Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 18 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d

“Jorge, 26 anos, solteiro, mora com a mãe e nunca trabalhou. Seu pai tem diagnóstico de transtorno bipolar, com vários episódios maníacos e depressivos ao longo da vida e com baixa adesão a tratamentos, tendo se separado da mãe em um desses episódios. A mãe procurou tratamento para Jorge quando ele estava com 19 anos. Em entrevista psicológica, ela relatou que Jorge estava apresentando problemas de comportamento: insônia, preocupação excessiva com o fato do que os outros poderiam estar falando dele, ideia de que as pessoas poderiam ler seus pensamentos, impossibilidade de assistir à TV porque pensava que os apresentadores dos noticiários estavam lhe enviando mensagens, descuido da higiene pessoal (não tomar banho, não trocar de roupa e não fazer a barba) e medo de sair na rua. Jorge interrompeu a faculdade no segundo semestre e não conseguiu mais retornar. Esteve internado quatro vezes em dois anos. Quando melhorava, voltava para casa, mas após alguns meses começava a utilizar de forma irregular os medicamentos e adoecia novamente." (Cordioli, 2008. Adaptado.)

Analise o caso clínico anterior e marque a alternativa que apresenta corretamente a hipótese diagnóstica e o tratamento mais adequado.

Em relação ao desenvolvimento humano e à interação social do ponto de vista psicológico, “a pressão subjetiva exercida pelo atual sistema de trabalho origina efeito danoso à saúde do trabalhador, designando algum tipo de sofrimento físico ou psíquico, agravando o desgaste provocado pelo trabalho." (Bock, 2008.) Relacione as síndromes, lesões e distúrbios desenvolvidos no ambiente de trabalho às respectivas definições.

1.Lesão da Ler.

2.Distúrbio Dort.

3.Síndrome Burnout.

( ) Causado(a ) por distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho.

( ) Geralmente, causado(a ) pelo esforço repetitivo.

( ) Refere-se ao esgotamento nervoso, em geral produzido(a) pelo stress, que leva a depressão, apatia e dificuldade de se manter na situação de trabalho. A sequência está correta em

Em relação à teoria da personalidade, o autor Dalgalarrondo (2008) afirma que “os transtornos da personalidade, embora de modo geral produzam consequências muito penosas para o indivíduo, familiares e pessoas próximas, não são facilmente modificáveis por meio das experiências da vida, tendem, antes, a permanecer estáveis ao longo de toda vida".

Sobre as principais características dos transtornos de personalidade, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) “O menino é o pai do homem", geralmente, os transtornos de personalidade surgem na infância ou adolescência e tendem a permanecer relativamente estáveis ao longo da vida do indivíduo.

( ) É comum manifestar nos transtornos de personalidade um conjunto de comportamentos e reações afetivas claramente desarmônicos, envolvendo vários aspectos da vida do indivíduo.

( ) O padrão anormal de comportamento inclui muitos aspectos, porém, estes são equivalentes apenas ao psiquismo, e não à vida social do indivíduo.

( ) Os transtornos de personalidade são condições não relacionadas diretamente à lesão cerebral evidente ou a outro transtorno psiquiátrico, ressaltando que pode apresentar alterações de personalidade secundárias à lesão cerebral.

( ) O transtorno de personalidade contribui para o mau desempenho ocupacional, entretanto, no social, esse desempenho não é precário, não chega a ser considerado como mau desempenho.

A sequência está correta em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282