Toda máquina térmica funciona em ciclos, ou seja, executa etapas que se repetem periodicamente. Portanto, de acordo com a segunda lei da termodinâmica, é correta a seguinte afirmativa:
Ao por em funcionamento uma bomba centrífuga recém reparada, que abastece a caixa dágua do prédio administrativo de uma fábrica de embalagens plásticas, a equipe de manutenção constatou que o rotor da bomba girava em sentido contrário ao correto. Sabendo-se que a bomba é acionada por um motor elétrico trifásico, para corrigir o sentido de rotação, será necessário inverter a ligação:
Duas chapas de aço sendo uma com espessura de 1/2" e outra com espessura de 3/4" foram unidas por intermédio de quatro rebites, todos com diâmetro de 10mm. O conjunto assim formado está submetido a uma força de tração de 6,28kN perpendicular ao eixo dos rebites que acarreta na seção transversal indicada dos rebites uma tensão de cisalhamento, em MPa, cujo valor aproximado vale:
A Norma Regulamentadora NR 12 sofreu substancial modificação, tendo, apenas seu corpo descritivo, 86 páginas. Atualmente possui 12 anexos, que tratam de distâncias de segurança e requisitos para o uso de detectores de presença optoeletrônicos (anexo I) a equipamentos de guindar para elevação de pessoas e realização de trabalho em altura (anexo XII). Esta norma e seus anexos estabelecem:
A NR 6, do Ministério do Trabalho e Emprego, trata da regulamentação de todo dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador e que o protege de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Estes dispositivos são conhecidos pela sigla:
Corrosão eletroquímica pode ocorrer pela existência de heterogeneidade no sistema metal-meio corrosivo, por formação de pilha de aeração diferencial. Como medida para minimizar tal ocorrência podemos citar:
A corrosão, em geral associada a casos de deterioração de materiais, pode ter, também, aspecto benéfico de grande importância industrial. Um exemplo dessa ação benéfica do processo de corrosão é:
A figura abaixo mostra um diagrama de equilíbrio defases binário isomorfo hipotético das ligas AB.
Uma determinada liga apresenta, na temperatura T2, 90 kg do elemento químico B presente na fase sólida e 70 kg do elemento químico B presente na fase líquida. É correto afirmar que a percentagem de B desta liga é:
Considere o diagrama Força (em kN) versus Alongamento (em mm) mostrado na figura apresentada abaixo, obtido a partir de um ensaio de tração uniaxial de um corpo-de-prova metálico de seção resistente circular e base de medidas (L0) para medição das deformações igual a 50 mm, no qual observa-se o segmento AB que é paralelo ao trecho linear elástico:
Considerando que o diagrama foi obtido utilizando-se equipamento e acessórios adequados e que o ponto A representa a ruptura do corpo-de-prova, é correto afirmar que a deformação plástica permanente do material após a ruptura do corpo-de-prova ensaiado é aproximadamente igual a:
A variável adimensional da mecânica dos fluidos que é dada pela razão entre a velocidade de um corpo que se move num fluido e a velocidade do som nesse mesmo fluido chama-se número de:
Considere o quadro a seguir que mostra quatrotransformações termodinâmicas de um gás perfeito:
Pode-se afirmar que não houve realização de trabalho e que todo calor absorvido ou cedido foi igual ao trabalho, respectivamente, nas transformações:
O ciclo-padrão de ar Brayton é o ciclo ideal para uma máquina térmica de ciclo aberto que utiliza um processo de combustão interna ou de ciclo fechado que utiliza processos de troca de calor. Pode-se, então, concluir, que essa máquina térmica é um exemplo de:
Dentre os vários tipos de acessórios utilizados em tubulações industriais, citam-se aqueles empregadospara fazer o fechamento da extremidade de um tubo,sendo um exemplo mostrado na figura a seguir. É correto afirmar que a peça da figura é um(a) :
A transmissão de calor ocorre nos materiais em qualquer dos seus três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Nos líquidos e nos gases a transferência de calor ocorre por:
Pense no ciclo ideal para uma unidade motora simplesa vapor conforme apresentado na tabela a seguir.
Por conseguinte, pode-se concluir que a unidade motora representa o ciclo de: