Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 14 de 14 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 14
Questões por página:
Q641908

A forma como o autor organiza as frases, ou seja, como combina as palavras, promove diferentes efeitos de sentido. Assim, classifique com verdadeiras V ou falsas F as explicações fornecidas a seguir em relação ao emprego de determinadas expressões.

( ) Na lª ocorrência de "os dimenó", correspondente a "os menores", a flexão de número foi suprimida no substantivo "menor", por já estar marcada no determinante "os", recurso muito comum na linguagem coloquial.

( ) Nas duas ocorrências da expressão "dimenó", o item ''menor" se classifica como advérbio, o que se confirma pela ausência de flexão.

( ) O verbo ''poder" em: ''vão pudê ser" e "pudê aquisitivo" se comporta como núcleo da locução verbal e como forma verbal simples, respectivamente.

( ) Na lª ocorrência de "os dimenó", o item gramatical "os" é um artigo com função de determinante, e na 2ª 8 ocorrência é um pronome demonstrativo na função de sujeito, comprovando a pluralidade de uso de um mesmo vocábulo.

( ) O advérbio de inclusão "também" focaliza a locução verbal, deixando pressuposta a informação, de teor irônico, de que os menores apenas podiam cometer crimes, mas não podiam ser presos.

A alternativa que traz a sequência CORRETA é:

Carregando...
Q641910

Os períodos abaixo elencados, retirados da matéria supracitada, exibem diferentes mecanismos de combinação oracional. Analise-os:

I- O MUNDO IA ACABAR em 16 de fevereiro. Ou pelo menos era esse o rumor disseminado nas redes sociais.

II- Nessa data, de acordo com um suposto astrônomo russo, o asteroide 2016 WF9 colidiria com a Terra, causando tsunamis gigantes e extinguindo a vida no planeta.

III- [ ... ]Jornais de todo o Brasil reproduziram a previsão e, devido ao alcance do boato, a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) elaborou um comunicado que alertava sobre a falsidade da notícia.

IV- Há um vácuo no Brasil: a ausência de comunicadores científicos. O escasso investimento na área é dirigido quase na totalidade a pesquisadores que publicam seus resultados em revistas especializadas [ ... ]

V- [ ... ] Com uma atitude mais séria em relação à comunicação científica e participação do público, talvez os jornais deem maior destaque às descobertas realizadas no Brasil. Assim, não seríamos tão facilmente surpreendidos por falsas notícias sobre o "o fim do mundo" - que, ao contrário do asteroide 2016 WF9, não têm nada de inofensivas.

Identifique dentre o(s) excerto(s) acima expostos aquele(s) que apresenta( m) oração subordinada adjetiva explicativa:

Carregando...
Q641915

Analise os textos abaixo, de modo a avaliar, em seguida, as explicações fornecidas em relação à organização dos termos nos períodos:

I- Corre no senado uma sugestão de lei, feita por um empresário paulista, que pretende tomar ilegais os bailes funk. Tentativas de vetar manifestações musicais têm nome: censura.

II- A chamada SUG n° 17/2017 nasceu de uma sugestão feita por um cidadão paulista, o empresário Marcelo Alonso, que conseguiu 22 000 assinaturas de apoio-o suficiente para colocá-la em pauta na Comissão de Direitos Humanos do Senado. Avalie com verdadeiras V ou falsas F as proposições abaixo elencadas:

( ) Em I, a oração adjetiva explicativa vem sob a forma reduzida, cuja função é esclarecer de quem partiu a sugestão da lei que pretende tomar os bailes funk ilegais.

( ) Em II, a oração que vem após o travessão funciona como aposto.

( ) Em II, o aposto explicativo relativo à expressão" cidadão paulista" vem seguido de uma oração adjetiva.

( ) Em I, o primeiro período é constituído por três orações coordenadas.

( ) Em I, o termo "censura" é objeto direto do verbo TER

A alternativa que contém a sequência CORRETA é:

Carregando...
Q641914

Leia o texto abaixo, com atenção para a forma como se distribuem os constituintes da oração (ou a organização sintática); em seguida, responda ao que se pede.

Assinale a alternativa que apresenta a classificação sintática CORRETA das unidades oracionais em destaque.

Carregando...
Q641907

Assinale a única alternativa na qual a proposição apresenta uma informação implícita (não expressa em razão do uso do advérbio AGORA na fala de um dos personagens):

Carregando...
Q641918

Preencha as seis lacunas no segundo fragmento textual com os conectivos que se adequem ao contexto, estabelecendo a coesão sequencial.

A sequência dos conectares no texto deve ser a apresentada na alternativa:

Carregando...
Q641906

No período "É aquela história: se não podem conter a boiada, que se abram as porteiras.", do ponto de vista sintático, é possível afirmar que a partícula SE, nas duas ocorrências, tem, respectivamente, função de

Carregando...
Q641913

Preencha as lacunas nos textos abaixo relacionados (trechos de matérias jornalísticas expostos no Jornal Correio da Paraíba, 30/07/17), atentando para o emprego do "A" acentuado ou não.

