doenças e agravos relacionados ao trabalho, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A notificação das doenças e dos agravos relacionados ao trabalho no Sistema de Informação de Agravos de Notificação tem caráter estritamente epidemiológico e de vigilância.
( ) As intoxicações exógenas suspeitas e confirmadas relacionadas ao trabalho também devem ser notificadas em ficha do Sistema de Informação de Agravos de Notificação.
( ) Os casos de doenças e de agravos relacionados ao trabalho devem ser notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação somente após a confirmação da relação com o trabalho, por meio da investigação epidemiológica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Sobre os critérios diagnósticos para síndrome de dependência química, analise as afirmativas abaixo.[
I. Evidência de tolerância definida por necessidade de quantidades cada vez menores da substancia para obter intoxicação ou efeitos desejados.
II. Evidência de tolerância definida por aumento acentuado do efeito com o uso continuado da mesma quantidade da substancia.
III. Abandono ou redução de atividades sociais, ocupacionais ou recreativas em razão do uso da substancia.
IV. Desejo persistente ou esforços infrutíferos para reduzir ou controlar o uso da substância.
Estão corretas as afirmativas:
Sobre as diretrizes para a telessaúde no Brasil no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), analise as afirmativas abaixo.
I. Maior satisfação do usuário, maior qualidade do cuidado e menor custo para o SUS.
II. Atender aos princípios básicos de qualidade dos cuidados de saúde: segura, oportuna, efetiva, eficiente, equitativa e centrada no paciente.
III. Ampliar filas de espera e tempo para atendimentos ou diagnósticos especializados.
IV. Evitar os deslocamentos desnecessários de pacientes e profissionais de saúde.
Estão corretas as afirmativas: