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Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


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Q727018

A “filtragem” é reconhecidamente uma das barreiras para uma comunicação eficaz que, quando praticada, é realizada pelo

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Q727020

Em um processo de comunicação, a decodificação é o processo no qual as mensagens são interpretadas pelo

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Q727025

Considere abaixo, hipoteticamente, um trecho do e-mail emitido por um gerente à sua secretária.

Os erros de ortografia, pontuação e ambiguidade, contidos na frase, correspondem a um ruído na comunicação do tipo interferência

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Q727032

Exprimir-se diante de um colega ou grupo de trabalho requer alguns cuidados. Certos tipos de comportamento fazem com que as pessoas reajam defensivamente ou se sintam apoiadas, ou seja, podem inibir ou facilitar a comunicação. Um tipo de comportamento que provoca uma atitude defensiva refere-se a

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Q727037

Conforme a ANATEL, o Índice de Serviços de Telecomunicações é composto por uma combinação de outros índices existentes na economia nacional com o objetivo de atualizar os valores associados à prestação dos serviços de telecomunicações, especialmente tarifas da telefonia pública. Entre os seus principais formadores, estão os índices cujas siglas estão representadas em:

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Q727024

Além de passar as nossas ideias para a mente das pessoas das quais necessitamos colaboração, a comunicação escrita deve conter alguns atrativos de

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Q727029

Por meio de um processo de comunicação ética, a empresa concretiza sua imagem, tanto interna quanto externa, às partes interessadas. Refere-se a uma forma de comunicação interna:

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Q727031

Os sentimentos básicos de afetividade positiva e afetividade negativa acometem os relacionamentos no trabalho, pois enviesam as percepções das pessoas. Tais percepções podem se transformar na própria realidade. O quadro abaixo apresenta os quatro níveis de afetividade e seus sentimentos.

A correta correlação entre as colunas está expressa em

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Q727036

No Brasil, entre os anos de 2005 e 2006, o sistema de medição das chamadas telefônicas evoluiu do sistema analógico ao digital. Isto significou que a tarifação dos serviços telefônicos transcorreu de

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Q727023

A precisão e a eficácia de uma comunicação escrita são avaliadas pela

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Q727028

A comunicação de voz, como uma chamada telefônica, na qual tanto o emissor quanto o receptor utilizam-se de um computador pessoal, é conhecida como tecnologia de

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Q727030

Em um ambiente de trabalho, o relacionamento com os colegas e superiores perpassa pelos valores compartilhados, ou seja, certa convicção básica de um modo específico de conduta é socialmente preferível ao modo oposto. À vista disso, um método muito utilizado, conhecido como “Levantamento de Valores de Rokeach”, consiste em dois conjuntos de valores: terminais e instrumentais. Esses valores podem variar muito de um grupo de pessoas para o outro. São valores considerados terminais:

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Q727035

O quadro abaixo apresenta um Código não Geográfico, de acordo com o formato da ANATEL.

Para um código destinado a provedores de serviços de informações no qual a chamada é tarifada de forma compartilhada, ou seja, o usuário paga o trecho local da ligação e o provedor do serviço assume os custos do trecho de longa distância, a letra X representa o número

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Q727022

Os canais de comunicação diferem com relação a sua capacidade de transmitir informações. Ao partir deste pressuposto, o gestor de uma determinada organização precisa transmitir uma informação não rotineira que suscite um feedback rápido de um grupo de funcionários, deste modo, ele deve optar pelo canal

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Q727027

Considere abaixo as três frases que foram extraídas, hipoteticamente, dos e-mails de uma determinada empresa

As expressões e palavras destacadas nas frases são códigos do tipo

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GABARITO:

  • 1) D
  • 2) A
  • 3) C
  • 4) E
  • 5) E
  • 6) B
  • 7) D
  • 8) C
  • 9) B
  • 10) E
  • 11) B
  • 12) A
  • 13) A
  • 14) E
  • 15) B
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