No que diz respeito à proposta de educação bilíngue como parte da implementação de políticas linguísticas, podem ser consideradas metas para atingimento em nível pessoal as abaixo apresentadas, EXCETO:
As escolas ou classes em que a LIBRAS e a modalidade escrita da língua portuguesa são as línguas de instrução, utilizadas no desenvolvimento de todo o processo educativo, são as Escolas ou Classes:
Para Luckesi, “o erro, como manifestação de uma conduta não aprendida, decorre do fato de que há um padrão já produzido e ordenado que dá a direção do avanço da aprendizagem do aluno”. Portanto, para que o erro seja utilizado como fonte de crescimento, o professor deve:
Segundo Gadotti, o pensamento pedagógico brasileiro tem sido definido por duas tendências gerais: a liberal e a progressista. Os educadores e teóricos da educação liberal caracterizam-se por não reconhecerem o conflito de classes na sociedade e também por defenderem:
Para Ilma Passos Veiga, o projeto político-pedagógico é o resultado de um processo complexo de debate e se constitui em:
A educação de surdos e sua aprendizagem constituem um campo de investigação que vem se expandindo consideravelmente, propiciando o surgimento de um novo campo teórico, intitulado Estudos Surdos. A opção que descreve o processo pedagógico alicerçado nessa proposta é:
Narrações de vida surda sugerem algumas formas de ouvintismo, a saber: o ouvintismo tradicional, o ouvintismo natural e o ouvintismo crítico. A alternativa que se refere a um dos princípios que caracteriza o ouvintismo natural é:
“Braços horizontais distendidos, mãos em 4, palmas para baixo. Girar as mãos pelos pulsos para trás, apontando os dedos para os olhos”. A alternativa em que a frase se refere à descrição feita acima é:
No que se refere à formação do professor bilíngue e à sua atuação, é correto reconhecer como características básicas de um bom professor em uma Escola Bilíngue para Surdos as apresentadas abaixo, EXCETO:
A escola para surdos se constitui a partir do conhecimento sobre a surdez e as pessoas surdas. Na maior parte das vezes, contudo, a produção científica e o conhecimento dela decorrente são feitos somente por ouvintes. Nesse caso, corre-se o risco de as propostas pedagógicas, os currículos e os professores ainda privilegiarem na comunicação a modalidade:
“Mãos em V horizontal, palmas para dentro inclinadas para cima, dedos direitos cruzados sobre os dedos esquerdos, na altura do peito. Mover as mãos para a frente e para baixo, várias vezes. Opcionalmente com a cabeça inclinada e as sobrancelhas franzidas”. A opção que se refere à palavra cujo sinal foi descrito neste enunciado é:
A palavra da língua portuguesa que, quando traduzida para Libras, é representada por um sinal cuja execução utiliza, em pelo menos uma das mãos, a mesma configuração de mãos da letra “P” é:
Para Vygotsky, com relação à aprendizagem escolar, as funções que ainda não amadureceram, mas estão em processo de maturação e podem brotar sob a orientação de um professor, ou com a ajuda de colegas mais capazes, pertencem: