Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 15 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q642406

Com relação às Limitações motoras e funcionais do paciente pós-AVC, são condutas sugeridas pelo Ministério da Saúde para pacientes com dificuldade em manter-se sentado:

Carregando...
Q642413

Os movimentos do ombro são descritos com relação aos planos transversal, sagital, frontal e ainda com relação ao plano da escápula. A abdução é realizada no plano:

Carregando...
Q642405

Conhecer os fatores de risco para o Acidente Vascular Cerebral (AVC) faz-se essencial para prevenir a sua ocorrência. A prevenção reduz os custos especialmente em reabilitação e hospitalização. Com relação aos fatores de risco para o AVC considere os itens a seguir:

São fatores de risco não modificáveis para o AVC os apresentados nos itens:

Carregando...
Q642412

Considere os itens a seguir sobre a palpação do ombro:

I - A palpação do ombro objetiva determinar a presença de dor, deformidades, ausência de estruturas, sinais inflamatórios, crepitação e outras alterações. Devem ser palpadas as estruturas ósseas e as partes moles;

II - Deve-se examinar as articulações esternoclavicular e acromioclavicular, a clavícula, o acrômio, as tuberosidades maior e menor do úmero, a incisura bicipital e a espinha escapular. Os músculos devem ser examinados atentando-se para o tônus, a consistência, o tamanho e o contorno. Os tendões dos músculos: supra e infraespinhal, redondo menor, bíceps são frequentemente acometidos por inflamações ou rupturas;

III - A palpação do manguito rotador e das bolsas subdeltóidea e subacromial merecem consideração especial pela frequência das lesões que acometem estas estruturas. A palpação do manguito rotador pode revelar falhas nas rupturas ou dor na presença de inflamações. Para a palpação do manguito e das bolsas sinoviais subdeltóidea e subacromial o ombro deve ser flexionado.

Está correto o que se afirma em:

Carregando...
Q642404

A concentração dos diferentes gases no ar dos alvéolos não é exatamente a mesma do ar atmosférico, o ar alveolar não é completamente renovado a cada respiração, parte do oxigênio do ar alveolar é continuamente transferido ao sangue e o dióxido de carbono do sangue é continuamente transferido ao ar alveolar. Além disso, o ar atmosférico seco que penetra nas vias respiratórias é umidificado nas vias aéreas superiores, isto faz com que o ar alveolar tenha maior teor de oxigênio e menor teor de dióxido de carbono e de vapor d'água.

Sobre o trecho acima:

Carregando...
Q642409

Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa respectivamente a lacuna:

De acordo com o princípio do SUS da __________, fica reconhecido que “cada pessoa é um todo indivisível e integrante de uma comunidade" e que “as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde formam também um todo indivisível e não podem ser compartimentalizadas."

Carregando...
Q642411

“Pretende ser uma estratégia das equipes de Saúde da Família e do NASF, para desenvolver ações efetivas na produção da saúde em um território articulando os serviços de saúde com outros serviços e políticas sociais, de forma a investir na qualidade de vida e na autonomia das comunidades. Ele deve iniciar-se pela identificação de uma área e/ou população vulnerável ou em risco."

Com relação às ferramentas utilizadas pelos Nasfs em sua organização, o texto traz a definição para:

Carregando...
Q642416

Considere os itens a seguir sobre a fisiopatologia da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica:

I - O sintoma respiratório que leva à incapacidade o indivíduo portador de doença respiratória crônica é a dispneia, causada pela alteração da função pulmonar.

II - Com o progresso da doença respiratória, há um aumento da sensação de dispneia, e o paciente começa a se privar de realizar esforços físicos, seja pelo medo do sintoma, seja pela própria limitação física, o que o leva ao sedentarismo.

III - O sedentarismo, associado à hipoxemia, hipercapnia e presença de mediadores inflamatórios sistêmicos, gera alterações estruturais na musculatura esquelética, sobretudo nos grupos musculares de membros inferiores, membros superiores e respiratórios, contribuindo para a piora da dispneia e limitação física.

IV - As principais alterações encontradas são diminuição da massa muscular (hipotrofia muscular), diminuição do número de capilares e transformação das fibras musculares para metabolismo glicolítico (redução de mitocôndrias e de glicogênio muscular).

Está correto o que se afirma em:

Carregando...
Q642403

Responda verdadeiro “V" ou falso “F" com relação à anatomia cardíaca e assinale a alternativa que traz a sequência correta:

(__) Músculos pectíneos são cristas musculares com disposição paralela, que a partir da crista terminal correm para frente, inclinando-se em direção do óstio atrioventricular esquerdo;

(__) A base do coração se opõe ao ápice, dirigindo-se para a direita, para cima e para o dorso. É compreendida pelo átrio esquerdo, parte do átrio direito e as partes proximais dos grandes vasos. O seu limite superior está ao nível da bifurcação do tronco pulmonar, o inferior ao nível do sulco coronário, o seu lado direito ao nível do sulco terminal e o esquerdo ao nível da veia oblíqua do átrio esquerdo;

(__) O sulco coronário circunda superficialmente o coração entre os ventrículos dirigidos para o ápice e os átrios, que se situam na base. Ele é ocupado pela artéria e veia que irrigam o coração. Sua parte ventral não é visível porque é ocupada pelo cone arterial;

(__) A aurícula esquerda é uma bolsa fechada, semelhante a uma orelha de cão, que se estende em direção cranial entre a veia cava superior e o ventrículo direito. Sua junção com o seio venoso é marcada externamente pelo sulco terminal, que corresponde internamente à crista terminal.

Carregando...
Q642408

Os princípios doutrinários do SUS dizem respeito às ideias filosóficas que permeiam a implementação do sistema e personificam o conceito ampliado de saúde e o princípio do direito à saúde. Os princípios doutrinários são expressos através da:

Carregando...
Q642410

Segundo o Ministério da Saúde, os Núcleos de Atenção à Saúde da Família (Nasf) tipo 3 devem estar vinculados a no mínimo:

Carregando...
Q642415

“Testa um músculo específico em vez de um movimento e requer um desempenho muscular seletivo por parte do paciente. Eles fornecem resultados precisos da função do músculo."

Dos métodos de graduação utilizados nos testes musculares, o texto discorre sobre a abordagem de:

Carregando...
Q642402

A extensão do epicárdio sobre os grandes vasos ocorre sob a forma de dois prolongamentos tubulares: o mesocárdio arterial, que encerra a aorta e o tronco pulmonar, e o mesocárdio venoso, que inclui as veias cavas e as veias pulmonares, refletindo-se para formar um fundo de saco em forma de U na parede dorsal da cavidade pericárdica conhecido como:

Carregando...
Q642407

Segundo o Ministério da Saúde, para pacientes pós-AVC, a terapia do espelho é indicada para:

Carregando...
Q642414

Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa respectivamente a lacuna:

Paralisias com hiporreflexia e hipotonia são denominadas paralisias __________. Caracterizam a chamada Síndrome do Neurônio Motor Inferior ou Periférico, que resulta de lesão dos neurônios motores da coluna anterior da medula (ou dos núcleos motores dos nervos cranianos). Ocorre também em pouco tempo atrofia da musculatura inervada por perda da ação trófica dos nervos sobre os músculos.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) D
  • 3) D
  • 4) C
  • 5) C
  • 6) C
  • 7) A
  • 8) B
  • 9) B
  • 10) B
  • 11) A
  • 12) D
  • 13) A
  • 14) C
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282