Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 8 de 8 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 8
Questões por página:
Q664532

A Lei 8662/93, que dispõe sobre a profissão de Assistente Social, define em seus artigos o que são competências e atribuições privativas do profissional. Assinale abaixo a assertiva que NÃO corresponde a uma atribuição privativa do assistente social.

Carregando...
Q664537

Assinale a alternativa que contém um dos princípios que rege a Política Nacional de Assistência Social – PNAS/2004.

Carregando...
Q664536

“Nesses oitenta anos de profissão, a intervenção profissional se consolidou predominantemente no campo das políticas sociais, balizada pela perspectiva de materialização de direitos sociais, como saúde, educação, previdência social, assistência social, moradia, lazer, trabalho".

(Boschetti, 2017: 63)

Com base no trecho acima e seus conhecimentos a respeito da temática julgue as assertivas a seguir:

I - A permanente contradição entre as demandas e lutas por direitos da classe trabalhadora e as imposições da acumulação do capital, que requer a mercantilização de bens e serviços, coloca a profissão no “fio da navalha" dos antagonismos de classe e lhe atribui imenso desafio cotidiano.

II - Colocar-se eticamente em defesa dos direitos da classe trabalhadora é uma postura ético-política e teórica essencial e suficiente para assegurar tanto a emancipação política quanto assegurar a igualdade substantiva garantindo a satisfação das necessidades da classe trabalhadora.

III – Os(as) assistentes sociais são duramente tencionados com exigências institucionais para endurecer critérios de elegibilidade, estabelecer ou ampliar condicionalidades e contrapartidas, focalizar benefícios e prestações assistenciais e previdenciárias entre outras demandas que impõem intransponíveis limites à universalização das políticas e dos direitos.

Estão corretas as assertivas:

Carregando...
Q664535

No Brasil, as políticas sociais da atualidade possuem uma orientação neoliberal e portanto são desenvolvidas a partir do princípio do Estado Mínimo. Assinale a alternativa que NÃO contempla uma característica das políticas sociais na perspectiva mencionada:

Carregando...
Q664534

De acordo com Fávero (2007, p. 41), “O estudo social, a perícia social, o laudo social e o parecer social fazem parte de uma metodologia de trabalho de domínio específico e exclusivo do assistente social”. Com relação à finalidade desses instrumentos no campo sociojurídico assinale a alternativa que está INCORRETA:

Carregando...
Q664541

Assinale a alternativa INCORRETA, de acordo com a Lei 8.742 de 1993:

Carregando...
Q664533

De acordo com Baptista (2000, p. 13), o planejamento é um “processo permanente e metódico de abordagem racional e científica de questões que se colocam no mundo social”. Baseado nas concepções da autora a respeito da temática assinale a alternativa INCORRETA:

Carregando...
Q664540

Assinale a alternativa correta, acerca do benefício de prestação continuada, previsto na Lei 8.742 de 1993:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) A
  • 3) C
  • 4) B
  • 5) C
  • 6) A
  • 7) C
  • 8) D
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282