É característico da cultura brasileira o processo por meio do qual os conteúdos simbólicos de tradições distintas se articulam e sobrepõem, por meio tanto do contato afetivo quanto conflitivo, gerando novas formas híbridas.
A esse processo se dá o nome de
O homem selvagem [sic] e o homem policiado diferem de tal modo, tanto no fundo do coração quanto nas suas inclinações, que aquilo que determinaria a felicidade de um reduziria o outro ao desespero. O primeiro só almeja o repouso e a liberdade, só quer viver e permanecer na ociosidade. O cidadão, ao contrário, sempre ativo, cansa-se, agita-se, atormenta-se sem cessar para encontrar ocupações ainda mais trabalhosas.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo: Abril, 1973. (Adaptado.)
O trecho acima diz respeito à tese do filósofo a respeito da origem das desigualdades entre os seres humanos.Segundo Rousseau, a desigualdade social e política é fruto de
Segundo Oliva (1995) a principal expressão de estado regulador será o Estado de Bem-Estar Social. Essa forma combina, nem sempre na mesma dose, elementos de controle e planejamento do processo econômico com investimentos da área social. (...)
OLIVA, Jaime. Espaço e modernidade: temas da geografia mundial.(Adaptado)
Avalie se a importância desse tipo de regulação do Estado para o
trabalhador consiste em:
I. Garantir o clientelismo político para manutenção de grupos de oportunistas no poder.
II. Desenvolver sistemas de previdência que protejam trabalhadores acidentados em serviço e desempregados sem justa causa.
III. Permitir que trabalhadores aposentados possam continuar consumindo, mesmo após idade avançada e saúde precária.
Está correto o que se afirma em