Considerando as diferenças terminológicas da área de TILS, dadas as citações, Citação 1 Para o __________, a primeira tentativa de __________ já é definitiva, e o ___________ tem mais tempo de revisar o que ele está produzindo. E isto cria algumas limitações, sendo a maior delas a constituição de texto. Não é nem uma questão do nível sintático, morfológico. Mas o problema é a garantia da textualidade do texto de chegada. Citação 2 “[...] cabe ao _________ papel ainda mais difícil do que ao próprio __________. [...] Este pode dizer o que sente, o __________ tem de dizer o que outro sentiu, eis a diferença fundamental [...]” (THEODOR, 1926). assinale a alternativa que apresenta as palavras que preenchem correta e respectivamente as lacunas das citações.
O decreto nº 5.626/2005 assegura que as instituições federais de ensino devem garantir, obrigatoriamente, às pessoas surdas acesso à comunicação, à informação e à educação nos processos seletivos, nas atividades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis, etapas e modalidades de educação, desde a educação infantil até a superior. Para garantir o Atendimento Educacional Especializado, as instituições federais devem
A história da educação de surdos teve um grande impacto. Em setembro de 1880, o Congresso de Milão foi conduzido por educadores de surdos e especialistas ouvintistas na tentativa de extinguir o uso da Língua de sinais. Considerando essa descrição, que método foi adotado no processo educacional da comunidade surda?
Em que aspecto o autor – em nome da liberdade poética – provoca um desvio da norma culta?
Quanto aos aspectos da estrutura gramatical do texto, assinale a alternativa correta.
Quanto aos fragmentos sublinhados, assinale a alternativa cuja sequência representa o uso correto do acento indicador de crase.
Após fazer o primeiro ponto do primeiro set de uma partida de voleibol, a equipe que começou sacando somente conseguiu fazer outros pontos (um de cada vez) após a outra equipe conseguir três pontos consecutivos. Dadas as afirmativas a respeito desse contexto,
I. O placar do set foi 25 x 9.
II. O jogador que efetuou o primeiro saque terminou o set na posição 5.
III. O último jogador da equipe vencedora a sacar foi o que iniciou o set na posição 4.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Observe as sentenças:
Eu vou dar o presente a você.
Eu vou dar o presente por você.
Eu vou dar o presente com você.
Os casos destacados nos exemplos acima tornam o sentido das frases completamente diferente uns dos outros. Pensando num processo de tradução para Libras, qual a alternativa que apresenta coerência com as funções exercidas nessa categoria gramatical?
De acordo com a Lei nº 10.436/2002, que reconhece como meio legal de comunicação e expressão a Libras e outros recursos de expressão a ela associados, define-se Língua Brasileira de Sinais como