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Q750867

A partir do ano 2000, foram realizados estudos sobre o desenvolvimento da atividade de relações públicas na América Latina e no Brasil, buscando entender a influência da cultura nas dimensões nacional e organizacional, tanto na prática das relações públicas, como no papel desempenhado pelo profissional da área. A pesquisa permitiu identificar um padrão específico de comportamento das práticas de relações públicas nos países da América Latina, sendo sintetizados por Ferrari (2009) em algumas das seguintes proposições: I. As sociedades latino-americanas ainda têm características muito conservadoras na maneira de ver o mundo e de administrar seus negócios. II. O baixo status da atividade de relações públicas nas organizações latino-americanas é fruto da cultura interna e externa, uma vez que não há uma clara definição sobre sua função e importância junto à alta administração, assim como no âmbito da sociedade em geral. III. A prática das relações públicas é regulamentada e exercida com regularidade nas organizações latino-americanas, nos quais os gerentes e diretores de Relações Públicas/Comunicação têm seu papel bem definido e estruturado. IV. As organizações ainda relacionam produtividade com a manutenção da estrutura interna da comunicação, ou seja: diante das crises, a área de comunicação é vista como despesa e não como investimento. Quais estão corretas?

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Q750862

Como definição conceitual para “o que são relações públicas”, entende-se que “Como ciência, relações públicas abarca o conhecimento científico que explica, prevê e controla o exercício de poder no sistema organização-públicos. Como atividade, relações públicas é o exercício da administração da função (subsistema) político organizacional, enfocado através do processo de comunicação da organização com seus públicos”. Qual a autoria da definição de relações públicas como Função Política?

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Q750859

O termo “comunicação de massa”, segundo Fortes (2003), surge no século XIX, a partir das transformações econômicas e sociais, refletidas nas concentrações populacionais, caracterizadas pela urbanização e industrialização, ocorridas principalmente nos Estados Unidos e na Europa. Para o autor, os veículos de comunicação de massa “têm por finalidade transmitir ou conduzir informações para estabelecer comunicação ____________________________________, com grande número de pessoas ______________________________”. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

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Q750861

De acordo com Kunsch (2003), “uma das características de relações públicas é que elas envolvem uma forma _______________ de agir, levando a acionar as forças e coordenar adequadamente os trabalhos em torno dos objetivos propostos e das necessidades organizacionais, atentando-se sempre para as reações dos públicos e da opinião pública, mediante um _______________ adequado das ações”. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

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Q750866

Um dos papéis de relações públicas, como parte da gestão estratégica das organizações, é elaborar planos de comunicação de crise, pois se sabe que grande parte das crises é causada por decisões gerenciais e não por acidentes ou desastres naturais. Grunig (2009) recomenda a utilização de princípios da comunicação de crise, sendo um deles o dever da organização assumir que os interesses dos seus públicos são tão importantes quanto os seus próprios, no momento em que a crise se manifestar. A qual dos princípios essa definição se refere?

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Q750865

Os autores Grunig e Hunt identificaram quatro modelos de relações públicas, que foram resgatados por Grunig (2009), analisando que ainda hoje eles podem descrever diferentes percepções associadas às práticas da atividade, correspondendo à quatro formas típicas de entender a natureza e o propósito das relações públicas. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando esses modelos. Coluna 1 1.Agência de imprensa/Divulgação. 2.Informação Pública. 3.Assimétrico de duas mãos. 4.Simétrico de duas mãos. Coluna 2 ( ) É semelhante à assessoria de imprensa, sendo também um modelo de mão única, entendendo as relações públicas apenas como a disseminação de informações favoráveis, relativamente objetivas, através da mídia de massa, da internet ou de meios dirigidos. ( ) Tem o propósito de obter publicidade favorável para uma organização ou para indivíduos na mídia de massa. É um dos modelos assimétricos e desequilibrados que tentam modificar o comportamento dos públicos, mas não o da organização. ( ) Utiliza a pesquisa para planejar e desenvolver mensagens que, provavelmente, conseguirão induzir os públicos a se comportarem como a organização espera. É a persuasão científica, mas é menos eficaz quando uma organização possui muitos conflitos com determinado público. ( ) É baseado na pesquisa e utiliza a comunicação para administrar conflitos e aperfeiçoar o entendimento com públicos estratégicos. As relações públicas se baseiam em negociações e concessões com os envolvidos. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

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Q750860

No composto da comunicação integrada, conforme Kunsch (2003), “a comunicação _______________ é a responsável direta, por meio da gestão estratégica das relações públicas, pela construção e formatação de uma imagem e identidade corporativas fortes e positivas de uma organização, enfatizando os aspectos relacionados a sua missão, visão, valores e filosofia”. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

