Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 3 de 3 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 3
Questões por página:
Q771882

Na história da profissão, em razão da sua própria natureza, o debate sobre a dimensão técnico-operativa e as concepções sobre seus instrumentos e técnicas, sempre esteve em evidência. Nesse sentido, considere as assertivas abaixo.

I. Aplicar os meios requer conhecer os instrumentos, ter habilidades para utilizá-los, capacidade para criá-los e escolher os mais adequados às finalidades postas.

II. A teoria não oferece os instrumentos e técnicas de intervenção propriamente ditos, mas oferece subsídios para que eles sejam escolhidos, criados e utilizados.

III. A dimensão técnico-operativa envolve um conjunto de estratégias, táticas e técnicas instrumentalizadoras da ação, que efetivam o trabalho profissional, e que expressam uma determinada teoria, um método, uma posição política e ética.

IV. A articulação entre teoria e prática, investigação e intervenção, pesquisa e ação, ciência e técnica não devem ser encaradas separadamente. V. Os instrumentos e técnicas são os únicos elementos constitutivos da dimensão técnico-operativa e expressam as demais dimensões da profissão.

Está correto o que se afirma APENAS em

Carregando...
Q771876

O debate sobre a relação entre a instrumentalidade profissional e as concepções dos projetos ainda postos para a categoria profissional, remete a formas diferenciadas de compreendê-la. Nesse sentido, esses projetos são classificados como:

1 o hegemonizado pela razão instrumental e com a razão formal-abstrata; e

2 o aportado nos fundamentos marxistas e na razão dialética.

........ Norteia-se pela relação meios e fins carregados de intencionalidade.

........Garante a visão formalista da profissão e se expressa por modelos, metodologias apriorísticas, por tipologias e pautas de como fazer.

........ A profissão é concebida como uma técnica social, podendo ser considerada, no máximo, uma ciência social aplicada.

........ Só pode ocorrer da ruptura com o entendimento da centralidade de instrumentais e técnicas profissionais, o que não significa negar sua importância.

........ Estabelece uma ruptura entre teoria/prática e pesquisa.

A correta correlação está:

Carregando...
Q771883

Frente aos instrumentos técnico-operativos para sistematização do trabalho do/da assistente social, considere as assertivas abaixo.

I. O estudo social, a perícia social, o laudo social e o parecer social fazem parte da metodologia de trabalho de domínio específico e exclusivo do/a assistente social.

II. A perícia social trata-se de um estudo e parecer cuja finalidade é subsidiar uma decisão.

III. O parecer social é um documento fundamentado na área de conhecimento do serviço social, decorrente da perícia.

IV. O relatório social é uma apresentação descritiva e interpretativa de uma situação ou expressão da questão social, enquanto objeto da intervenção do/da assistente social.

V. O laudo social é uma avaliação teórica e técnica realizada pelo profissional.

Está correto o que se afirma APENAS em

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) E
  • 3) B
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282