Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 5 de 5 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 5
Questões por página:
Q671936

Os manuais de redação ou manuais de estilo são orientações de ordem ética e técnica que visam manter um padrão mínimo e uniforme de qualidade do texto e mesmo imprimir um estilo próprio em cada veículo de informação. Embora cada jornal tenha suas próprias regras, podemos inferir algumas orientações gerais para o texto jornalístico.

Assinale a alternativa INCORRETA.

Carregando...
Q671929

Considere o texto abaixo:

Com relação ao texto apresentado, julgue as afirmativas a seguir.

I. Na notícia, os trechos [1], [2] e [3] correspondem a, respectivamente, editoria, título e subtítulo.

II. Percebe-se na matéria que as informações são provenientes de fontes primárias em que é nítido o uso de métodos científicos de pesquisa social para prestar declarações comprovadas sobre o tema pelo jornalista.

III. Estão presentes na matéria elementos da notícia, ou valores-notícia, como atualidade, conflito e repercussão.

IV. A matéria apresenta fontes diversificadas que concederam entrevistas exclusivas ao veículo.

Assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...
Q671928

As fontes são a base da produção jornalística. Três critérios devem servir como base para analisar uma boa fonte. Quais são eles?

Assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...
Q671927

O lide (lead) é a abertura da matéria. Embora não existam receitas definitivas, um bom lide deve levar o leitor a ter interesse em continuar a ler a notícia. Considere as afirmativas abaixo.

I. O lide deve sintetizar a notícia de modo que o leitor se sinta informado só com a leitura do primeiro parágrafo do texto, mas não deve ser longo.

II. O lide pode começar com um comentário, identificando seu autor apenas no parágrafo seguinte a fim de prender a atenção do leitor.

III. O lide deve priorizar as informações mais abstratas e evitar dados numéricos, pois estes tiram a atenção do leitor.

IV. O lide deve evitar ser vago e informar qual é o fato jornalístico noticiado e as principais circunstâncias em que ele ocorre com uma conclusão genérica.

V. O lide deve responder, necessariamente, às seis perguntas básicas na elaboração de uma matéria: O quê?, Quem?, Quando?, Onde?, Como? e Por quê?.

Assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...
Q671919

Considere o texto abaixo:

As coisas não param de acontecer, os fatos não param de ocorrer e então é preciso fazer uma triagem. Nem tudo que chega aos veículos de comunicação é notícia. A seleção acontece em etapas sucessivas – desde o repórter que vai à rua e escolhe os dados mais significativos para a sua mensagem -, partindo assim de uma avaliação intencional da realidade. Suprimir e cortar textos atende ao volume de informações que chega às redações diariamente. No entanto, nem tudo que chega pode ser considerado notícia e muito desse material não é importante para o tipo de leitor que o jornal tem. O trecho acima faz referência a que processo do jornalismo?

Assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) A
  • 3) B
  • 4) C
  • 5) B
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282