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A respeito da geodiversidade do relevo do Estado de Rondônia,

considere as seguintes afirmativas:

I - No Estado de Rondônia, destacam-se os principais padrões

geomorfológicos: planícies de inundação, baixadas fluviolacustres

e terraços fluviais das várzeas dos rios Madeira-Mamoré-

Guaporé; superfícies aplainadas sobre o embasamento pré-

cambriano; planaltos e serras decorrentes de dobramentos

modernos.

II - As maiores elevações encontram-se nas Serras dos Pacaás

Novos e Parecis, atingindo altitudes superiores a 1000 metros

acima do nível do mar.

III - Na faixa sudoeste do estado, na fronteira com a Bolívia,

ocorre uma vasta bacia sedimentar quaternária que se espraia

pelo território boliviano, denominada Depressão do Guaporé.

Está correto o que se afirma em:

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“Rondônia passou (...) a representar novamente uma fronteira de

expansão da produção de soja, e os atores econômicos devem

dar o devido destaque para esse espaço juntamente com o

Estado do Mato Grosso."


(EGLER, Claudio. A Pré-Amazônia Mato-Grossense no Contexto

Nacional e Sul Americano. In: Expansão da Soja na Pré-Amazônia

Mato-Grossense: Impactos Socioambientais. Cuiabá-MT:

Entrelinhas: EdUFMT, p. 15-34, 2007)


A expansão da produção de soja no Estado de Rondônia ocorreu,

principalmente:

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“A permanência do Presidente da República em Porto Velho

serviu para assentar as bases da criação de um Território Federal

nas áreas dos municípios de Porto Velho e Guajará-Mirim..."

(PINTO, Emanuel Pontes. Território Federal do Guaporé. Viaman,

2003)

A criação do Território do Guaporé foi motivada pela:

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A região Norte, em especial o Vale do Madeira, teve a sua

economia baseada no extrativismo e, como decorrência da sua

formação social, o trabalho indígena, escravo ou não, foi

largamente utilizado. No entanto, no início do século XX, ocorreu

uma alteração nesse quadro relativo à mão de obra, com a não

utilização de indígenas.

O fator que justificou tal alteração foi:

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Em 2012, foi comemorado o centenário de inauguração da

ferrovia Madeira-Mamoré. Tal construção, vista como difícil e

complexa, com tentativas fracassadas no século XIX, custou a vida

de inúmeros operários, e, durante o período da ditadura militar

no país, acabou desativada, no governo do presidente Castelo

Branco, em 19A justificativa para tal medida foi:

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GABARITO:

  • 1) D
  • 2) D
  • 3) D
  • 4) C
  • 5) D
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