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As mãos falam

Determinados gestos, como o de manter a mão direita levantada, dobrando os dedos anular e mindinho junto com o polegar, codificam valores e atitudes em diversas sociedades. Um exemplo da “mão que fala” é o gesto da benção cristã, exemplificada no Salvator mundi (1499), de Leonardo da Vinci. Reis e imperadores se apropriaram desse gesto simbólico e de seu significado, como é o caso de Napoleão, que se faz retratar segurando a “mão dda justiça”, tela de Jean Augi ste Dominique Ingres, Napoleão em seu trono imperial (1806).


Características da relação entre arte e sociedade,, testemunhadas nas reproduções acima estão listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale a.

A Semana de Arte Moderna de 1922, no Theatro Municipal de São Paulo, foi revolucionária ao propagar os conceitos do movimento modernista, questionando os valores artísticos e estéticos nacionais não apenas nos campos da Literatura e das Artes Plásticas, mas também no da Música. Do grupo de expoentes intelectuais e artistas que produziram aquele evento, houve apenas um único representante da área musical. Assinale a alternativa que indica o nome desse representante.

No início do século XX, os mestres do balé eram franceses e italianos e o público já clamava por algo mais novo e original o que anunciava a dança moderna.

A respeito da evolução da dança moderna, analise as afirmativas a seguir.

I. A dança moderna reencontra os ritmos dos movimentos inatos do homem, tendo como inspiração os movimentos da natureza.
II. A dança moderna tem essência na emoção porque a dança não precisa de história. Ela é o próprio enredo. III. A dança moderna começa a ter um propósito político e de denúncia da sociedade.
Assinale:

A educação na escola muitas vezes é artificial com relação à liberdade e à formação de corpos “não dóceis ”. Com isso, o corpo vai se tornando um produto da sociedade.
A respeito da educação corporal na escola, assinale a afirmativa correta.

A dança, como fator cultural, permite que o aluno tome conhecimento dos vários ritmos de danças populares e folclóricas, tais como a lambada, o forró, o break, o Rap, a capoeira, a dança do Boi.Bumbá, entre outras.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. O ato criativo de troca de vocabulário é importante para conhecer, produzir, analisar e ampliar o repertório de danças já estabelecido.
II. O tratamento da dança popular como mercadoria cria uma possibilidade de acomodação em um universo de resistência ao folclorismo.
III. A dança, como um dos lugares de memória, encontra em cada gesto esquecido outras lembranças a serem procuradas provocando uma mudança de valores e uma reinvenção de lugares.
Assinale:

Segundo Flavio Desgranges, o teatro infantil costuma ser alvo de críticas: há muitos espetáculos, mas poucos são de boa qualidade. Inúmeros são os fatores para essa má reputação.
As afirmativas a seguir referem.se a esses fatores, à exceção de uma. Assinale.a

Com relação ao ensino da Arte no Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I. O uso da Arte como saber instituído, baseado no valor do objeto artístico em si mesmo, foi uma característica marcante do ensino de Arte no Brasil, ao longo do século XIX.
II. O modernismo em Arte/Educação difundiu uma concepção de arte como desenvolvimento da criatividade, apoiando se, entre outros, na ideia de evolução gráfica das crianças.
III. As experiências das Escolinhas de Arte incentivaram a oficialização do ensino de Educação Artística em escolas públicas, a partir dos anos 1970, ao propor as habilidades de leitura, interpretação e contextualização da obra de arte.

Assinale:

As duas imagens são exemplos de uma linguagem da arte contemporânea inserida na dinâmica da cultura urbana: o grafite. A primeira, “Swept under the carpet”, é do artista plástico Bansky e se encontra em uma rua de Londres; a segunda é “O estrangeiro”, de Os gêmeos e foi realizada em fachada lateral de prédio no Vale do Anhanngabaú, em São Paulo (SP).


Com relação aos grafites reproduzidos, analise as afirmativas a seguir.

I. Os dois grafites proporcionam uma experiência estética fora de espaços tradicionais, superando a dicotomia entre “arte de rua” e “arte para museu”.

II. Os dois grafites produzem uma nova estética urbana, ao introduzir ações familiares em situações implausíveis ou ao hiperdimensionar figuras humanas.

III. Os dois grafites são manifestações de contestação política e ideológica próprias da contra cultura iniciada na década de 1960. Assinale:

Em um exercício de apreciação e leitura de imagens, o docente elege a estratégia da intertextualidade para desencadear o processo criativo em seus alunos, relacionados imagens consagradas de história da arte com elementos do cotidiano.


I


Com relação à intertextualidade como procedimento para produzir conhecimento sobre a arte, com base nas imagens acima, analise as afirmativas a seguir.


I. A eleição das duas imagens em situação de intertextualidade permite estabelecer um diálogo entre elas, através dos elementos de aproximação estético formais e dos valores e atitudes que socialmente lhes são atribuídos.

II. A intertextualidade pressupõe a releitura da obra de arte, incentivando a capacidade de relaborar e reorganizar, em uma nova composição, os elementos visuais que estão sob exame.

III. O ensino da arte mediante a intertextualidade promove o diálogo entre diversas áreas do conhecimento, estabelece uma relação entre diferentes linguagens artísticas e diversifica o repertório simbólico.


Assinale:

O docente apresenta duas imagens com o objetivo de refletir sobre o corpo como suporte da intervenção artística. A primeira retrata a prática indígena Kaiapó de pintura corporal e a segunda registra a performmance Rest Energy (1980), de Marina Abramovic e Ulay

, na qual, com um arco tensionado, uma flecha é apontada para o coração da artista, enquanto os batimentos cardíacos são amplificados e transmitidos pelo espaço expositivo.



Com relação ao uso do corpo como suporte de intervenção artística, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) As duas imagens fazem referência à experiência corporal como condição de realização da performance artística.

( ) A tradição da pintura corporal indígena tem como função reafirmar ritualisticamente a identidade cultural do grupo e seus papéis sociais.

( ) A performance Rest Energy é uma modalidade de Body Art (Arte do Corpo), cujo objetivo é produzir quadros vivos para fornecer maior realismo às representações sobre o corpo.

As afirmativas são, respectivamente,

Durante uma aula de Arte para o 6o Ano do Ensino Fundamental, durante a execução de uma canção, os alunos podem ser estimulados a observar e analisar mais detalhadamente as características peculiares da voz de cada membro do grupo e relacionar essas características a um determinado parâmetro do som. 


Assinale a alternativa que indica o parâmetro sonoro a que o texto acima se refere.

Segundo Isabel Marques em “A linguagem da dança ”, a dança deve ser compreendida como linguagem artística e não somente como repertório, visto que tem o potencial de agir sobre o mundo.
A respeito da linguagem da dança na escola, assinale a afirmativa incorreta.

A respeito do ensino de dança nas escolas, de acordo com o PCN, analise as afirmativas a seguir:

I. O aprendizado da dança se faz pela imitação do gesto dançante e pelo aprendizado de uma forma específica de dança.
II. Faz.se necessário diagnosticar os conhecimentos que circulam na região em que a escola está localizada.
III. Os conteúdos, enquanto produção específica da dança, não devem ser abordados a partir de vínculos com os contextos vividos pelos alunos.
Assinale:

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a alternativa que não corresponde à importância do ensino de Teatro na escola.

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