Em 1992, foi assinado o Tratado de Maastricht, que definiu os contornos do projeto europeu no Pós-Guerra Fria. O tratado entrou em vigor em janeiro de 1993, e a Comunidade Europeia passou a ser denominada:
A função educativa da escola, imersa na tensão dialética entre reprodução e mudança deve oferecer uma contribuição específica de:
O professor Marcos desenvolve práticas pedagógicas que possibilitam situações de ensino e aprendizagem que favorecem a formação das estruturas formais da mente e a apropriação da bagagem cultural, enquanto produto da evolução histórica da humanidade, favorecendo o desenvolvimento que segue à aprendizagem. Assim, o professor Marcos tem como fundamentação básica os princípios psicológicos defendidos por:
A professora Flávia acompanha sistematicamente as atividades realizadas em casa pelos seus alunos, desafiandoos a responderem cada questão, favorecendo o vir a ser, possibilitando situações de aprendizagens formativas que estimulam às novas descobertas pelos mesmos. Nesta direção as situações de ensino devem favorecer aprendizagens significativas, as quais tem como diagnóstico uma avaliação:
Segundo a classificação de Köpen, o clima que ocorre nas zonas climáticas temperadas e frias do planeta, com uma definição clara das quatro estações do ano, havendo uma nítida distinção entre as localidades que sofrem influência da maritimidade, de amplitude térmica menor, e as do interior, nas quais as variações de temperatura diária e anual são bastante acentuadas por causa da influência da continentalidade é o:
Algumas atividades econômicas foram muito importantes para o processo de colonização no Brasil, mas a primeira atividade econômica que atraiu e fixou grande número de pessoas para a região Sudeste foi:
O sistema capitalista apresenta princípios que lhe conferem características próprias, com uma economia de mercado, predomínio da propriedade privada, a busca do lucro com base na livre concorrência, uma sociedade dividida em classes. Tem como um dos seus princípios a lei da oferta e da procura que se apresenta da seguinte forma:
A terceira DIT ou “Nova DIT" surgiu no século XX, com a revolução técnico-científica-informacional e a consolidação do capitalismo financeiro, que permite a expansão das grandes multinacionais pelo mundo. Nesse período, os países subdesenvolvidos iniciam seus processos tardios de industrialização, entre eles o Brasil. Tal acontecimento foi possível graças à abertura do mercado financeiro desses países e pela instalação de empresas multinacionais ou globais, oriundas, quase sempre, de países desenvolvidos.
Um dos aspectos que favoreceu para a "Nova DIT" foi:
O problema da poluição das águas assume proporções catastróficas nas cidades, principalmente nas grandes aglomerações urbanas, pois essas cidades concentram os maiores contingentes populacionais e a maioria das indústrias e dos serviços. Nessas grandes aglomerações urbanas:
As indústrias estadunidenses buscam no México recursos naturais e mão de obra barata. Já o Canadá se apresenta como: