Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 14 de 14 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 14
Questões por página:
Q750610

As Unidades Hospitalares (UH) que queiram habilitar-se à prática da Terapia Nutricional Enteral devem contar com Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN). A EMTN é um __________ obrigatoriamente constituído de, pelo menos, um profissional de cada categoria, a saber: médico, __________, nutricionista e enfermeiro, podendo ainda incluir profissional de outras categorias, habilitados e com ___________ para a prática da Terapia Nutricional. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Carregando...
Q750603

Já está devidamente comprovada, por estudos científicos, a superioridade do leite materno sobre outros tipos de leites. São vários os argumentos em favor do aleitamento materno, dentre eles:

I. Evita mortes infantis, diarreia e infecções respiratórias.

II. Proteção contra câncer de mama e de pulmão.

III. Reduz a chance de obesidade e possui efeito positivo na inteligência.

IV. Diminui o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e alergias.

Quais estão corretos?

Carregando...
Q750615

A RDC 216, que dispõe sobre a higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios, orienta que a área de preparação do alimento deve ser higienizada quantas vezes forem necessárias e imediatamente após o término do trabalho. Devem ser tomadas precauções para impedir a contaminação dos alimentos causada por _______________, pela suspensão de partículas e pela formação de aerossóis. Substâncias __________ e/ou desodorantes em quaisquer das suas formas não devem ser utilizadas nas áreas de preparação e ____________ dos alimentos. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Carregando...
Q750607

Qual é o índice antropométrico que expressa o crescimento linear da criança e que, além disso, melhor indica o efeito cumulativo de situações adversas sobre o crescimento da criança, considerado o indicador mais sensível para aferir a qualidade de vida de uma população?

Carregando...
Q750614

Segundo a RDC 216, que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para os Serviços de Alimentação, “substâncias ou agentes de origem biológica, química ou física, estranhos ao alimento, que sejam considerados nocivos à saúde humana ou que comprometam a sua integridade”, é um conceito de:

Carregando...
Q750613

Os quatro grupos de doenças crônicas de maior impacto mundial (doenças do aparelho circulatório, diabetes, cânceres e doenças respiratórias), segundo o Ministério da Saúde, possuem quatro fatores de risco em comum, quais sejam:

Carregando...
Q750606

De acordo com o Ministério da Saúde, NASF é definido como equipes multiprofissionais compostas por:

Carregando...
Q750605

De acordo com a publicação do Ministério da Saúde “Orientações para a coleta e análise de dados antropométricos em serviços de saúde”, o estado nutricional é o resultado do equilíbrio entre o consumo de nutrientes e o gasto energético do organismo para suprir as necessidades nutricionais (BRASIL, 2007). O estado nutricional pode ter diferentes tipos de manifestações orgânicas, dentre elas, os problemas relacionados ao consumo inadequado de alimentos, tanto por escassez quanto por excesso, como a desnutrição e a obesidade. Como é chamada essa manifestação orgânica?

Carregando...
Q750612

Os determinantes sociais do processo saúde/doença são condições importantes que devem ser avaliados na prevenção das doenças crônicas não transmissíveis. Quais são esses três determinantes que estão relacionados à saúde da população brasileira?

Carregando...
Q750617

Frente a Recomendação nº 007/2016 do Conselho Federal de Nutricionistas sobre cirurgia bariátrica. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) Evitar emitir laudo nutricional para cirurgia bariátrica com apenas uma consulta, tendo em vista a importância do acompanhamento nutricional prévio. ( ) A expedição do laudo pelo nutricionista é contraindicada nos casos em que a obesidade é decorrente de doenças endócrinas; em jovens em fase de crescimento; nos casos de pacientes com dificuldade de compreender riscos, benefícios, resultados esperados, alternativas de tratamento e mudanças no estilo de vida requeridas pela cirurgia, cuja liberação deverá ser, preferencialmente, conjunta com a equipe multiprofissional. ( ) Após a cirurgia, o acompanhamento sistemático deve ocorrer, tendo em vista que a orientação nutricional é fundamental para melhora da terapia, qualidade de vida e bem-estar do paciente. ( ) Para determinação da conduta nutricional a ser seguida no pós-operatório, deverão ser observadas as particularidades da técnica cirúrgica aplicada, no sentido de evitar a desnutrição proteico-calórica e carências nutricionais comuns nos casos de cirurgia bariátrica, prevenir complicações pós-cirúrgicas em nível nutricional e dar continuidade às mudanças de hábitos alimentares. ( ) A prescrição da suplementação de vitaminas, minerais e demais nutrientes deverá observar a individualidade de cada caso e as normas regulamentadoras estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q750604

Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, no que se refere às orientações para crianças, maiores de 4 meses, em uso de leite de vaca, segundo o Caderno nº 23 Saúde da Criança: Aleitamento Materno e Alimentação Complementar do Ministério da Saúde. ( ) A partir do quarto mês de vida, não é mais necessário diluir o leite de vaca integral. ( ) Nesta idade, deve-se iniciar a introdução dos alimentos complementares. ( ) Deve-se oferecer água entre as refeições. ( ) O consumo máximo de leite não deve ultrapassar 500 ml por dia. ( ) A criança deverá receber uma papa salgada (almoço ou jantar) e uma fruta, além do leite sem adição de açúcar. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q750616

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Caderno de Atenção Básica nº 39 do Ministério da Saúde) define sua atuação nas Redes de Apoio à Saúde da seguinte forma: I. Analisa as solicitações de apoio e identifica necessidades das equipes vinculadas a partir da relação estabelecida com elas. II. Propõe e pactua propostas terapêuticas com a equipe de AB, considerando a possibilidade de realização de ações compartilhadas com esses profissionais e ações específicas do NASF. III. Realiza ações compartilhadas com a equipe de AB e/ou ações específicas, quando acordadas (neste caso, compromete-se a manter contato com a equipe de referência sobre o caso). IV. Identifica a necessidade de solicitação do apoio ao atendimento das necessidades da população. Quais estão corretas?

Carregando...
Q750609

Fatores inibidores são agentes que atuam inibindo as ligações que quelam o ferro, formando complexos insolúveis de alta afinidade, de tal forma que o ferro não é liberado para a absorção. O mais importante inibidor de absorção do ferro em cereais e vegetais é o fitato ou ácido fítico. As maiores fontes alimentares desse elemento são:

Carregando...
Q750611

São consequências da deficiência de vitamina A: I. Pode aumentar o risco de morbidade por diarreia, infecções respiratórias e mortalidade, principalmente nos grupos de risco (gestantes, lactantes e crianças de 0 a 5 anos). II. Podem ocorrer problemas visuais, dentre eles: cegueira noturna, xeroftalmia e xerostomia. III. Pode surgir Mancha de Bitot. IV. Redução da imunidade, pois a Vitamina A atua nos processos de manutenção da imunocompetência, principalmente em relação aos linfócitos, de respostas mediadas pelas células T e de ativação de macrófagos. Quais estão corretas?

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) C
  • 3) B
  • 4) D
  • 5) D
  • 6) B
  • 7) E
  • 8) C
  • 9) E
  • 10) D
  • 11) A
  • 12) C
  • 13) B
  • 14) C
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282