Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 30 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q563070

Assinale a única alternativa que contém frase inteiramente de acordo com as normas da língua-padrão.

Carregando...
Q563056

A publicação de manchetes e títulos nem sempre garante clareza e objetividade. A ambiguidade pode às vezes ser intencional, mas há também casos injustificáveis. Nas alternativas abaixo, colhidas de jornais variados, reproduzem-se manchetes literalmente ambíguas, exceto uma, Assinale-a.

Carregando...
Q563044

Para comprovar sua teoria quanto à facilidade para se travar uma boa conversa em Belém com um desconhecido, o cronista parte do pressuposto que

Carregando...
Q563051

Assinale a única alternativa que mostra uma frase construída com as formas participiais flexionadas de acordo com as normas da língua-padrão.

Carregando...
Q563049

O professor pediu aos alunos que lhe mandassem por e-mail pequenos resumos dos dois livros discutidos em aula, mas aproveitou para incluir uma questão gramatical: era obrigatório usar a palavra “anexo” na mensagem. Qual das alternativas abaixo mostra o trecho da mensagem que atendeu corretamente o pedido do professor e está de acordo com as normas da língua-padrão?

Carregando...
Q563063

Assinale a única alternativa em que os operadores argumentativos estão empregados coerente e corretamente.

Carregando...
Q563068

Assinale a única alternativa que contém frase inteiramente de acordo com as normas da língua-padrão.

Carregando...
Q563055

No dia seguinte, de novo o redator do jornal deu ordem para que houvesse uma mudança, agora num trecho da página de esportes, onde se lia: “O Barcelona estava 8 pontos à frente do Atlético de Madrid, mas em apenas 3 jogos deixou o adversário se igualar e agora vê perigar o título de campeão espanhol.”
Desta feita, criticou o excesso de orações coordenadas e determinou a reescritura com orações subordinadas, mantendo-se porém todo o conteúdo informacional. A forma correta resultante foi esta:

Carregando...
Q563062

Assinale a alternativa que contém exemplo de incoerência vocabular decorrente de uma escolha inadequada para a línguapadrão.

Carregando...
Q563048

Observe nas alternativas abaixo as reescrituras de trechos da crônica e assinale a única em que houve alteração de conteúdo.

Carregando...
Q563067

Assinale a única alternativa que contém frase inteiramente de acordo com as normas da língua-padrão.

Carregando...
Q563050

Assinale a única alternativa que não mostra uma frase construída com verbos devidamente flexionados.

Carregando...
Q563061

Observe como o texto desta notícia está com falhas estruturais no quesito coesão por repetir três vezes o sintagma “boneca Barbie”: “Mais de 50 anos depois da aparição da boneca Barbie, a boneca Barbie da Mattel passará a ter três novos tipos de corpo – alto, com curvas e baixinho – numa tentativa de conter um longo declínio nas vendas da icônica boneca Barbie.”
Assinale a opção que faz o ajuste textual completo, correto e coerente, apelar sem para a repetição e sem contrariar as normas da língua-padrão.

Carregando...
Q563066

O jornal O Globo, na edição de 30/03/2016, publicou a seguinte notícia: “A partir de medições que apontaram discrepâncias nos serviços de terraplanagem de obras no Complexo Esportivo de Deodoro, a 3 ª Vara Criminal do Rio determinou o bloqueio de R$ 128,5 milhões que seriam pagos pela Caixa Econômica Federal às empreiteiras OAS e Queiroz Galvão.” A manchete, irônica e criativa, tinha apenas uma palavra, DUVIDEODORO, formada pela junção do verbo “duvidar” e do substantivo “Deodoro”, sob a influência da forma popular “duvideodó”.
A mídia costuma usar esse recurso para denominar fatos que são notícia. Nas opções abaixo, há cinco dessas palavras. Assinale a única que não é formada pelo mesmo processo das demais.

Carregando...
Q563059

Num trecho da canção “Borbulhas de Amor” (letra/versão de Ferreira Gullar), lê-se: “Tenho um coração dividido entre a esperança e a razão. / Tenho um coração, / Bem melhor que não tivera. / Este coração não consegue se conter ao ouvir tua voz. / Pobre coração, sempre escravo da ternura. / Quem dera ser um peixe / Para em teu límpido aquário mergulhar, / Fazer borbulhas de amor pra te encantar, / Passar a noite em claro dentro de ti.”
Sobre esses versos, está correto afirmar que há metonímia em

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) B
  • 3) D
  • 4) E
  • 5) B
  • 6) D
  • 7) C
  • 8) B
  • 9) D
  • 10) D
  • 11) E
  • 12) D
  • 13) A
  • 14) A
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282