Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 9 de 9 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 9
Questões por página:
Q662656

A história natural da doença refere-se a uma descrição da progressão ininterrupta de uma doença em um indivíduo desde o momento da exposição aos agentes causais até a recuperação ou a morte. No modelo da história natural da doença, a prevenção pode ser feita no período pré-patogênico e patogênico, com ações de prevenção primária, secundária e terciária. Identifique a alternativa abaixo que NÃO corresponde a uma ação desenvolvida na prevenção primária:

Carregando...
Q662649

O PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica) se insere em um contexto no qual o Governo Federal, crescentemente, se compromete e desenvolve ações voltadas para a melhoria do acesso e da qualidade no SUS. Dentre os desafios que o PMAQ pretende enfrentar para a qualificação da Atenção Básica, destacam-se: 1 Ambiência pouco acolhedora das UBS, transmitindo aos usuários uma impressão de que os serviços ofertados são de baixa qualidade e negativamente direcionados à população pobre. 2 Inadequadas condições de trabalho para os profissionais, comprometendo sua capacidade de intervenção e satisfação com o trabalho. 3 Alto investimento em infraestrutura de informática, mas insuficiente uso das tecnologias da informação para a tomada de decisão. 4 Incipiência dos processos de gestão, mesmo descentralizados na indução e no acompanhamento da qualidade. 5 Pouca integração das equipes de AB com a rede de apoio diagnóstico e terapêutico e com os outros pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

Carregando...
Q662651

Considerando os conceitos presentes no Decreto 7508 de 28 de junho de 2011, relacione corretamente a primeira coluna com a segunda:

Assinale a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q662648

No processo de educação em saúde, vários são os fatores que podem influenciar os níveis de aprendizagem, facilitando a sua consolidação. Abaixo estão listados os mais imediatamente envolvidos com o sucesso da aprendizagem, são eles: 1 Estímulo a percepção do aprendiz 2 Uso de vocabulário adequado 3 Empatia 4 Padronização do instrumento educativo usado 5 Ênfase no universo simbólico

Carregando...
Q662650

Os Padrões Essenciais são aqueles relacionados às condições mínimas de acesso e qualidade que as equipes de Atenção Básica devem ofertar aos usuários. Conforme a Portaria GM/MS nº 1.645 de 02/10/2015 que dispõe sobre o PMAQ-AB, caso a equipe contratualizada não alcance todos os padrões essenciais de qualidade, ela será automaticamente certificada com desempenho ruim. De acordo com o III Ciclo do PMAQ – AB, preencha as lacunas com V (verdadeiro) e F (falso) sobre os padrões considerados essenciais para a Equipe de Saúde Bucal: 1 Caneta de alta rotação ( ) 2 Caneta de baixa rotação ( ) 3 Cuspideira ( ) 4 Brocas de baixa rotação ( ) 5 Aparelho de Rx odontológico ( ) 6 Brocas de alta rotação ( )

Carregando...
Q662673

A Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com a Joint Commission International (JCI), estabeleceu seis metas internacionais de segurança do paciente, visando a promoção de melhorias na assistência ao paciente em situações consideradas como sendo de maior risco. Todas as instituições de saúde do mundo devem adotar as metas, a fim de oferecer um ambiente cada vez mais seguro aos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. Dentre essas metas, NÃO está incluída a letra:

Carregando...
Q662664

Marque a opção abaixo que apresenta o índice utilizado para a detecção da cárie dentária em estudos clínicos e epidemiológicos, proposto para desenvolver uma padronização mundial para a detecção de lesões cariosas para uso em estudos laboratoriais, clínicos, epidemiológicos e monitoramento de pacientes. Classifica as lesões de cáries em sete estágios, indo de hígido a ampla cavidade em dentina, incluindo o diagnóstico das lesões não cativadas:

Carregando...
Q662669

A promoção de saúde bucal está inserida num conceito amplo de saúde que transcende a dimensão meramente técnica do setor odontológico, integrando a saúde bucal às demais práticas de saúde coletiva. Considerando a Política Nacional de Saúde Bucal, no que se refere à promoção de saúde bucal, é possível escolher como verdade que: 1 a promoção de saúde bucal significa a construção de políticas públicas saudáveis, o desenvolvimento de estratégias direcionadas a todas as pessoas da comunidade, como políticas que gerem oportunidades de acesso à água tratada, incentive a fluoretação das águas, o uso de dentifrício fluoretado e assegurem a disponibilidade de cuidados odontológicos básicos apropriados. 2 ações de promoção da saúde devem incluem também trabalhar com abordagens sobre os fatores de risco ou de proteção simultâneos tanto para doenças da cavidade bucal quanto para outros agravos (diabete, hipertensão, obesidade, trauma e câncer) tais como: políticas de alimentação saudável para reduzir o consumo de açúcares, abordagem comunitária para aumentar o autocuidado com a higiene corporal e bucal, política de eliminação do tabagismo e de redução de acidentes. 3 a busca da autonomia dos cidadãos é outro requisito das ações de promoção de saúde. A equipe de saúde deve fazer um esforço simultâneo para aumentar a autonomia e estimular práticas de autocuidado por pacientes, famílias e comunidades. Também é recomendável trabalhar numa linha de combate a automedicação, medicalização, e independência excessiva dos profissionais ou serviços de saúde. 4 As ações de proteção à saúde devem ser desenvolvidas exclusivamente no âmbito coletivo. Deverá garantir acesso a escovas e pastas fluoretadas. Além disso, os procedimentos coletivos são ações educativo-preventivas realizadas no âmbito das unidades de saúde, nos domicílios, grupos de rua, escolas, creches, associações, clube de mães ou outros espaços sociais, oferecidos de forma esporádica.

Carregando...
Q662652

A partir do texto da Portaria 2488 de 21 de outubro de 2011, com o intuito de facilitar os princípios do acesso, do vínculo, da continuidade do cuidado e da responsabilidade sanitária e reconhecendo que existem diversas realidades sócio epidemiológicas, diferentes necessidades de saúde e distintas maneiras de organização das UBS, recomenda-se:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) A
  • 3) A
  • 4) D
  • 5) E
  • 6) A
  • 7) E
  • 8) D
  • 9) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282