Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 15 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q738077

A regulação da função renal é muito importante para a modulação da função cardiovascular. Com isso vários fármacos são utilizados com essa função, porém eles agem de forma diferente nos rins. Assinale a alternativa que apresenta um diurético de alça, um poupador de potássio e um inibidor do simporte Na+-Cl-, respectivamente.

Carregando...
Q738072

O Helicobacter pylori é um bastonete Gram-negativo e tem sido associado à gastrite e ao desenvolvimento subsequente da úlceras gástricas e duodenais, adenocarcinoma gástrico e linfoma gástrico de células B. A erradicação da infecção por essa bactéria em pessoas com gastrite e úlceras constitui o cuidado padrão para o tratamento dessas doenças.

Sobre o tratamento de erradicação do H. pylori assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...
Q738069

Assinale a alternativa que apresenta um fármaco anti-inflamatório não esteroide que modifica a COX-1 e COX-2, inibindo de modo irreversível sua atividade cicloxigenase.

Carregando...
Q738071

A figura abaixo corresponde a uma análise de difração de raios-X (DR-X) de um fármaco (a), de um filme polimérico (b) e da incorporação desse fármaco no filme polimérico (c) em questão.

Com base essa figura, assinale a alternativa CORRETA:



Carregando...
Q738076

O uso de terapia inalatória é o modo preferido para o tratamento de asma e de doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC). A grande vantagem da inalação é distribuição do fármaco diretamente nas as vias respiratórias inferiores, em doses eficazes e que acarretam menos reações adversas sistêmicas. A associação de broncodilatadores agonistas β -adrenérgico com corticosteroide inalatórios mostra-se 2 bastante eficaz para o tratamento dessas doenças. Assinale a alternativa que apresenta uma associação de agonistas β -adrenérgico 2 inalatórios de longa duração com um corticosteroide inalatório.

Carregando...
Q738068

As cápsulas de gelatina são formas farmacêuticas que servem para carrear diversos tipos insumos farmacêuticos ativos nas mais variadas formas físicas. Essas cápsulas podem ser classificadas em duras e moles. Sobre esse tipo e forma farmacêutica, assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...
Q738070

O uso de sistemas transdérmicos é limitado, pois os fármacos que podem ser carreados dessa maneira é restrita, devido à barreira eficiente oferecida pela pele. Avalie como verdadeiro (v) ou falso (f) o que se afirma acerca dos sistemas transdérmicos. ( ) Uma das formas efetivas de aumentar a permeação da maioria dos fármacos através da pele é promover uma oclusão no local. ( ) O uso de dimetilsufóxido (DMSO), mesmo em pequenas quantidades, é considerado tóxico, pois interage com grupamentos de cabeça na bicamada lipídica no estrato córneo, perturbando o empacotamento próximo, reduzindo assim a difusão do fármaco pela pele. ( ) A iontoforese gera um potencial elétrico através da pele, promovendo um aumento da liberação transdérmica de fármacos. ( ) O utilização de microagulhas revestidas é uma forma de aumentar a permeação cutânea de fármacos, pois promoverá a criação de poros ou caminhos transitórios através do estrato córneo. A sequência CORRETA é:

Carregando...
Q738075

A figura abaixo mostra curva de análise térmica pela técnica de termogravimetria (TGA) e sua derivada (DTG) do oxalato de cálcio com razão de aquecimento de 10 C/min e vazão de ar sintético de 100 mL/min.

Sobre a análise apresentada acima na figura, jugue as assertivas abaixo:

I- Observa-se a decomposição do composto em três eventos térmicos bem definidos.

II- O primeiro evento constitui da liberação da água de hidratação presente no oxalato de cálcio.

III- A percentagem de resíduo apresentado é de aproximadamente 40%.

IV- Mais de 50% do composto é degradado após o segundo evento de decomposição.

Estão CORRETAS apenas:

Carregando...
Q738067

Hidrogéis são dispersões coloidais semissólidas formada pela dispersão de polímeros em água. Sobre essa forma farmacêutica, julgue as afirmativas abaixo. I- Eles têm sido muito usados em produtos cosméticos e como base dermatológica, pois apresentam fácil espalhamento, não são gordurosos e podem veicular princípios ativos hidrossolúveis e lipossomas. II- As substâncias gelificantes são polímeros que quando dispersos no meio assumem conformação doadora de viscosidade à preparação. III- Os géis de natureza aniônico possuem estabilidade em ampla faixa de pH, tornando-se possível a veiculação de substâncias de caráter ácido, como os alfa-hidroxiácidos. IV- Os géis de caráter não-iônica são pH dependentes, ou seja, apresentam-se estáveis em pH neutro ou próximo do neutro. Está CORRETO o que se afirma apenas em:

Carregando...
Q738074

Lipossomas são vesículas microscópicas compostas de uma ou mais bicamadas lipídicas concêntricas, separadas por um meio aquoso. Eles podem encapsular substâncias hidrofílicas e/ou lipofílicas, sendo que as primeiras ficam no compartimento aquoso e as lipofílicas inseridas ou adsorvidas na membrana. A figura abaixo representa a evolução estrutural de diversos tipos de lipossomas.


