O desafio da interdisciplinaridade exige ações que caracterizam uma intervenção interdisciplinar e devem seguir uma ordem de execução. Organize de 1 a 6 a ordem destas ações.
( ) Determinar os conhecimentos necessários, as disciplinas representativas e bibliografia.
( ) Definir o problema.
( ) Especificar os estudos ou pesquisas concretas que devem ser empreendidos.
( ) Reunir os conhecimentos atuais e buscar novas informações.
( ) Construir e manter a comunicação através de técnicas integradoras.
( ) Desenvolver um marco integrador e as questões a serem pesquisadas.
Assinale a sequência correta, de cima para baixo, é:
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), tem por objetivos:
No processo de avaliação da aprendizagem deve-se considerar que:
As diretrizes norteadoras da Educação Fundamental, de acordo com PNE estão contidas na(o):
Art. 32. O Ensino Fundamental obrigatório, com duração de nove anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos seis anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
Existem cinco categorias principais de capacidades humanas que representam os resultados da aprendizagem. São elas:
O papel do pedagogo na organização pedagógica da prática educativa escolar deve ser de:
Considerando o processo de construção do conhecimento na escola, a concepção das novas atribuições da educação e sua função social, assinale a alternativa compatível com pilares da educação.
Das alternativas abaixo, assinale a compatível com a didática.
Assinale a alternativa incompatível em relação à educação profissional.
Ao se estudar as teorias do comportamento humano, aprende-se que a motivação é o que impulsiona o indivíduo a atingir seus objetivos e suprir suas necessidades. Assinale a alternativa que registra essas necessidades em ordem hierárquica.
As fases do processo de aprendizagem são:
Assinale a alternativa que não representa características de um currículo: