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Provas: FGV - 2013 - CONDER - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

As alternativas a seguir exemplificam aplicações do método Survey, à excecão de uma. Assinale-a.

Provas: FGV - 2013 - CONDER - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

Segundo Pierre Bourdieu, habitus é definido como

Provas: FGV - 2013 - CONDER - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

Nas sociedades globalizadas, multiculturais e informatizadas, os movimentos sociais tendem a se tornar mais diversificados e complexos. No século XXI, emerge uma nova configuração da sociedade civil organizada, que tende a ser uma sociedade de redes organizacionais, com novos tipos de ações coletivas.
(Adaptado de SCHERER-WARREN, Ilse. "Das mobilizações às redes de movimentos sociais", in Sociedade e Estado. Brasília, v. 21, n. 1, 2006). As alternativas a seguir caracterizam aspectos dos novos tipos de ações coletivas dos movimentos sociais, das redes de mobilização e das associações civis contemporâneas, à excecão de uma. Assinale-a:

Provas: FGV - 2013 - CONDER - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

"O vigia na guarita (...) é novo no serviço e tem a obrigação de me barrar no condomínio. Pergunta meu nome e destino, observando os meus sapatos. Interfona para a casa 16 e diz que há um cidadão dizendo que é irmão da dona da casa. A casa 16 responde alguma coisa que o vigia não gosta e faz 'hum'. O portão de grades de ferro verde e argolões dourados abre-se aos pequenos trancos, como que relutando em me dar passagem. (...) A casa 16, no final do condomínio, tem outro interfone, outro portão eletrônico e dois seguranças armados. Um rapaz de flanela na mão abre a portinhola e me faz entrar no jardim com um gesto de flanela (...). O empregado não sabe que porta da casa eu mereço, pois não vim fazer entrega nem tenho aspecto de visita. (...) Obedecendo a sinais convulsos da flanela, contorno os automóveis na garagem transparente, subo por uma escada em caracol e dou numa espécie de sala de estar (...). Eis minha irmã de pegnoir, tomando o café da manhã numa mesa oval". (Chico Buarque. Estorvo. São Paulo: Companhia das Letras, 1991, pp. 14-16). O autor reflete sobre a experiência de viver atrás dos muros, vigiado por seguranças, comum em muitas metrópoles brasileiras. Em termos sociológicos, este trecho literário exemplifica o fenômeno da segregação urbana, entendida como:

Provas: FGV - 2013 - CONDER - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente a conceituação de divisão social do trabalho em Durkheim e Marx.

Provas: FGV - 2013 - CONDER - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

Segundo Clifford Geertz, assinale a alternativa que apresenta o conceito de cultura.

Provas: FGV - 2013 - CONDER - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

Sobre os autores que se debruçaram sobre o tema das relações raciais e da formação da identidade brasileira, analise as afirmativas a seguir. I. Na década de 1930, na Bahia, o sociólogo americano Donald Pierson estudou as relações raciais no Brasil, concluindo que, assim como nos Estados Unidos, o racismo e as barreiras de classe impediam a ascensão social dos negros e mulatos. II. Na década de 1960, Florestan Fernandes retomou a tese de Gilberto Freyre a respeito da harmonia racial brasileira, negou a existência do racismo na história do Brasil e afirmou que as desigualdades eram econômico-estruturais, e não raciais. III. Na década de 2000, o antropólogo Kabengele Munanga afirmou que o racismo ainda permeia a sociedade brasileira, como crença na existência das raças naturalmente hierarquizadas pela relação intrínseca entre o físico e o moral, o físico e o intelecto, o físico e o cultural. Assinale:

Provas: FGV - 2013 - CONDER - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

Em 1962, Thomas Kuhn publicou A Estrutura das Revoluções Científicas, obra em que refuta a concepção tradicional da ciência como acumulação progressiva de novas descobertas e propõe os conceitos de “paradigma” e de “revolução científica”. Com relação a esta conceituação, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
(   ) Um paradigma entra em crise quando uma teoria é invalidada mediante o seu confronto direto com fatos e observações que conduzem ao seu abandono, resultando na ampliação do conhecimento científico.
(   ) Uma revolução científica implica tanto a mudança de problemas a serem propostos para a investigação científica, quanto de critérios com os quais se estabelece o que se considera um problema admissível.
(   ) O paradigma é um modelo que determina quais são os problemas e os métodos legítimos, portanto, fornece origem e tradição para a pesquisa científica.
As afirmativas são, respectivamente,

Provas: FGV - 2013 - CONDER - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

Analise a tabela a seguir.


Com relação aos dados da tabela sobre as atividades de estudo e trabalho dos jovens no Brasil, analise as afirmativas abaixo.

I. Menos de um quinto dos jovens brasileiros se mantém na condição de apenas estudante após os 17 anos, acarretando uma inserção precária no mercado de trabalho, com pouca qualificação e baixa remuneração.

II. Apesar de as mulheres representarem o carro-chefe da elevação das taxas de escolarização do segmento juvenil, o percentual de jovens do sexo feminino que não estuda e nem trabalha é maior do que o do sexo masculino.

III. À medida que cresce a faixa etária, a sociedade concede aos jovens uma espécie de "moratória social", isto é, os libera do trabalho para poderem se dedicar aos estudos e ao lazer.

Assinale:

Provas: FGV - 2013 - CONDER - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

A charge a seguir populariza um tema caro ao debate sociológico: o dilema da modernidade e do atraso na sociedade brasileira.


Assinale a alternativa que identifica corretamente a interpretação teórica da brasilidade ilustrada na charge.

Provas: FGV - 2013 - CONDER - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

“É uma técnica qualitativa, não-diretiva, cujo resultado visa o controle da discussão de um grupo de pessoas. Foi inspirada em técnicas de entrevista não-direcionada e técnicas grupais usadas na psiquiatria. Os participantes não se conhecem, mas possuem características comuns. Nesta técnica o mais importante é a interação que se estabelece entre os participantes. O facilitador da discussão deve estabelecer e facilitar a discussão e não realizar uma entrevista em grupo”.
(Michael T. Kaufman. New York Times, 24 /02/2003)
A descrição acima se refere à metodologia conhecida como

O quadro a seguir apresenta as características de três correntes teóricas da Sociologia.


Os números 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, seguintes teorias sociológicas.

Leia os fragmentos a seguir nos quais autores clássicos da sociologia refletem sobre a relação indivíduo e sociedade.  
1- “A estrutura social e o Estado resultam constantemente do processo vital de indivíduos determinados; mas não resultam daquilo que esses indivíduos aparentam perante si mesmo ou perante outros, e sim daquilo que são na realidade, isto é, tal como trabalham e produzem materialmente”.
2- “O sistema de sinais de que me sirvo para exprimir pensamentos, o sistema de moedas que emprego para pagar as dívidas (...) as práticas seguidas na profissão, etc., funcionam independentemente do uso que delas faço (...). Estamos, pois, diante de maneiras de agir, de pensar e de sentir que apresentam a propriedade marcante de existir fora das consciências individuais”.
3- “Para a sociologia, em geral, conceitos como os de ‘estado’, ‘corporação’, ‘feudalismo’ e similares designam categorias de determinados tipos de agir humano coletivo e é, portanto, sua tarefa reconduzi-las a um agir ‘inteligível’ – o que quer dizer, sem exceção, ao agir dos indivíduos que delas participam”.
Os autores dos fragmentos 1, 2 e 3 são, respectivamente,

Provas: FGV - 2013 - CONDER - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia


As duas imagens tratam do tema do consumismo na sociedade contemporânea. Assinale a alternativa que indica corretamente os aspectos do consumismo contemporâneo abordados nas duas imagens.

Provas: FGV - 2013 - CONDER - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

Um dos elementos do processo de construção do Estado é o monopólio legítimo e a centralização dos meios de coerção e violência, eliminando outras autoridades e identidades, dentro e fora do Estado. Com relação às contribuições teóricas sobre este processo, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
(...) Hermann Heller, em A teoria do Estado, identifica como característica do Estado moderno,a concentração dos instrumentos de mando, militares, burocráticos e econômicos, que se fixam em uma forma de poder centralizada,
(...) Charles Tilly, em Coerção, capital e Estados europeus, afirma que o Estado moderno resulta da combinação entre a guerra, para pacificação interna, e a criação de uma burocracia, para maximizar o empreendimento militar.
(...) Michel Foucault, em Vigiar e Punir, analisa a instituição da administração burocrática e militar do Estado moderno, que lhe garante o controle e a instrumentalização exclusiva da soberania, da violência e da legalidade. As afirmações são, respectivamente,

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