I- Problemas de aprendizagem, afetivos e de relacionamentos estio entre os motivos que levam __ crianças __ um especialista.

II- Ela (a psicóloga) acrescentou que geralmente a escola começa __ reconhecer essa necessidade de ter um acompanhamento psicológico, pois estão desmotivadas ou agressivas e não querem ir _ escola.

III- Direitos da pessoa com deficiência Resolução que exige inclusão de questões sobre direitos dos deficientes em concursos do judiciário completa um ano e já e levada __ sério em outros certames.

Assinale a alternativa CORRETA quanto ao preenchimento das lacunas:

Carregando...
Q641917

Preencha as cinco lacunas no subtítulo como também no primeiro fragmento textual, com as formas verbais indicadas, estabelecendo a concordância verbal e indique a sequência CORRETA:

Carregando...
Q641905

Após analisar as frases distribuídas na 1 • coluna, retiradas da entrevista lida, nas quais estão em destaque algumas formas linguísticas, estabeleça a associação com as explicações, de caráter sintático-semântico, fornecidas na 2a coluna.

A sequência CORRETA é:

Carregando...
Q641909

É possível afirmar a respeito da relação título/texto que I- o uso da expressão "É o fim do mundo" evidencia um jogo com a linguagem, através do qual se faz referência tanto à notícia de que o mundo acabaria, quanto à crítica ao distanciamento entre o conhecimento científico e a população leiga. II- o título atribui um tom sensacionalista à matéria, por se tratar de uma expressão coloquial, e restringe a linha de raciocínio do texto. III- a expectativa de que o texto traria detalhes sobre como ocorreria o fim do mundo não se confirma, de forma que o título é pouco esclarecedor. IV- a expressão "É o fim do mundo" ilustra o recurso da intertextualidade, devendo o leitor inferir que um dos pontos tematizados – a ausência de comunicadores científicos-é avaliado negativamente. Indique a alternativa que traz a CORRETA avaliação das proposições citadas:

Carregando...
Q641916

Segue um pequeno trecho da entrevista com Angus Deaton, professor da Universidade Princeton, um dos mais influentes economistas do mundo em questões sociais, e autor do livro A Grande Saída (a edição brasileira acaba de ser lançada). Leia-o buscando depreender o sentido das duas palavras em destaque:


Nas alternativas abaixo, NÃO se apresentam os sinônimos de exacerbar e mitigar, respectivamente, em

Carregando...
Q641911

Abaixo estão relacionados alguns subtítulos de matérias jornalísticas e ainda pequenos trechos de matérias dos quais foram retirados os pronomes relativos. Avalie cada caso, e, levando em consideração a função sintática do termo a que se referem, preencha as lacunas como o pronome apropriado à situação.

I- Baleado ainda dentro do útero de sua mãe, o bebê Arthur vira um símbolo inusitado do nível insuportável ___________chegou a violência no Rio de Janeiro. (VJ, 12/07/17)

II- O doleiro Alberto Youssef, um dos mais importantes delatores da Lava-jato, revela os bastidores dos anos____ cumpriu pena ao lado dos políticos e empresários envolvidos no esquema de corrupção. (VJ, 02/08/17)

III- Onde teria ido parar, a esta altura dos acontecimentos, a imensa questão da saída ou permanência de Michel Temer na Presidência da República, esse drama de quinta categoria_____ todos representam o papel de palhaços, a começar pelo público pagante? (VJ, 02/08/17)

IV- Com a polarização ideológica e a demonização da política, o Brasil perdeu a capacidade de construir consensos. As reformas, ____ o país tanto precisa, são um exemplo dessa precariedade nacional. [ ... ] O país precisa sair desse labirinto, só conseguirá se libertar negociando e respeitando os pólos ideológicos dentro do jogo democrático. (VJ, 03/05/17)

Indique a alternativa que atende à solicitação:

Carregando...
Q641904

Analise as proposições de I a V, que traduzem o ponto de vista dos autores em relação ao combate à maconha:

I- O fracasso do combate às drogas, em específico a maconha, é consequência do tratamento diferenciado em relação ao combate ao cigarro.

ll- A criminalização da maconha. segundo o ministro Roberto Cardoso, não impediu o consumo da droga, de forma que a descriminalização pode ser uma alternativa de combatê-la.

III- A política de combate à maconha proposta pelo ministro, a da descriminalização da droga, é, conforme o primeiro leitor, uma medida simplificadora, ineficaz.

IV- A regulamentação do uso da maconha, além de evitar o preconceito, reduz a criminalidade decorrente do tráfico, de acordo com o segundo leitor.

V- A política de combate às drogas como maconha e cocaína deve, irrestritamente, obedecer à mesma estabelecida para o cigarro-como produto lícito.

Estão CORRETAS apenas as proposições

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) A
  • 3) A
  • 4) D
  • 5) C
  • 6) C
  • 7) E
  • 8) D
  • 9) E
  • 10) B
  • 11) D
  • 12) E
  • 13) B
  • 14) C
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282