Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 8 de 8 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 8
Questões por página:
Q631000

"Macabéa fingia enorme curiosidade escondendo dele QUE ELA nunca entendia TUDO muito bem e que ISSO era assim mesmo. Mas ele, galinho de briga que era, arrepiou-SE todo com a pergunta tola e que ele não sabia responder." Nesse período do texto há alguns elementos que estabelecem relações com termos anteriores; o elemento anafórico que se refere a uma oração anterior é:

Carregando...
Q630999

A acentuação é um tema inerente aos postulados gramaticais que, indiscutivelmente, concebe-se como um fator relevante, em se tratando da linguagem escrita. No texto, são acentuadas, seguindo a mesma regra de acentuação, as palavras:

Carregando...
Q631004

Com base no sentido das classes gramaticais ou de suas funções sintáticas, empregadas no período "Eles não sabiam como se passeia. Andaram sob a chuva grossa e pararam diante da vitrine de uma loja de ferragem onde estavam expostos atrás do vidro canos, latas, parafusos grandes e pregos. E Macabéa, com medo de que o silêncio já significasse uma ruptura.", é correto afirmar que:

Carregando...
Q630998

Sobre os elementos destacados do trecho "E a moça, bastou-lhe vê-lo para torná-lo imediatamente sua goiabada-com-queijo." é correto afirmar que:

Carregando...
Q631003

Para que se possa desfazer a ambiguidade, encontrada em "Ele a olhara enxugando o rosto molhado com as mãos.", a frase deve ser reescrita, sem prejuízo das informações originais do texto e de sua correção gramatical, da seguinte forma:

Carregando...
Q630997

Sobre os elementos destacados do fragmento "- Eu também acho esquisito, mas minha mãe botou ele por promessa a Nossa Senhora da Boa Morte", leia as afirmativas. I. O uso do pronome em BOTOU ELE atende ao padrão culto da língua. II. O modo das formas verbais ACHO e BOTOU é determinado sobretudo pelas hipóteses que se verificam entre o conteúdo das orações. III. A palavra MAS é uma conjunção coordenativa. Está correto apenas o que se afirma em:

Carregando...
Q631002

A norma-padrão de colocação pronominal do pronome oblíquo é contrariada na seguinte passagem do texto:

Carregando...
Q631001

Assinale a alternativa em que a oração subordinada destacada, transcrita do texto, é um efeito da oração principal.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) D
  • 3) A
  • 4) B
  • 5) B
  • 6) A
  • 7) A
  • 8) D
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282