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A representação de fenômenos geográficos de natureza dinâmica, caracterizados por movimentos no espaço, pode ser realizada mediante mapas que mostrem posições sucessivas do fenômeno em seu deslocamento, materializando sua intensidade, direção e sentido.
Os fenômenos geográficos com esta característica são bastante variados e podem ser representados por mapas elaborados através do método de

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Geografia (BRASIL, 1998), a Cartografia deve funcionar como um instrumento na aproximação dos alunos com os lugares e com o mundo.
Sobre a educação cartográfica no terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, analise as afirmativas a seguir.
I. A educação cartográfica deve dar continuidade à formação nos elementos da representação gráfica.
II. A educação cartográfica propõe-se a formar, ao mesmo tempo, leitores críticos e mapeadores conscientes.
III. A educação cartográfica deve enfatizar a localização dos fenômenos geográficos.
Assinale:

A partir da década de 1960, a modernização da agricultura brasileira produziu uma nova Geografia feita de belts modernos e de novos fronts. Esses belts são, por vezes, heranças e cristalizações de fronts próprios de uma divisão do trabalho anterior. Áreas que, ocupadas em outros momentos, se densificam e se tecnificam, ganhando novas valorizações que acabam por “expulsar” certos produtos para terras ainda não utilizadas.
(adaptado de SANTOS, Milton e SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001: 119)

Sobre os padrões territoriais da modernização da agricultura brasileira, assinale a afirmativa correta.

O mapa a seguir apresenta uma proposta de divisão regional baseada na difusão do meio-técnico-científico-informacional e nas heranças do passado.



Sobre a difusão diferenciada do meio-técnico-científico-informacional, analise as afirmativas a seguir.
I. Na Região Amazônica, a necessidade de interligar lugares distanets levou a um aumento dos pontos servidos pela aviação, o que resultou na decadência dos pontos nucleares das vias de circulação fluvial.
II.Na Região Concentrada, atividades ligadas ao terciário superior e ao quaternário se suporpõem às formas anteriores do terciário, evidenciando novas especializações do trabalho.
III. Na Região Centro-Oeste, a rede de cidades vinculada à produção agrícola globalizada se implantou sobre um meio mecanizado, portador de um denso sistema de relações já existentes.
Assinale:

Na figura a seguir está representado o perfil leste-oeste do relevo das regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.



Quanto a classificação por grande estrutura do território brasileiro e/ou por macrounidades do relevo brasileiro, assinale a afirmativa correta.

Observe a tabela a seguir


Considerando estes dados e o fenômeno da transição demográfica, assinale a afirmativa correta:

Leia o fragmento a seguir.
______ é um conjunto de certa grandeza territorial onde há um esquema coerente de feições de relevo, tipos de solos, forma de vegetação e condições climato-hidrológicas. Cada um destes conjuntos é formado por diversos ______. A expressão ______ designa manchas de cerrado e caatinga situadas no interior de conjunto totalmente diferente, podendo revelar a dinâmica paleoclimática brasileira e sua influência sobre a fitogeografia.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

Costuma-se pensar em uma cidade como uma entidade isolada e fortemente individual. [...] Ocorre que as cidades, muito frequentemente, situam-se tão próximas umas das outras que a interação entre elas vai, à medida que se relacionam mais e mais entre si, sofrendo uma transformação importante.
(Souza, M. L.ABC do desenvolvimento urbano. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007).

Sobre os conceitos e noções vinculados à intensificação das interações entre cidades próximas, assinale a afirmativa incorreta.

A desconcentração da produção industrial a partir da década de 1970 é uma das manifestações da reconfiguração da divisão territorial do trabalho no Brasil.
Sobre o processo de “descentralização” industrial brasileiro, assinale a afirmativa correta.

Sobre os objetivos específicos da reforma urbana, segundo SOUZA, M.L, em ABC do desenvolvimento urbano. Rio de Janeiro:Betrand Brasil, 2010, analise as afirmativas a seguir.
I. Coibir a especulação imobiliária.
II. Reduzir o nível de disparidade socioeconômico-espacial intraurbana.
III. Democratizar o planejamento e a gestão do espaço urbano.
Assinale:

Sobre o processo de mediação didática na Geografia Escolar e os conteúdos programáticos dos currículos de Geografia, analise as afirmativas a seguir.
I. A avaliação na Geografia Escolar, como parte do processo de mediação escolar, deve priorizar a capacidade de memorização, descrição e análise do espaço conhecido pelos alunos.
II. O conceito de lugar é de especial interesse na mediação didática da Geografia Escolar, devido à sua capacidade de abordagem do espaço vivido dos alunos, cujas experiências se tornam parte do conhecimento construído.
III. Os primeiros anos da escolarização devem ser idealmente o foco da alfabetização cartográfica, valorizando a contínua evolução e complexidade das relações e conceitos espaciais da criança.
Assinale:

Durante muito tempo, o espaço geográfico brasileiro foi considerado monótono em termos de suas condições paisagísticas. Todavia, segundo Aziz Ab’ Sáber, o território brasileiro apresenta um valioso mostruário das principais paisagens e ecologias do Mundo Tropical, as quais podem ser classificadas em seis domínios morfoclimáticos.
Sobre os domínios morfoclimáticos brasileiros, assinale a afirmativa correta.

Os problemas decorrentes do tráfego ineficiente já são sentidos nas grandes cidades brasileiras. A predominância do modal rodoviário, com carros particulares e ônibus, reflete os defeitos de planejamento de nossas cidades e a forte influência da indústria automobilística na determinação dos padrões de consumo e modelos de urbanização.
Considerando as relações entre o sistema de transporte por automóveis e ônibus, a expansão urbana e a qualidade de vida na cidade, analise as afirmativas a seguir.
I. A expansão urbana associada ao sistema rodoviário não segue eixos bem estruturados, avançando em todas as direções como uma “mancha de óleo”.
II. À medida que a malha viária se expande, cresce a demanda por instalação de infraestrutura e aumentam as distâncias a serem percorridas.
III. O transporte sobre rodas é considerado flexível, embora represente altos custos econômicos e ambientais.
Assinale:

“A partir da década de 20, quando se intensificou o processo de substituição de importações e cresceu o parque industrial paulistano, a cidade já havia enclausurado a antiga área do triângulo onde havia nascido, expandindo seu espaço ao longo dos eixos ferroviários e em direção à Avenida Paulista.”
(Adaptado de: SCARLATO, Francisco Capuano. População e Urbanização brasileira. In: ROSS, Jurandyr. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1995: 443-4)
Sobre o crescimento urbano da cidade de São Paulo e sua relação com a consolidação do plano viário, assinale a afirmativa correta.

De acordo com o Currículo do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental (ciclo II) e para o Ensino Médio, o ensino de Geografia deve priorizar o estudo dos seguintes conceitos, em suas diferentes escalas: