Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 3 de 3 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 3
Questões por página:
Q251814

De acordo com Eric Hobsbawm, o anarquismo não teve grande importância política nas primeiras décadas após a “Primavera dos Povos”. Contudo, outros historiadores reconhecem que as ideias anarquistas já tinham logrado obter adesões significativas no movimento operário europeu e norte– americano, às vésperas da virada do século.
Um dos fenômenos que evidencia a difusão de ideias e táticas revolucionárias de inspiração anarquista é a visibilidade, cada vez maior, de atentados contra chefes de Estado. Tratava–se de recorrer à “propaganda pelo fato”, a exemplo do assassinato

Carregando...
Q251793

As alternativas a seguir apresentam semelhanças entre a escravidão praticada em Roma Antiga e a praticada na América Portuguesa, à exceção de uma. Assinale–a.

Carregando...
Q251813

O professor de História apresenta duas fotografias para estimular o debate sobre o esporte na sociedade contemporânea, entre os seus alunos.
A primeira foto registra a cerimônia de abertura dos jogos olímpicos de Berlim (1936). A segunda, a premiação de Tommie Smith e John Carlos na prova de atletismo dos 200 metros dos jogos olímpicos na Cidade do México (1968).


Sobre as duas imagens e seus respectivos contextos históricos, analise as afirmativas a seguir.

I. Ambas as imagens mostram o uso político do esporte, visto como instrumento útil para mobilizar a nação a favor do programa do regime instituído.
II. Enquanto a primeira imagem representa o esporte– propaganda gerido pelo Estado, a segunda enfatiza a comercialização do esporte–espetáculo, no segundo pós– guerra.
III. As imagens mostram o uso de eventos esportivos para difundir mensagens para as massas, seja por parte do Estado, seja por parte de minorias.
Assinale:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) E
  • 3) C
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282