Segundo Paulo Freire, toda prática educativa pressupõe uma postura de decência e pureza. Afirma ele que homens e mulheres tornam-se capazes de valorar, intervir, escolher, decidir e romper e, por tudo isso nos tornamos seres éticos. Não é possível pensar seres humanos longe ou fora da ética.Assim, na escola e na empresa:
O processo de seleção de pessoas funciona como um filtro que permite que apenas algumas pessoas possam ingressar na organização: aquelas que apresentam característ icas desejadas pela organização. (...) Existem duas alternativas para fundamentar o processo seletivo. (Chiavenato, 2004).São elas:
Toda empresa possui variados instrumentos de comunicação. Das atividades abaixo relacionadas, assinale a que NÃO se enquadra nesta categoria.
Nos processos de gestão e organização do trabalho, devem ser considerados os métodos adotados para formação de profissionais da empresa. Nessa linha de pensamento, umponto a ser enfatizado a respeito das propostas metodológicas para os processos de aprendizagem, refere-se ao fato que não se pode qualificar apenas em competências, habilidades e atitudes mais amplas. Torna-se necessário, também, valorizar:
Segundo Contreras (1999), no âmbito do desenvolvimento dos grupos, podemos determinar seis fases fundamentais, as três primeiras caracterizadas pelas relações de poder, e o resto pelas relações de intimidade. A partir desta afirmação, a classificação proposta se organiza da seguinte forma:
I.relaçao de poder - dependência-fuga, catarse, validação.
II.relação de intimidade - ilusão-fuga, desencanto-luta, contradependência.
III.relação de poder - dependência fuga, contradependência, catarse.
IV.relação de intimidade - ilusão-fuga, desencanto-luta, validação.
V.relações de poder ilusão-fuga, desencanto- luta, contradependência.
Estão corretas somente as afirmativas: