Observe a imagem.
A Heráldica é uma ciência que estuda escudos e brasões de armas antigos. É considerada uma importante ciência
auxiliar da História. O estudo de brasões e escudos antigos é muito importante para as pesquisas históricas. Os
escudos e brasões podem revelar muitas informações importantes sobre um determinado período histórico. Em
relação ao escudo do município de Cascavel e a literatura relacionada a seus significados, assinale a afirmativa
correta.
A vegetação de um lugar qualquer reflete a inter-relação existente entre diversos fatores físicos tais como: as condições do relevo, quanto à forma da altitude, do clima, principalmente a combinação da temperatura e umidade, e do solo. A seguir é descrita as características de um tipo de vegetação predominante no Brasil: “difere muito das demais florestas brasileiras, típica do Planalto Meridional, onde devido ao clima subtropical vai destacar o pinheiro do Paraná, associado a outras vegetações como a erva mate e a imbuia. Por ser uma floresta mais homogênea e de fácil acesso, formada predominantemente pelo pinheiro do Paraná, árvore muito procurada tanto para a fabricação de móveis, papel e celulose e até mesmo casas, a mesma foi muito explorada. Atualmente restam poucas áreas dessa floresta realmente intacta”. A vegetação retratada anteriormente é:
“A ciência, nos primeiros anos de vida, deve provocar um encontro com o desconhecido, convidando as crianças a navegar
nesse mundo utilizando as ferramentas com as quais poderão enfrentar a ciência com um olhar mais aguçado, que as
incentivará a buscar respostas e a compreender o porquê das coisas e das ações que há por trás delas: ‘de certa maneira,
temos de produzir rebeldes criativos capazes de intervir e de mudar a sociedade’.” (Demo, 2000)
Acerca de introduzir um programa de ciências na educação infantil, analise as afirmativas a seguir.
I. Tem como objetivo transmitir conceitos básicos durante as aulas ministradas.
II. Pretende-se despertar um pensamento independente, o atributo de desejar e de se atrever a perguntar ao mundo e
a investigá-lo.
III. Deve-se priorizar as habilidades naturais da faixa etária, com trabalhos que estimulem o desenvolvimento das
habilidades de observação, descrição oral ou através do desenho, da exploração do ambiente em que vive.
IV. Proporciona o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva frente às descobertas e aos fatos do mundo real,
contribuindo para a formação da consciência crítica da criança diante das descobertas e dos fatos científicos e
tecnológicos presentes.
Estão corretas as afirmativas
Cada criança é única e tem um ritmo próprio de desenvolvimento e aprendizagem. Para assegurar que a criança se desenvolva de forma saudável, faz-se necessário cuidar, além dos aspectos físicos e biológicos do seu desenvolvimento, da interação e integração pré-escolas e turmas de Educação Infantil com as famílias. Acerca desse grupo etário, assinale a afirmativa INCORRETA.
A imagem, a seguir, se refere a uma modalidade de educação. Analise-a.
Acerca dessa modalidade, assinale a afirmativa correta.
Segundo Gasparin (2009), para o desenvolvimento da dialética marxista como método educativo toma-se como marco
referencial epistemológico a teoria dialética do conhecimento, tanto para fundamentar a concepção metodológica e
o planejamento de ensino-aprendizagem, quanto a ação docente-discente. A ideia é possibilitar aos alunos que eles
se apropriem do conhecimento e, com isso, se modifiquem e modifiquem a realidade em que estão inseridos,
provocando, assim, alterações na infra e na superestrutura. Para isso, Gasparin utiliza as cinco fases do método
dialético, a saber:
1- Prática social do conteúdo.
2- Problematização.
3- Instrumentalização.
4- Catarse.
5- Prática social final do conteúdo.
Considerando essas fases, relacione-as adequadamente com as características a seguir.
( ) É o momento em que os alunos serão confrontados com o conteúdo. É nesta etapa em que os alunos, sujeitos do
conhecimento, são apresentados aos conceitos científicos e, com a ajuda do professor, compara-os com seus
próprios conhecimentos.
( ) As principais interrogações levantadas na prática social a respeito de determinado conteúdo, em consonância com
os objetivos de ensino e que orientam todo o trabalho a ser desenvolvido pelo professor e pelos alunos. Essa fase
consiste, na verdade, em selecionar e discutir as origens na prática social.
( ) É a realidade, que também é o ponto de partida. Porém, apesar da referência ser a realidade, ela é diferente. Isso
porque no início é a visão do todo, naturalizada, caótica. No final, é a visão do todo novamente, mas reconstruído,
compreendido pelo todo e pelas partes. Neste momento, o aluno tem um novo posicionamento perante a prática
social.
( ) É a fase de aproximação do aluno ao conteúdo. Os conteúdos não interessam a priori e, automaticamente, aos
aprendentes. É necessário relacioná-los aos conceitos empíricos trazidos por eles. O professor necessita incentivar
o aprendente a olhar para a sua realidade, para a sua prática social e, aos poucos, associá-la ao conteúdo que será
proposto.
( ) É nesta etapa que os alunos deverão mostrar o quanto se aproximaram da solução destes, mesmo que de forma
ainda incompleta, ou com os conceitos já assimilados, mas ainda não totalmente construídos. Esta é a fase em que
o educando sistematiza e manifesta que assimilou. Este é o momento de expressão do aluno, daquilo que ele
aprendeu, de forma oral ou escrita.
A sequência está correta em