É comum a sobreposição de interpretações a respeito dos conceitos de comunicação pública, comunicação governamental e comunicação política. A comunicação pública:
Segundo Kotler e Armstrong, as entrevistas de grupos focais estimulam uma discussão aberta para que as interações do grupo tragam à luz sentimentos reais. Para os autores, esses grupos devem ter:
Os eventos organizacionais de pequeno e médio porte constituem uma atividade de grande interesse para as empresas, tendo em vista que propiciam o envolvimento direto dos públicos na sua realização. São, assim, um excelente meio de comunicação:
As assessorias de imprensa podem ser internas, mistas ou externas à organização. Em qualquer dessas situações, a utilização de instrumentos como press-releases e press-kits requer alguns cuidados que não contaminem a relação entre a organização e a imprensa. Na utilização desse material devem predominar:
Segundo Roberto Porto Simões, os cientistas de teorias das organizações classificam seis funções organizacionais: produção, finanças, marketing, recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento e administração geral. Porto Simões, no entanto, afirma que existe uma sétima função que se refere à relação de poder entre a organização e todos aqueles agentes com influência que podem interceptar ou desviar sua trajetória. Trata-se da função:
Margarida Kunsch, no seu tradicional livro “Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada”, estabelece algumas diferenças entre planejamento estratégico e administração estratégica. Enquanto o planejamento estratégico prioriza o sistema de planejamento, a administração estratégica prioriza:
O docente-pesquisador e as Instituições de Ensino e Pesquisa são julgados mais pelo que apresentam por escrito do que pelo conjunto de sua obra. Nesse sentido, para CAPES e CNPQ, o produto de difusão científica mais relevante ao avaliar um programa de pós-graduação é
Para Mariângela Haswani, as novas dimensões da comunicação pública devem considerar os sujeitos, os objetos e as finalidades envolvidos no processo. Nesse sentido, uma das grandes linhas de análise e ação da comunicação pública que age na perspectiva de sensibilizar a opinião pública sobre temas de particular interesse social é a comunicação:
Segundo Peter Burke, quatro teóricos foram particularmente importantes para os praticantes da Nova História Cultural. Entre
eles, aquele que trabalhou com conceitos básicos como "carnavalização", "destronar" e "realismo grotesco" é:
Nas empresas, entidades e agências que se dedicam profissionalmente à atividade de Relações Públicas, o registro no Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas:
Marshall McLuhan elaborou importante contribuição aos estudos da comunicação a partir da constatação de que o “meio é a mensagem”. Outra de suas ideias básicas é a distinção entre veículos quentes e frios. Os quentes são aqueles
Veículo impresso de grande alcance de comunicação, em geral ilustrado, que atinge a um público específico de acordo com suas temáticas e linha editorial:
Nos estudos de Relações Públicas, o agregado de opiniões das pessoas que constituem determinado público, em relação a uma organização específica, denomina-se:
Os quatro modelos de Relações Públicas elaborados por Grunig e Hunt são:
Ao estudar o monitoramento ambiental, Kunsch incorpora a abordagem de Davenport sobre a ecologia da informação que se baseia na maneira como as pessoas