Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 10 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

A Redação Oficial, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da Republica, é conceituada como aquela que rege os atos normativos e comunicativos do Poder Público. Nesse sentido, pode-se inferir que suas principais características estão relacionadas ao:

Carregando...

A partir da comunicação hipotética apresentada, Memorando nº 150/2017/UEPB/PROGRAD/PROGRAD-CEPA, responda à questão.


Sobre a redação do memorando acima transcrito, no que se refere a sua composição, estrutura e linguagem, é CORRETO afirmar que:

Carregando...

Ainda sobre o uso dos pronomes de tratamento em textos oficiais, é importante ressaltar que um redator deve possuir conhecimentos de linguagem técnica oficial que lhe permita, por exemplo, saber empregar os pronomes de tratamento essenciais para utilizá-los de maneira adequada no processo de comunicação escrita nesses gêneros de textos. Assim, marque a alternativa em que os pronomes de tratamento têm correspondência com as respectivas autoridades: Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Secretários-Executivos de Ministérios, Cônegos e superiores religiosos, Embaixadores:

Carregando...

Compete do redator de atos normativos e comunicações oficiais, empregar uma linguagem

Carregando...

Os pronomes de tratamento na redação oficial, por seguirem uma tradição secular de uso estabelecido, são empregados em conformidade com o cargo das autoridades a que se referem (civis, eclesiásticos e militares), com respeito e distinção. Dado o exposto, marque a alternativa em que o uso do pronome de tratamento se adequa.

Carregando...

Considerando que a Coordenação do Curso de Letras, do Campus III, Guarabira, da Universidade Estadual da Paraíba, deseje emitir comunicação oficial ao Diretor Geral do Campus, com o intuito de solicitar um laboratório de leitura, assinale a alternativa que mostra o expediente a ser empregado em tal comunicação.

Carregando...

Os pronomes de tratamento são utilizados na Redação Oficial com certas especificidades. Mesmo que façam referência à segunda pessoa gramatical, a concordância sempre será em terceira pessoa, uma vez que o verbo concorda com o substantivo que integra a locução e não com o pronome. Com base nessa afirmação, assinale o item de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República:

Carregando...

O texto, por sua estrutura formal, e contexto sócio comunicativo, é

Carregando...

A partir da comunicação hipotética apresentada, Memorando nº 150/2017/UEPB/PROGRAD/PROGRAD-CEPA, responda à questão.

Ainda sobre o Memorando transcrito na página anterior, podemos inferir que:

Carregando...

Acerca dos diferentes gêneros contemplados, é CORRETO afirmar que:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) C
  • 3) D
  • 4) E
  • 5) D
  • 6) A
  • 7) A
  • 8) C
  • 9) E
  • 10) B
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282