Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 6 de 6 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 6
Questões por página:
Q738798

A textualidade é o resultado das características que fazem com que possamos diferenciar um amontoado de frases e/ou imagens sem sentido de um texto (COSTA VAL, 1991). Beaugrande e Dressler (1983) explicam que são sete os fatores responsáveis pela textualidade. Nesta compreensão, dentre tais fatores, há um, de natureza pragmática, segundo o qual há referência ao que tais autores chamam de “um já dito", ilustrado na charge acima através das expressões “Jaspion" e “Máquina de escrever". Trata-se da

Carregando...
Q738797

Leia com cuidado as assertivas abaixo acerca da charge do texto III e, em seguida, responda o que se pede.

I- Pode-se deduzir, com base nas pistas semânticas, propostas na charge, que a categoria dos taxistas, principal concorrente do transporte urbano de passageiros, via aplicativo Uber, não vem reconhecendo as facilidades que os avanços tecnológicos que deste aplicativo decorrem, bem como o benefício para a população que se utiliza deste serviço.

II- É possível se afirmar, dentre muitas interpretações propostas, que uma das intenções comunicativas implícitas no discurso do chargista seja de provocar a categoria dos taxistas a buscar novos mecanismos de atualização, facilidades tecnológicas e/ou de competividade na sua área profissional.

III- Jamais se pode implicitar, na charge, o discurso das facilidades de acesso ao transporte de passageiros via Uber, através do avanço tecnológico presente no serviço e com objetivos benéficos a população.

É CORRETO o que se afirma apenas em

Carregando...
Q738800

Com base na leitura dos textos IV e V, julgue cada uma das assertivas abaixo e, em seguida, responda o que se pede.

I- A constatação do autor do texto V de que, no Brasil, o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) se reflete também em aumento da desigualdade social sugere a tese de que nem sempre o aumento da riqueza econômica tem se convertido em benefícios sociais.

II- A estratégia argumentativa utilizada para produção do texto V lança mão de dados estatísticos, aliados a causas e efeitos responsáveis pela desigualdade social em nosso país. Entretanto, a ausência de possíveis soluções para erradicar o problema, proveniente desses argumentos de autoridade, constitui uma das falhas do texto.

III- A temática denunciada na charge, texto IV, em nada se relaciona com a proposta argumentativa do texto.

IV- Os programas sociais no Brasil, dentre os quais inclui-se o Bolsa Família, embora tenham sido responsáveis pela diminuição da desigualdade social, desviaram-se radicalmente de suas funções sociais, ao se ligarem apenas a instrumentos de manipulação político-eleitoreira, conforme denuncia o texto V.

Está CORRETO o que se afirma apenas em

Carregando...
Q738805

A partir da leitura do texto VII supracitado, que trata das implicações do uso indevido das redes sociais, é possível afirmar que

I- a palavra ágora, proveniente do grego, refere-se às praças públicas onde se realizavam assembleias, tendo seu significado se estendido a outros locais de reunião ou discussão. Por essa razão, no texto, o autor usou a expressão “essa ágora virtual" como um recurso de coesão referencial, para se referir ao Facebook, revelando também o mecanismo da metáfora.

II- no texto, palavras pertencentes a diferentes classes gramaticais, a exemplo de “primeiro" (numeral), “depois" (advérbio) e “por fim" (locução prepositiva) assumem uma função comum – a de sequenciadores textuais, papel normalmente exercido pelas conjunções.

III- a estrutura linguística “as empresas por trás delas (das redes) passaram a admitir os problemas do seu crescimento" (L. 14) deixa implícita a ideia de que não mais existirão problemas como os elencados, a exemplo da proliferação de notícias falsas, da intolerância ou do uso distorcidamente político que se prolifera nas plataformas.

É VERDADEIRO o que se afirma apenas na(s) proposição(ões):

Carregando...
Q738791

Com base nas informações contidas nos textos I e II, julgue as assertivas abaixo.

I- As estratégias de estruturação e progressão da temática da evolução do trabalho, abordada no texto I, prescindem, necessariamente, da presença de marcadores temporais.

II- A denúncia expressa na charge do texto II ilustra, de forma irônica, os efeitos de uma situação de exploração do trabalhador, sobretudo o que se enquadra na situação de mão de obra desqualificada, fato, de uma forma ou de outra, abordada no texto I.

III- A temática central, proposta no texto I, se funda na tese de que as estruturas sociais determinam as transformações nas relações trabalhistas.

IV- De acordo com as informações do texto I, a globalização, enquanto fenômeno da modernidade, aliada à automação e à exigência de alta qualificação de mão de obra, gera, sobretudo nos países muito populosos e de baixa especialização, uma grande massa de trabalhadores de mão de obra obsoleta, desqualificada e barata.

Está CORRETO o que se afirma apenas em

Carregando...
Q738795

Ainda com relação aos textos I e II, pode-se deduzir que


Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) B
  • 3) E
  • 4) C
  • 5) E
  • 6) D
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282