Baseando-se na figura esquemática do lipossoma, assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...
Q738079

A portaria nº 344, de 12 de maio de 1998, aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial.

Avalie como verdadeiro (v) ou falso (f) o que se afirma acerca dos medicamentos sujeitos a controle especial.

( ) Será permitida a distribuição de amostras grátis de medicamentos que contenham substâncias constantes das listas "C1" (outras substâncias sujeitas a controle especial) e “C4" (anti-retrovirais) deste Regulamento Técnico e de suas atualizações, em suas embalagens originais, aos profissionais de saúde (médico, farmacêutico, fisioterapeutas e psicólogos), que assinarão o comprovante de distribuição emitido pelo fabricante.

( ) Em caso de o profissional doar medicamentos amostras-grátis à instituição a que pertence, deverá fornecer o respectivo comprovante de distribuição devidamente assinado. A instituição deverá dar entrada em Livro de Registro da quantidade recebida.

( ) É permitida a distribuição de amostras-grátis de medicamentos à base de misoprostol apenas aos profissionais médicos.

( ) Os profissionais, serviços médicos e/ou ambulatoriais poderão possuir, na maleta de emergência, até 3 (três) ampolas de medicamentos entorpecentes e até 5 (cinco) ampolas de medicamentos psicotrópicos, para aplicação em caso de emergência, ficando sob sua guarda e responsabilidade.

A sequência CORRETA é:

Carregando...
Q738066

Durante a produção de emulsões um método bastante conhecido é o da Temperatura de Inversão de Fases (TIF), que consiste em aquecer as duas fases (aquosa e oleosa) separadamente, realizar a mistura das duas fases e promover o seu resfriamento. Com qual finalidade é feito esse método?

Carregando...
Q738073

A manipulação de medicamentos tem como principal característica a preparação personalizada de medicamento destinado a determinado usuário, portador de prescrição ou orientação terapêutica realizada por profissional habilitado, considerando as características de cada paciente. A farmácia com manipulação é o único estabelecimento autorizado por lei para o preparo (aviamento) e comercialização do medicamento manipulado.

Em consequência do crescimento, legislações mais rigorosas e consumidores mais exigentes, fez-se com que o setor magistral evoluísse constantemente, ocupando um importante espaço perante a população, favorecendo o acesso aos medicamentos individualizados. As Boas Práticas estabelecem uma série de roteiros para as diferentes etapas do processo, desde o atendimento ao cliente, aquisição de matérias-primas e embalagens, avaliação farmacêutica do receituário, manipulação, controle da qualidade e dispensação do medicamento até a manutenção da estrutura física, equipamentos, setor administrativo e equipe técnica. Portanto, para a manipulação de algumas classes de medicamentos (psicotrópicos, antibióticos, citostáticos e hormônios) necessitam de um rigor a mais durante a sua manipulação.

Adaptado de Farmácia com Manipulação – Guia da Profissão Farmacêutica, 1ª Edição, 2017.

Baseando-se nessas necessidades especiais que algumas classes de medicamentos exigem, julgue as assertivas abaixo.

I- A manipulação de psicotrópicos em uma farmácia com manipulação, somente poderá ser realizada após a publicação no Diário Oficial da União da autorização especial emitida pela Anvisa.

II- Para manipulação dessas classes terapêuticas, a farmácia deverá possuir salas dedicadas exclusivamente para a manipulação de cada uma dessas classes, dotadas de antecâmara, com sistemas de ar independentes e de eficiência comprovada. As salas devem possuir pressão negativa em relação à antecâmara, de forma a impedir o lançamento de pós no laboratório ou no meio ambiente, evitando contaminação cruzada, protegendo o manipulador e o meio ambiente. Este diferencial de pressão deve ser no mínimo 5 Pa (Pascais).

III- O farmacêutico não precisa supervisionar todas as operações dos laboratórios, podendo delegar esta função a um funcionário

previamente treinado para essa função, porém este funcionário deve estar ciente de cada etapa realizada de acordo com a legislação

vigente, devendo intervir se necessário.

IV- As matérias-primas deverão ser adquiridas somente de fornecedor qualificado, obedecendo a ficha de especificação. O farmacêutico determinará uma planilha de rodízio de manipuladores para realizar estas formulações, com registros. Todos os envolvidos na manipulação devem utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) próprios.

Está CORRETO o que se afirma apenas em.

Carregando...
Q738078

Sabe-se que alguns medicamentos apresentam interações quando associados ou isolados com exames laboratoriais. Por isso deve-se indicar todos os medicamentos que estão sendo utilizados quando se vai fazer um exame laboratorial. Assinale a alternativa que apresenta uma interação CORRETA entre um medicamento e um exame laboratorial.

Carregando...
Q738080

As estruturas químicas abaixo representam diversas classes de antimicrobianos. Assinale a alternativa que apresenta um antibiótico betalactâmico.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) C
  • 3) A
  • 4) B
  • 5) C
  • 6) C
  • 7) D
  • 8) E
  • 9) E
  • 10) A
  • 11) E
  • 12) D
  • 13) D
  • 14) A
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282