Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 20 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q751264

A doença trombótica é comum e tem graves consequências, como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, trombose venosa profunda e embolia pulmonar. Em relação a farmacologia e farmacoterapia nos distúrbios da coagulação é correto afirmar:

Carregando...
Q751252

Os agentes anti-inflamatórios não esteroidais terapêuticos (AINE) estão entre os agentes terapêuticos mais utilizados no mundo. Em relação aos anti-inflamatórios não esteroidais, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q751257

As tetraciclinas são antibióticos de largo espectro. Esse grupo inclui a doxiciclina, oxitetracilina e a minociclina, em relação ao mecanismo de ação dessa classe é correto afirmar que:

Carregando...
Q751251

A programação de medicamentos tem como principal objetivo manter o abastecimento de medicamentos das farmácias dos serviços de saúde, compatibilizando os recursos disponíveis com as necessidades. Sobre a programação, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q751249

A Resolução n° 585, de 29 de agosto de 2013, regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico. Diante das atribuições clínicas do farmacêutico relativas ao cuidado à saúde, nos âmbitos individual e coletivo, analise as afirmativas a seguir

I - Estabelecer e conduzir uma relação de cuidado centrada no paciente.

II - Analisar a prescrição de medicamentos quanto aos aspectos legais e técnicos.

III - Não é atribuição clínica do farmacêutico prescrever, conforme legislação específica, no âmbito de sua competência profissional.

IV - Identificar, avaliar e intervir nas interações medicamentosas indesejadas.

V - Não é atribuição clínica do farmacêutico solicitar exames laboratoriais, no âmbito de sua competência profissional, com a finalidade de monitorar os resultados da farmacoterapia.

Está correto o que se afirma em:

Carregando...
Q751263

Farmacoeconomia é a aplicação da economia ao estudo dos medicamentos com a otimização da utilização de recursos financeiros sem prejuízo à qualidade do tratamento. Em relação à farmacoeconomia é correto afirmar:

Carregando...
Q751256

A absorção de fármacos e, consequentemente, a biodisponibilidade de um fármaco dissolvido são influenciadas por fatores inerentes ao fármaco. O tipo de forma farmacêutica e seu método de preparação também podem influenciar na biodisponibilidade. Marque a alternativa correspondente a forma farmacêutica que possui a maior biodisponibilidade.

Carregando...
Q751248

Considerando os três sistemas de distribuição de medicamentos mais utilizados pelos hospitais: dose coletiva, dose individualizada e dose unitária. Assinale a opção que apresenta, respectivamente, uma característica de cada um desses sistemas.

Carregando...
Q751267

A Resolução n° 338, de 06 de maio de 2004, aprova a Política Nacional de Assistência Farmacêutica, no contexto de assistência farmacêutica e atenção farmacêutica, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q751250

O Ministério de Estado da Saúde através da Portaria n° 702, de 21 de março de 2018, altera a Portaria de Consolidação n° 2/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para incluir novas práticas na Política Nacional de Práticas lntegrativas e Complementares- PNPIC. Em relação à Portaria n° 702, de 21 de março de 2018, assinale a alternativa que exemplifique algumas das práticas incluídas.

Carregando...
Q751262

A farmacoterapia do câncer engloba várias classes medicamentosas, onde as principais são os antineoplásicos. Em relação aos antineoplásicos, a alternativa correta é:

Carregando...
Q751255

Epidemiologia é a ciência que estuda os fatores que determinam a frequência e a distribuição das doenças nas coletividades humanas. Em relação aos conceitos epidemiológicos, é correto afirmar que:

Carregando...
Q751266

Segundo o Ministério da Saúde para a implementação da Assistência Farmacêutica é fundamental o ciclo da assistência farmacêutica, que é um sistema constituído pelas etapas de seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação. Nesse contexto é correto afirmar que:

Carregando...
Q751261

Segundo a ANVISA, Farmacovigilância é a monitorização dos eventos e reações adversas aos medicamentos na etapa de pós- comercialização. Em relação aos termos utilizados na farmacovigilância, analise os itens a seguir

I - Embalagem primária ou secundária deteriorada, rompimento de blisters e falta de informação no rótulo são exemplos de ocorrência de queixas técnicas.

II - Evento adverso é a ocorrência de qualquer efeito não desejado, em humanos, decorrente do uso de produtos sob vigilância sanitária.

III - Efeito extrínseco está relacionado as reações adversas causadas pelo princípio ativo do medicamento

IV - A Notificação de recolhimento é feita pela ANVISA ou por qualquer profissional da saúde, para que inicie o procedimento de recolhimento de um produto farmacêutico.

Está correto o que se afirma em:

Carregando...
Q751254

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) as doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte no mundo. Diversas classes de fármacos são utilizados na terapêutica cardiovascular como, por exemplo, os digitálicos como a digoxina. A respeito do mecanismo de ação dos digitálicos é correto afirmar que:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) E
  • 3) E
  • 4) A
  • 5) A
  • 6) D
  • 7) B
  • 8) B
  • 9) E
  • 10) C
  • 11) B
  • 12) C
  • 13) A
  • 14) A
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282