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Q750872

Em relação à pesquisa quantitativa, o instrumento utilizado para sua realização é o questionário, que se torna o canal de comunicação entre o pesquisador e o pesquisado. Sua clareza e coerência são características que determinarão o seu sucesso. A autora Alves (2015) selecionou algumas dicas para a melhor formatação de um questionário, quando realizado como autopreenchimento, que são apresentadas a seguir. Analise as afirmações abaixo e assinale V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas. ( ) As informações de perfil e de contato, quando não se enquadrarem como filtros, devem ser reservadas para o final. Além disso, caso a coleta seja frente a frente, o instrumento deve apresentar os dados do entrevistador, pois poderá ser feita uma verificação ou auditoria do trabalho realizado, evitando possíveis fraudes. ( ) A diagramação deve facilitar a leitura, e a ordenação das questões necessita obedecer à ordem dos objetivos estabelecidos. As questões devem ser apresentadas de forma lógica e encadeada, com fluidez de leitura e condução. ( ) As perguntas consideradas “filtro” ou “pulo” devem ser previstas na programação do questionário on-line. Caso o instrumento se caracterize como coleta impressa, as indicações devem ser observadas ao lado da resposta, para facilitar o preenchimento por parte do entrevistado. ( ) Quando a resposta for múltipla, sendo possível ter mais de uma alternativa marcada, essa informação deve ser indicada ao lado da pergunta. ( ) A linguagem utilizada deve ser coerente com o perfil do público entrevistado, considerando níveis educacionais e experiência do pesquisado. Para isso, a realização do pré-teste é fundamental. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

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Q750858

Em relação à comunicação organizacional, Ferrari (2009) aponta que é preciso dar atenção ao seu objeto central, _______________, classificando-o em ordem de importância e tornando suas expectativas conhecidas e assimiladas pelas organizações e vice-versa. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

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Q750871

Considerando a comunicação digital, inserida no composto da comunicação integrada, de acordo com Corrêa (2009), analise as assertivas abaixo: I. É construída a partir de uma avaliação de cada ação comunicacional prevista para as três grandes vertentes da comunicação integrada – institucional, interna e mercadológica – e de seu contraponto diante do público ao qual se dirige e dos níveis de eficiência ampliada, caso a ação seja executada por meio do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. II. Pode ser definida como o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, bem como de todas as ferramentas delas decorrentes, para facilitar e dinamizar a construção de qualquer processo de comunicação integrada nas organizações. III. É um processo dinâmico, em transição contínua e irreversível no ambiente das organizações contemporâneas. Quais estão corretas?

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Q750869

Sobre a conceituação lógica de públicos (FRANÇA, 2009), ela possibilita que a interação organização-públicos possa ser realizada de forma mais estratégica, pois permite: I. Dar importância ao estudo e à classificação dos públicos como foco principal da ação organizacional e do trabalho dos comunicadores, e provoca a mudança estratégica no processo de comunicação da organização com seus públicos de interesse. II. Determinar com segurança as redes de relacionamento corporativo pela criação de processos lógicos e inteligentes de relacionamento, programados de acordo com o perfil de cada público e o interesse da organização. III. Desenvolver a comunicação dirigida com cada público, definindo melhor seu conceito e tornando-a mais direta e eficaz. IV. Chegar à criação e à implantação de um processo integrado de comunicação da organização com seus públicos, que a levará a contar com uma comunicação uniforme, eficaz e de uma só voz. Quais estão corretas?

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Q750864

“A capacidade de comunicação dos poderes executivo, legislativo e judiciário obedece a estratégias políticas e institucionais relacionadas à obtenção de visibilidade pública, prestação de contas e disputa de opiniões, apoio e votos” (WEBER, 2011). Isso exige a organização dos sistemas de comunicação pública do Estado em modalidades que permitem identificar a funcionalidade estratégica da comunicação, sendo uma delas caracterizada por atividades que abrangem formas de relacionamento da instituição com o uso de procedimentos, instrumentos e canais que permitem o diálogo personalizado entre um cidadão (ou um grupo restrito de cidadãos) e o agente público. Os eventos são planejados para dar visibilidade ao projeto político, partidário, governamental ou social. A qual modalidade a descrição se refere?

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Q750870

O tipo de pesquisa que se constitui em um dos mais relevantes para a área de relações públicas, conforme Kunsch (2003), que pode ser realizada para analisar as relações da organização com os empregados, consumidores, acionistas, revendedores, comunidade, imprensa, poderes públicos, dentre outros, a fim de atender a demandas específicas ocasionadas pelo comportamento desses públicos e conhecer o que eles pensam sobre a organização, fatos ou acontecimentos e o nível de satisfação nos relacionamentos entre ambos, é a pesquisa de:

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Q750868

A conceituação lógica de públicos, proposta por França (2008), é compreendida por meio de três critérios lógicos, que os dividem em três categorias. Considerando as características de cada uma, relacione a Coluna 1 à Coluna 2. Coluna 1 1.Públicos Essenciais. 2.Públicos Não-essenciais. 3.Públicos de Redes de Interferência. Coluna 2 ( ) São ligados de forma jurídica à organização e dos quais ela depende para sua manutenção e sobrevivência. ( ) São subdivididos em quatro tipos: redes de consultoria e de serviços promocionais; redes de setores associativos organizados; redes de setores sindicais; e rede de setores da comunidade. ( ) Participam das atividades-meio da organização. ( ) Pertencem ao cenário externo da organização. ( ) São subdivididos em constitutivos e não constitutivos ou de sustentação. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

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Q750863

O autor Grunig (2009) apresenta os princípios genéricos de relações públicas de excelência, que descrevem as características de departamentos e programas de relações públicas e o contexto interno e externo da organização, que aumentam a probabilidade de terem valor, tanto para a organização como para a sociedade. As características estão dispostas em sete categorias. Algumas delas são apresentadas a seguir, EXCETO:

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GABARITO:

  • 1) D
  • 2) B
  • 3) B
  • 4) A
  • 5) E
  • 6) C
  • 7) B
  • 8) C
  • 9) D
  • 10) E
  • 11) E
  • 12) E
  • 13) D
  • 14) A
  • 15) C
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