Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 19 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Em óptica geométrica, grande parte dos resultados obtidos, ocorre mediante aproximação chamada paraxial, ou seja, para pequenos ângulos. Na figura a seguir, uma lâmpada encontra-se posicionada em frente de um espelho esférico; os raios de luz saindo da lâmpada seguem a trajetória indicada, pois ela está situada:


Carregando...

No próximo desenho, o bloco de massa m, encontra-se em equilíbrio estático em um plano inclinado, ou seja, está na iminência de escorregar. Para um ângulo φ=45, o coeficiente de átrio estático (μE) nesse caso será então de:


Carregando...

Ao tentar solucionar a discrepância entre teoria e experiência, para a questão da radiação de um corpo negro, o físico Max Planck obteve uma expressão para densidade de energia que se baseava fortemente no conceito de quantização do(a):

Carregando...

Um precipitador eletrostático, também chamado muitas vezes de filtro de ar eletrostático, é um equipamento para controlar a poluição em fábricas que emitem gases e partículas poluentes na atmosfera. Tal equipamento, captura os poluentes e libera os gases limpos na atmosfera. Uma mancha de poeira em um desses precipitadores tem 1,000x1012 prótons, e possui uma carga de - 5nC. Utilizando os princípios da eletrostática, pode-se dizer que o número de elétrons na mancha de poeira é de:

Dados: carga elétrica elementar 1,6x10-19C.

Carregando...

Um gás ideal inicialmente a 0,85 atm e 66 ºC, expande-se até que seu volume, pressão e temperatura sejam respectivamente 94 mL, 0,60 atm e 45 °C. Sob tais condições, o volume inicial desse gás era de, aproximadamente:

Carregando...

As correntes, medidas em amperes, cruzando os resistores R1, R2 e R3 no circuito a seguir, são aproximadamente de:

Carregando...

No circuito a seguir, a corrente cruzando a bateria de 10V é de:

Carregando...

Na figura a seguir, pode-se ver várias esferas rolando nos diferentes níveis de uma rampa em degraus. Designando a energia potencial gravitacional de uma esfera por Ep. é correto então afirmar que:


Carregando...

0 período de um pêndulo é de 3,0 s quando a medida é feita no referencial no qual o pêndulo está em repouso. Entretanto, quando essa mesma medida é feita por um observador movendo-se a 0,95c em relação a esse mesmo pêndulo, ele encontra um período de:

Carregando...

São grandezas vetoriais:

Carregando...

0 oxigênio tem ponto de ebulição em 90,10 K. Qual a leitura aproximada dessa temperatura na escala Fahrenheit?

Carregando...

Em 1913, Niels Bohr e Ernest Rutheford idealizaram um modelo atômico que era baseado em um conjunto de postulados. Um desses postulados era sobre a órbita eletrônica, isto é, as órbitas clássicas, não seriam mais possíveis, um elétron se moveria agora em uma órbita que respeitasse a quantização do(a):

Carregando...

Dentre as alternativas a seguir, é correto afirmar que uma onda sonora:

Carregando...

A figura a seguir, ilustra uma versão simplificada do aparato que foi utilizado no estudo do efeito:

Carregando...

O comprimento de onda (λ) da onda descrita pela equação a seguir é, em unidades do (SI): adote π=3,14 nos cálculos.


Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) E
  • 3) B
  • 4) B
  • 5) A
  • 6) B
  • 7) D
  • 8) B
  • 9) C
  • 10) B
  • 11) C
  • 12) E
  • 13) D
  • 14) E
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282