Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d

O indianismo foi uma das principais tendências do Romantismo brasileiro e colaborou sobremaneira para a construção da identidade nacional. Os escritores, com o objetivo de definir a etnia brasileira, viam no índio, mais que o branco (colonizador português) ou o negro (vindo de outro continente) o verdadeiro representante da raça brasileira.

Assinale a alternativa que comprova essa afirmação.

Leia o fragmento seguinte do poema “José", de Carlos Drummond de Andrade, e avalie as afirmativas apresentadas sobre ele.

I. A palavra “se" repete-se sempre na mesma posição caracterizando a figura de linguagem denominada “anáfora".

II. A palavra “se" é valorizada pelo eco que faz no interior de outras palavras.

III. O jogo sonoro apoia-se na alternância de sílabas fortes e fracas.

IV. A força de contraste presente nos dois versos finais apoia-se na alternância entre as sílabas fortes e fracas do poema.

Estão corretas as afirmativas:

Considerando essas informações, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA II de forma a confirmar o exemplo com sua classificação referente ao processo de escansão dos versos.


COLUNA II

( ) Versos com 1 sílaba.

( ) Versos com 2 sílabas.

( ) Versos com 3 sílabas.

( ) Versos com 7 sílabas.

( ) Versos com 8 sílabas.

( ) Versos com 9 sílabas.

Assinale a sequência CORRETA.

Considere os textos seguintes e analise os comentários apresentados, assinalando com V os verdadeiros e com F os falsos.

( ) No texto I, há palavras e expressões características da cultura rural da região Centro-Oeste, onde o texto foi editado.

( ) A narrativa que se apresenta no texto I é uma retrospectiva da experiência na escola como também acontece com o texto II, caracterizando-se, por isso, a intertextualidade implícita ou de conteúdo.

( ) Ambos os textos conduzem a uma reflexão sobre a língua portuguesa, pois referem-se a suas características e variações.

( ) As questões apresentadas nos textos mostram que os vários anos de escolarização não vêm resolvendo o chamado “domínio da Língua Portuguesa".

( ) No texto II, há a referência ao problema de a escola dar conta da transmissão e treinamento em direção ao padrão normativo tradicional.

( ) Em ambos os textos, confirma-se que o português brasileiro possui uma grande uniformidade, porque os autores abordam o mesmo tema, apesar de viverem realidades diferentes.

Assinale a sequência CORRETA.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282