Leia o texto a seguir. A crise mundial está atingindo em cheio os catadores de material reciclável de Belo Horizonte. Além de menos produtos disponíveis para coleta, o quilo do papelão que há seis meses custava R$ 0,25 agora vale R$ 0,05. Também caiu de R$ 1 para R$ 0,60 o quilo de garrafa pet. Ambientalistas e especialistas em coleta seletiva temem que os catadores voltem a mendigar nas ruas por falta de ocupação e geração de renda. Alertam ainda que pode parar no lixo o que poderia ser reaproveitado na reciclagem. (http://noticias.ambientebrasil.com.br) O conteúdo do texto pode servir como ponto de partida para o professor de Geografia abordar, no tema urbano,
Observe as imagens do centro de Belo Horizonte.
Trabalhando o tema da espacialidade com os alunos do Ensino Fundamental, o professor de Geografia poderia destacar, nas
fotos, o fenômeno da
Observe as imagens a seguir.
O professor de Geografia, trabalhando no Ensino Fundamental, pode utilizar–se das imagens para abordar o tema
Observe a imagem de uma cidade de Minas Gerais.
A paisagem urbana permite as seguintes relações histórico–geográficas:
Observe a imagem a seguir.
A imagem destaca uma paisagem agrícola característica
Observe as imagens.
Com base nas imagens, o professor de Geografia pode abordar a relação entre
Observe o gráfico a seguir.
Com base nos conhecimentos sobre as transformações no campo brasileiro, está correto afirmar que as legendas I e II do
gráfico referem–se a
Leia o texto a seguir.
A EPAMIG − Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais foi constituída, como empresa pública, pela Lei nº
6.310, de 8
de maio de 1974 (Minas Gerais, 1999).
Constituiu–se na principal instituição de execução de pesquisa agropecuária de Minas
Gerais e tem a função de apresentar soluções para o complexo agrícola, gerando e adaptando alternativas tecnológicas,
oferecendo serviços especializados, capacitação técnica, insumos qualificados compatíveis com as necessidades dos clientes e
em benefício da qualidade de vida da sociedade.
(http://www.epamig.br)
O texto
Observe a charge a seguir.
A partir da leitura da charge o professor de Geografia pode destacar que