Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 14 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Segundo o livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, “Nos anos 1920, chega ao Brasil a visão da criança não como um adulto em miniatura, mas como como um ser com características cognitivas distintas – uma visão do aprendiz como um ser ativo que constrói seu próprio conhecimento. Eram as ideias da Escola Ativa – aqui chamada de Escola Nova, nome que se deu aos vários movimentos dentro da educação [...]”. Esses movimentos tiveram pensadores importantes. Assinale a opção abaixo que não condiz com esses pensadores:

Carregando...

Art. 3º - O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

( ) Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

( ) Singularismo de ideias e de concepções pedagógicas.

( ) Garantia de padrão de qualidade.

( ) Gratuidade do ensino em estabelecimentos público e privados.

Com base na Lei nº 9.394/96, classifique as alternativas acima em verdadeiras “V" ou falsas “F":

Carregando...

Os Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais, ao proporem uma educação comprometida com a cidadania, elegeram, baseados no texto constitucional, princípios segundo os quais orientar a educação escolar:

I. Igualdade de direitos.

II. Dignidade da pessoa humana.

III. Participação.

IV. Proatividade.

V. Corresponsabilidade pela vida social.

Qual das alternativas acima não corresponde aos princípios segundo os quais a educação escolar deverá ser orientada?

Carregando...

“Para dar apenas um exemplo de relevância que assumem algumas das contribuições das ciências da linguagem na perspectiva didática, assinalaremos que as contribuições da sociolinguística obrigam a revisar criticamente – entre outros aspectos – a noção de ___________, que está tão arraigada na escola, para substituí-la pela de “adequação à situação comunicativa", o que supõe abandonar a desvalorização que sofreram os dialetos ou socioletos sem prestígio (que são a língua materna de muitos dos alunos de nossas escolas)".
(LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

Carregando...

“Em 1973, o MEC cria o ______________________, responsável pela gerência da educação especial no Brasil, que, sob a égide integracionista, impulsionou ações educacionais voltadas às pessoas com deficiência e às pessoas com superdotação, mas ainda configuradas por campanhas assistenciais e iniciativas isoladas do Estado". (Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva).

Assinale a opção abaixo que preenche a lacuna de forma correta:

Carregando...

Art. 12 - Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:

I. Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas.

II. Zelar pela aprendizagem dos alunos.

III. Prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.

Segundo a Lei nº 9.394/96, estão incorretas as alternativas:

Carregando...

“Enfrentamos um grande desafio: construir uma nova versão fictícia da leitura, uma versão que se ajuste muito mais à prática social que tentamos comunicar e permita a nossos alunos se apropriarem efetivamente dela. Articular a teoria _________________ da aprendizagem com as regras e exigências institucionais está longe de ser fácil: é preciso encontrar outra maneira de administrar o tempo, é preciso criar novos modos de controlar a aprendizagem, é preciso transformar a distribuição dos papéis do professor e do aluno em relação à leitura, é preciso conciliar os objetivos institucionais com os objetivos pessoais dos alunos..." (LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário).

Qual é a teoria citada no texto e que falta à lacuna?

Carregando...

Em primeiro lugar, no que se refere ao currículo, além de controlar – [...] – a transposição didática, de cuidar que o objeto apresentado na escola conserve as características essenciais que tem fora dela e de velar para que as atividades e as intervenções que eventualmente se sugerem ao professor tornem possível a formação de leitores e escritores competentes, em vez de atrapalhar, devem ser levadas em conta – entre outras – as seguintes questões:

I. Necessidade de estabelecer objetivos por semestre.

II. A importância de atribuir aos objetivos gerais prioridade absoluta sobre os objetivos específicos.

III. A necessidade de evitar o estabelecimento de uma correspondência termo a termo entre objetivos e atividades.

De acordo com Delia Lerner, assinale quais das alternativas acimas estão corretas:

Carregando...

Observe: I. Os adultos aprendem apenas o que lhes é significativo. II. As crianças podem aprender tudo o que lhes é ensinado. III. A maioria dos docentes ensinam várias maneiras de ler às crianças. Segundo Delia Lerner, assinale a alternativa incorreta:

Carregando...

“Com base na função social da aprendizagem de uma língua estrangeira no Brasil e nas condições existentes na maior parte das escolas brasileiras, o foco no que ensinar pode ser melhor entendido ao se pensar, metaforicamente, sobre o que as lentes de uma máquina fotográfica focalizam." (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira).

De acordo com o documento especificado acima, qual é o primeiro foco, por meio do uso de uma lente padrão?

Carregando...

Ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não-governamental, é vedado trabalho:

I. Perigoso, insalubre ou penoso.

II. Realizado em horários e locais que não permitam a frequência à escola.

III. Noturno, realizado entre vinte e três horas de um dia e seis horas do dia seguinte.

De acordo com a Lei 8069/90, está correto o que se afirma

Carregando...

Com base no livro de Telma Weisz, O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, como foi a pedagogia desenvolvida por Montessori?

Carregando...

“No que se refere à visão __________________ da aprendizagem, pode-se dizer que é compreendida como uma forma de se estar no mundo com alguém e é, igualmente, situada na instituição, na cultura e na história. Assim, os processos cognitivos têm uma natureza social, sendo gerados por meio da interação entre um aluno e um parceiro mais competente." (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

Carregando...

Com base na Lei 8069/90, assinale a alternativa incorreta:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) B
  • 3) D
  • 4) E
  • 5) C
  • 6) E
  • 7) D
  • 8) A
  • 9) B
  • 10) D
  • 11) A
  • 12) B
  • 13) B
  • 14) C
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282