Texto para responder à questão.
O texto em análise evidencia um narrador:
Texto para responder à questão.
Ao utilizar formas típicas da linguagem oral e coloquial, o autor produz um texto com tom predominantemente:
Texto para responder à questão.
O autor, a partir do título, já aponta que se considera um aprendiz. No desenrolar do texto, há frases que indicam essa crença de que é um aprendiz, conforme aponta a passagem transcrita a seguir:
Texto para responder à questão.
Em " - Não pode ser! - REPETIA INCRÉDULO, IRRITADO. - Eu vi o avião cair!" o segmento destacado foi iniciado por travessão haja vista:
Texto para responder à questão.
Sobre o texto, é correto afirmar que: I. A descrição feita no primeiro parágrafo colabora para que o leitor perceba a importância da irmã para o narrador. II. A caçamba da picape alude, através de linguagem conotativa, à nova experiência vivida pela irmã. III. Ao dizer que ela não olha para trás, tal como fazia na infância, o narrador ressalta a pouca importância que a irmã dava à família. Está correto o que se afirma apenas em:
Texto para responder à questão.
Em '"O MUNDO LÁ FORA VAI TE TRUCIDAR!" eu dizia com os olhos, "AINDA DÁ TEMPO DE DESISTIR!", mas ela nem sequer olhava pra trás' as orações destacadas, em relação ao verbo DIZIA, exercem a função sintática de:
Texto para responder à questão.
A linguagem literária apresenta diferenças singulares, muito embora tenha uma estreita relação com o discurso comum. O texto em análise faz uso da linguagem literária, por ser: