Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 8 de 8 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 8
Questões por página:
Q34451

Imagem 001.jpg

Se considerarmos o conhecimento como a matéria prima do currículo, este pode ser entendido como um conjunto de experiências de conhecimento que permite aos estudantes apreenderem a complexidade de variáveis na leitura de mundo. No interior dessa discussão, pode-se inferir que:

I. Em uma sociedade da informação, o conhecimento surge como um capital essencial na interpretação de um novo cenário social complexo, em que estão emergindo novas áreas do conhecimento e novas dimensões de empregabilidade.

II. As relações sociais estabelecidas no interior da escola e na sua integração com a comunidade, ao longo do desenvolvimento curricular, são reconhecidas pela teoria curricular crítica que tem, desde a década de 70, tentado entender como se processam as relações de poder nos currículos ofcial, oculto e em ação.

III. Na sociedade da informação, a educação tem um papel fundamental na formação dos indivíduos, ao longo da vida, como uma forma de usar o conhecimento na perspectiva dos quatro pilares da educação e preparar o cidadão para a uma transformação dos paradigmas culturais existentes.

IV. No sistema educacional, o novo paradigma emergente de apreensão de mundo diz respeito à complexidade relacionada a uma visão fragmentada do conhecimento, tendo em vista uma leitura sistêmica de realidade.

Estão CORRETAS as afrmativas:

Carregando...
Q34444

O fragmento abaixo informa sobre a tarefa pedagógica. Leia-o, atentamente:

Imagem 014.jpg

Baseando-se no contexto do fragmento acima, assinale a alternativa que destaca a mediação MAIS ADEQUADA na organização do trabalho do professor em sala de aula:

Carregando...
Q34445

Leia o fragmento:

Imagem 013.jpg

Baseando-se no contexto acima, marque a alternativa INCORRETA:

Carregando...
Q34446

Leia atentamente as informações abaixo:

Imagem 009.jpg

Imagem 010.jpg

Imagem 011.jpg

Imagem 012.jpg

Assinale o item com a sequência CORRETA de cima para baixo:

Carregando...
Q34442

Observe o fragmento:

Imagem 017.jpg

Analise as afrmativas:

I. A identidade do profssional de educação é construída por fatores como os sociais, econômicos, políticos, culturais; as práticas docentes são determinadas pela sua história de vida em múltiplos entrecruzamentos com as vivências históricas de cada momento profssional.

II. Na escola devem predominar valores sobre o trabalho intelectual e de estudo, atitudes de refexão crítica na leitura de mundo e responsabilidade social, em articulação com um fazer docente focado no uso recursos didáticos adequados, numa proposta de formação integral para a cidadania e na valorização de uma cultura geral.

III. A prática do professor se dá na convergência interdisciplinar de projetos educacionais: o constitucional de uma nação, o educacional de um país, o político-pedagógico da escola e os diversos planejamentos dos professores para ensinar e aprender.

IV. Em conclusão, o trabalho do professor se faz por meio de uma prática social específca, em termos de conteúdos cognitivos, na qual está presente a dinâmica professor-aluno-conhecimento, que é fundamentada nas concepções de homem, de sociedade e de aprendizagem.

Estão CORRETOS apenas os itens:

Carregando...
Q34447

Imagem 007.jpg
Imagem 008.jpg

A ideia central desse flme relaciona-se com o conceito de aprendizagem signifcativa discutida, entre outros autores, por Ausubel e César Coll. Indique a afrmativa que caracteriza, de forma MAIS COMPATÍVEL, o processo de construção da aprendizagem que levou o protagonista do flme a ganhar o concurso:

Carregando...
Q34450

Imagem 002.jpg
Imagem 003.jpg

As imagens permitem o entendimento da interrelação das áreas de conhecimento na escola e da proposta globalizante dos saberes, em que a interdisciplinaridade se torna um processo fundamental na leitura de realidade PORQUE:

I. permite articular no currículo as dimensões técnica, política, humana e social na perspectiva dos quatro pilares da educação.

II. traduz-se em uma prática que dilui as disciplinas no contexto escolar, com aproximação dos saberes disciplinares.

III. supõe um eixo integrador, como objeto de conhecimento, que deve partir da necessidade sentida pelas escolas, professores e alunos de intervir na realidade social que rodeia.

IV. leva em conta uma associação temática entre as disciplinas, a partir de um projeto de investigação voltado para o desenvolvimento de habilidades, com diferentes abordagens, evidenciando um conhecimento sistêmico da realidade.

Verifca-se que:

Carregando...
Q34448

Os textos abaixo informam sobre o uso de materiais fexibilizados em sala de aula. Leia-os, atentamente.

Imagem 006.jpg

Baseando-se nas informações dos textos I e II, todas as afrmativas abaixo estão adequadas, EXCETO:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) B
  • 3) A
  • 4) A
  • 5) B
  • 6) C
  • 7) C
  • 8) D
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282