Andy Warhol criou um trabalho a partir de uma fotografia de Marilyn Monroe, reproduzindo, em sequência, a mesma imagem com variações de cor. A intenção do artista era mostrar que:
Partindo do princípio de que todos podem “criar”, pode-se afirmar que o ensino criativo em música consiste em:
A dança na escola poderá estimular a reflexão de que beleza e valor são conceitos subjetivos, que variam, para cada indivíduo ou grupo, de acordo com a percepção e a sensibilidade de cada um, através:
Com a obra “Les Demoiselles d'Avignon”, Pablo Picasso começa a elaborar uma estética que origina o movimento artístico mais revolucionário do século XX, conhecido como:
Dentre os elementos da música, a harmonia cromática pode ser compreendida como a:
O uso da expressão corporal como atividade educacional se propõe a contribuir para a:
O artista catalão Joan Miró considerava a gravura fundamental para que a arte estivesse ao alcance de muitos. Uma das técnicas utilizadas por ele era a litogravura, que consiste na:
Através do trabalho de Luís Gonzaga e seu parceiro Humberto Teixeira, transformou-se em gênero de música popular urbana o ritmo musical do:
O método da “livre expressão”, introduzido no Brasil nos anos 1930, trazia à tona a ideia de que a arte não era ensinada, mas sim:
Predominou a tendência de uma interpretação científica, caracterizando-se pela aplicação das leis da matemática e dos princípios geométricos, além da representação do espaço e do volume, obtida através da perspectiva e do claro-escuro. Essa combinação contribuiu para o maior realismo das pinturas:
A arte contemporânea pode ser bastante útil para trabalhar tanto a multiplicidade quanto a heterogeneidade das perspectivas culturais, contemplando, assim, o pensamento atual quanto à:
Para planejar atividades e jogos teatrais adequados a cada fase do desenvolvimento do aluno, é necessário que o arte-educador:
Sua obra pode ser dividida em duas fases. Seus primeiros quadros eram paisagens, interiores e figuras humanas que refletiam certo naturalismo associado a técnicas impressionistas. Já na década de 1950, orientava-se pelo concretismo e o abstracionismo geométrico, representando fachadas, mastros, bandeiras e fitas. Essas afirmações se referem a:
A aprendizagem em arte abrange diferentes tipos de conhecimentos, que envolvem diversos campos da experiência: a experiência de contextualizar as obras de arte, de fruir formas artísticas e de:
A peça teatral “Vestido de Noiva”, em sua primeira encenação, foi um marco importante na história do teatro moderno brasileiro, sendo o seu escritor: